quarta-feira, 15 de março de 2017

COMO NÃO HÁ ALTERNATIVA À REFORMA DA PREVIDÊNCIA DENTRO DO CAPITALISMO, VAMOS BUSCÁ-LA FORA DELE!

A velha política que nos mantém patinando sem sair do lugar...
A reforma da Previdência Social proposta pelo Governo Temer é perversa, desumana, injusta, inaceitável... e imprescindível para desarmar uma bomba-relógio que, mais dia, menos dia, explodirá na nossa cara.

Isto dentro da lógica capitalista e na suposição de que continuemos a carregar pacientemente o caixão do capitalismo, torcendo para que o enterro afinal se complete.

O PT teve 13 anos para resolver o problema e nada fez, porque nada era possível fazer. O capitalismo, em seu estágio terminal, é poupador de mão de obra, de forma que existem cada vez menos trabalhadores ativos contribuindo para sustentar um número crescente de inativos (os avanços sanitários e da medicina alongam a vida dos aposentados). Não há como se colocar em pé tal equação usando apenas a aritmética.

Mas, numa sociedade em que a prioridade passasse a ser o atendimento das necessidades humanas e não a realização do lucro, aí, sim, se poderia montar uma equação bem diferente, com as fortunas escandalosas de uns poucos nababos sendo utilizadas para se proporcionar  um final de vida digno àqueles que consumiram suas vidas gerando riquezas para esses insaciáveis burgueses.
...e a nova que custa a se afirmar.
Infelizmente, quem está promovendo os protestos em escala nacional contra as reformas do Temer vende a ilusão de que seja possível resolver o problema da Previdência com um mero remanejamento de verbas, em verdade irrealizável na escala necessária hoje em dia. 

[Quanto à reforma trabalhista, visa injetar dinamismo na economia mediante a precarização dos direitos e das relações de trabalho. É a alternativa que o capitalismo nos oferece à recessão: optarmos entre o fogo e a frigideira!] 

Precisamos deixar bem claro ao povo que ele está sendo enganado.

Que as forças políticas empenhadas em desgastar o governo atual querem apenas substitui-lo para fazerem basicamente a mesma coisa, associados ao grande capital como estava o PT, como está o PMDB e como estará qualquer partido que sagrar-se vitorioso na eleição presidencial do ano que vem. 

A solução não pode mais ser encontrada na praça dos Três Poderes; temos de buscá-la noutras praças, aquelas que são do povo como o céu é do condor! 

Já passou a fase de uns proporem reformas e outros lutarem contra reformas. O abismo cresceu demais à nossa frente e  acabará nos tragando se não nos decidirmos, de uma vez por todas, a mudar radicalmente a estrutura de poder da nossa sociedade.

2 comentários:

Raimundo Pereira disse...

Há muitos estudos sobre a previdência que mostram que O INSS que paga as aposentadorias dos trabalhadores não é deficitário caso não houvesse as desonerações e a apropriação pelo governo federal das contribuições por meio do DRU.

As desonerações de recolhimento da contribuição patronal são dadas em muitos caso a ricas escolas da Igreja Católica e outras instituições. Em troca essas instituições dão "bolsas de estudo" aos mais pobres. Conheço bem esse tipo de bolsa, descontos. São para sobrinhos de padres, freiras e outras apaniguados da instituição religiosa.

O DRU apropria atualmente 20% do recolhimento total do INSS [contribuição dos trabalhadores e dos patrões] e para o governo aplicar onde bem entender.

Na realidade esses recursos apropriados pela essa Desvinculação de Receitas da União é para fazer o tal superavit primário e pagar juros aos rentistas que compram títulos emitidos pelo governo.

O DRU foi instituído no governo de Fernando Henrique e assim ficou no governo de 13 dos falsos companheiros [do povo] petista. A reforma que se quer fazer o RDU passa a ser 30%.

A mídia independente tem publicado as centenas de bilhões de R$ devidos ao INSS por empresas que são, além da dívida, financiadas pelo governo federal.

Celso Lungaretti, no presente artigo, fazendo coro aos bancos, aos fundos de previdência, privada que têm interesses com a reforma aumentar seus clientes joga num buraco só toda a previdência dos funcionários da União, Estados e Municípios.

Portanto, não correto é afirmar que a atual reforma é IMPRESCINDÍVEL como está sendo proposta no que toca ao INSS.

Concordo que para o pessoal das três instituições [União, Estados, Municípios] irá sim explodir na cara deles com os salários atuais e aposentadorias integrais.

Como está no artigo, Celso Lungaretti coloca combustível no tanque vazio do governo. Leva o trabalhador a erro de raciocínio, a concordar a trabalhar até pouco antes de morrer para aposentar-se

celsolungaretti disse...

Raimundo,

o simples conhecimento das quatro operações da aritmética é suficiente para eu ter absoluta certeza de que a Previdência Social caminha para a implosão ou para a imposição de condições cada vez mais draconianas para os aposentados.

Se havia jeito, por que o PT deixou a bomba continuar em contagem regressiva? Por que nada fez para desarmá-la em seus 13 DESPERDIÇADOS anos no poder?

Foi ainda no governo do PT que eu me aposentei. Vi todos os pleiteantes que estavam na agência da Vila Prudente serem pressionados para aceitarem o valor mínimo e não tentarem obter o benefício por tempo de contribuição. Diziam: "Está aqui o seu pedido refeito. Basta o sr. assinar e a coisa se resolve hoje mesmo. Mas, se o sr. apelar, demorará meses e pode ser que seu pedido seja indeferido".

Então, acho CRIMINOSO um partido que um dia foi de esquerda plantar na cabeça do trabalhador a LOROTA de que a Previdência Social ainda tenha salvação sob o capitalismo.

Não tem. E é hora de travarmos a luta certa: CONTRA O CAPITALISMO. Foi para isto que criamos o PT. Se fracassou e se aburguesou, o jeito é criarmos outro partido, até que um não nos traia e se mantenha revolucionário!

Abs.

Related Posts with Thumbnails