quarta-feira, 12 de julho de 2017

CONDENAÇÃO DO LULA É MARCO MELANCÓLICO DO FIM DE UMA ÉPOCA

Fico pesaroso por toda uma época, a do reformismo à brasileira, estar terminando de forma tão melancólica.

Face a cada novo marco da decadência do Partido dos Trabalhadores, vem-me sempre à lembrança um dos temas da excelente ópera-rock Jesus Christ Superstar, no qual Judas diz a Cristo: "Toda vez que olho para você não consigo entender/ por que deixou as coisas que fez saírem tanto do seu controle".

O começo do fim foi quando o PT abdicou da missão de extinguir a exploração do homem pelo homem e se conformou em apenas tentar atenuar a monstruosidade intrínseca do capitalismo (como se isto fosse possível!). 

De coveiro da desigualdade econômica e social passou a ser apenas seu gerenciador. E mesmo assim por mercê dos capitalistas, que em 2002 lhe delegaram tal papel, em troca de uma declaração de falta de princípios (a carta ao povo brasileiro); mas que em 2016 revogaram a concessão, aplicando-lhe um formidável chute parlamentar no traseiro.
Como cristão novo dos (agora louvados em prosa e verso) valores republicanos, expurgou das suas fileiras os dirigentes e militantes mais devotados aos ideais igualitários e libertários, ao mesmo tempo em que abria as portas indiscriminadamente para carreiristas que apenas incharam o partido, descaracterizando-o ao invés de agregarem qualidade.

E foi aos poucos trocando a priorização das lutas sociais, com a consequente organização combativa das massas, pelo empenho exclusivo em vencer eleições e assim conquistar nacos de poder no Executivo e Legislativo, até chegar à vergonhosa situação de perder para a direita a batalha das ruas durante o processo de impeachment de Dilma Rousseff.

Coerentemente mandou às favas também os escrúpulos, pois eram inspirados na moral revolucionária que caiu em desuso. Passou a pautar seu comportamento pelo utilitarismo; e, sendo os podres Poderes o que são, tal caminho o conduziu diretamente ao inferno dos mensalões e petrolões.

A condenação de Lula, mesmo não sendo definitiva nem encaminhando-o automaticamente à prisão, tem peso simbólico imenso: atesta a perda da inocência de um partido que nasceu imbuído das melhores intenções, mas foi abrindo mão de suas bandeiras longo do caminho, até nada mais restar-lhe de digno e puro para ostentar. 

O PT não inspira mais a perspectiva de dias melhores, daí ter apelado para a satanização dos adversários como seu principal trunfo nas últimas campanhas eleitorais. Mas, os melhores seres humanos, aqueles que precisamos engajar na luta para a transformação da sociedade, são movidos pela esperança, não pelo rancor!

É hora de o PT e a esquerda brasileira repensarem o papel desempenhado neste século, efetuando finalmente a autocrítica da qual fogem desde o impeachment da Dilma, como se pudessem permanecer indiferentes a derrota tão acachapante!

Quanto ao Lula, ora chegando aos 72 anos, precisa deixar de ser visto (e de ver a si mesmo) como tábua de salvação de forças políticas que não renovaram suas lideranças em tempo hábil. 

Se o livrarmos de tal fardo, é bem capaz de ele conseguir terminar seus dias sem o dissabor de cumprir pena de prisão, numa democracia e em idade provecta.

Insistindo em travar braço-de-ferro propagandístico com o Judiciário, perderá. E é pouco provável que as massas invadam alguma Bastilha brazuca para o resgatar, conforme ameaça um tal Quaquá...

Lula não deveria conceder tamanho triunfo aos que há décadas anseiam por vê-lo humilhado. Mas, tudo dependerá de sua capacidade de fazer uma avaliação realista da atual correlação de forças. 

Repito a advertência que fiz há bem pouco tempo: bravata tem hora, e não é agora!

3 comentários:

SF disse...

Em 2010 estudei o balanço de algumas empresas listadas na bolsa e deparei-me com um fenômeno curioso.
O patrimônio bruto da JBS tinha pulado de 5 bilhões para 55 bilhões entre 2005 e 2006 (se não me falha a memória).
Fiquei sem entender e, pesquisando, descobri que tinha sido em função da IPO -oferta inicial de ações.

Hoje sabemos que o BNDES injetou 45 bi na empresa no governo do velhinho...

Só isto, nada mais que isto foi entregue ao grupo JBS. 45 kkk!

Agora, pense em quantos negócios pequenos seriam impulsionados com este dinheiro?

Pense em quantos frigoríficos fecharam e quantas cooperativas de pecuaristas não conseguiram enfrentar o dumping da JBS?

Quanta miséria este senhor e seus camaradinhas semeou para favorecer o JBS?

São dados públicos.

Estranho as pessoas só virem a saber disso recentemente.

Engraçada a cegueira coletiva do "coletivo".

Em 2010 um beradeiro do Madeira já sabia disso.

Portanto, se você é absolutamente cético quanto a a existência de uma justiça imanente, pelo menos deve compreender que toda ação tem consequências.

Existe um nexo causal entre o que se faz, como se faz e o que se obtem.

Obviamente, não foi só esta a única empresa patrocinada.
Há outras, mas seria cansativo enumerá-las.

Qualquer um pode baixar os relatórios anuais das empresas listadas em bolsa e saber sua situação patrimonial.

Também gostaria que ele se livrasse da cadeia, porém tem que devolver o dinheiro e entregar todo o esquema antes. Nada menos que isso.

Unknown disse...

Lula "CONDENADO SEM PROVAS", pela BANDA B da JUSTIÇA, que promove A JUSTIÇA INJUSTA, que ENVERGONHA O BRASIL NO EXTERIOR, e certamente PÕE A JUSTIÇA BRASILEIRA NA MIRA, de ORGÃOS INTERNACIONAIS DE JUSTIÇA, que "JA PEDIRAM EXPLICAÇÕES A JUSTIÇA DO BRASIL", sobre A ATUAÇÃO DELA, nos caso do IMPEACHMENT DA DILMA e da LAVA-JATO. Talvez, a justiça brasileira, que NUNCA CONTOU COM A CONFIANÇA DOS BRASILEIROS, "NÃO VÁ PUNIR MAGISTRADOS QUE 'VIRAM AS COSTAS' PARA PRECEITOS BASICOS DA JUSTIÇA MUNDIAL, de 'SÓ CONDENAR ALGUÉM MEDIANTE PROVAS INQUESTIONAVEIS'; mas CERTAMENTE ESSES MAGISTRADOS TERÃO QUE RESPONDER PERANTE A ESTES ORGÃOS INTERNACIONAIS DE JUSTIÇA.

celsolungaretti disse...

Lamento, Nuno, mas não vai rolar. Os tribunais internacionais têm peso unicamente moral. Falta-lhes poder de fogo para obrigar o Brasil a submeter-se a qualquer decisão que tomem.

É como a ONU. Cada vez que Israel praticava seu esporte predileto, barbarizar os palestinos, havia um rosário de discursos, moções, articulações, etc., mas nada que fizesse os israelenses desistirem de suas truculências.

Sabe qual é o apelido da ONU entre os jornalistas? Muro das lamentações.

Quanto à Dilma, andou falando em recorrer à Corte Interamericana dos Direitos Humanos contra sua deposição... esquecida de que, quando estava no poder, deu uma banana para a decisão dessa mesmíssima corte sobre a matança no Araguaia.

Não acredito no que vc lê nas redes petistas. 95% não passam de propaganda.

Related Posts with Thumbnails