sexta-feira, 6 de abril de 2018

OS LULAS PASSAM E A ESPERANÇA FICA

"Nunca foi revolucionário. Tomou gosto pelos luxos"
Lula preso é o fim de uma época. É o fim de toda uma luta social dos trabalhadores, iniciada ao fim da ditadura. E é um fim melancólico. 

O Partido dos Trabalhadores foi a tentativa mais avançada no Brasil de construir um agrupamento de perspectiva efetivamente operária. No entanto, já em seu começo, sofreu de vícios típicos do sistema político burguês, apostando na via eleitoral, abandonando a disputa de classes e hipostasiando a liderança de Lula. 

Lula é um caso à parte. Síntese do que é a classe operária brasileira, de suas possibilidades e limites. Nunca foi revolucionário e nunca entendeu muito da missão revolucionária dos trabalhadores. Sempre atuou pela dinâmica da barganha.

Uma vez tendo chegado ao poder, tomou gosto pelos luxos e não se fez de rogado quando começou a ser cada vez mais paparicado pelos grandes poderosos. Aceitou presentes lícitos e ilícitos, pensando que estava imune. Acomodou-se gostosamente à função de office boy de empreiteiras. 

Quem outrora liderava assembleias de trabalhadores, agora se reunia com seus inimigos e não tinha nenhum receio em planejar e levar a cabo ataques a eles. 

E quando pensava ter chegado ao topo, vem o golpe e seu fim amargo é a cadeia, não por lutar por seus ideais, mas por receber propina... 
Primeiro grande marco da luta operária no Brasil: a greve geral de 1917.
Mas Lula não é apenas um homem, é um símbolo. Isto a direita reacionária sabe muito bem. É o símbolo da luta dos trabalhadores no Brasil e, enquanto tal, é o símbolo da ascensão e queda da luta operária na chamada nova república. Com ele se acaba o resto da esquerda daquela época. 

Igual Lula, a esquerda brasileira de então começou trazendo esperança e terminou falida e encarcerada. Não mudou quase nada, apenas trouxe apatia e desesperança. 

A esquerda acabou, mas a missão dos trabalhadores continua. A luta operária permanece, em outro nível. 

É a revolução, a superação do capitalismo, a missão da classe trabalhadora e ela permanecerá no horizonte enquanto a sociedade de classes existir. E exatamente por isto, uma nova forma de luta operária surgirá tão logo tenha passado a ressaca deste fim melancólico. 

É a luta operária, a luta da classe trabalhadora pela emancipação da humanidade, que deve nos guiar. Os Lulas passam e a esperança fica. (por David Emanuel de Souza Coelho)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails