quarta-feira, 5 de julho de 2017

A SOCIEDADE DE CONSUMO TORNOU TUDO DESCARTÁVEL. ATÉ OS SERES HUMANOS.

"Quando eu era pequeno, a Suécia ainda era um país onde as pessoas cerziam suas meias. Eu mesmo aprendi a fazer isso na escola. 

Mas, de repente, isso acabou. Meias furadas iam para o lixo. Ninguém se dava ao trabalho de cerzi-las. Toda a sociedade mudara. 'Use e jogue fora' era a regra que imperava. 

Enquanto a coisa se aplicava só a meias, a mudança não fazia muita diferença. Mas aí a coisa começou a se expandir, até terminar por constituir uma espécie de código moral. Isso mudou nosso conceito de certo e errado, ou do que é permitido fazer aos outros ou não.

Mais e mais pessoas passaram a se sentir incomodadas no próprio país. Como eles reagem? Com agressão e desprezo. O mais assustador é que estamos apenas no começo de algo que vai piorar muito. 

A geração atual vai reagir de forma ainda mais violenta. E eles não têm a menor lembrança de uma época em que cerzíamos nossas meias. Em que não jogávamos tudo no lixo, fossem meias de lã ou seres humanos(reflexão do personagem Kurt Wallander no livro A quinta mulher, do escritor sueco Henning Mankell, o melhor novelista policial da atualidade)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails