terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

NÃO DUVIDE! UM DIA VAI ACONTECER...

Por Dalton Rosado
É inevitável. Não duvide! Um dia vai acontecer, é da condição humana.

Um dia você vai acordar feliz e noutro, vai acordar com vontade de não acordar.

Um dia vai tropeçar na calçada e alguém vai lhe ajudar a se levantar; noutro, você vai fingir que não viu o atropelamento de uma pessoa porque está apressado para um compromisso importante.

Um dia você vai sofrer uma calúnia e noutro, alguém vai lhe exaltar.

Um dia você vai acertar um prêmio menor na loteria e noutro, vai ser furtado pelo delinquente que teve a vida roubada pelo capital.

Um dia você vai sofrer as dores da mágoa que lhe corrói o coração e noutro dia vai perdoar o agressor.

Um dia você vai sofrer uma injustiça e noutro, vai ver o seu algoz padecer sob o mesmo veneno.

Um dia você vai se considerar sábio e noutro dia o mais incapaz dentre os seus pares.

Um dia você vai compreender que nenhum mal perdura para sempre e que toda a felicidade é tão duradoura quanto o brilho de uma gota de orvalho numa pétala de flor, como disse o poetinha.

Um dia você vai escrever uma poesia e noutro, vai jogar no cesto o papel com o texto depois de  amassá-lo e se perguntar como foi possível escrever tanta besteira, debitando tudo às insanidades da paixão.

Um dia você vai se arrepender de ter brigado com quem você ama e se reconciliar, para depois brigar novamente e novamente fazer as pazes como consequência natural do convívio entre os que se amam, até cessarem o amor e as brigas.

Um dia você vai se achar confortável e belo(a) numa roupa que lhe caiu bem e noutro, vai sentir-se mal vestido.

Um dia você vai se admirar do que foi capaz de fazer e noutro dia vai recriminar-se por ter sido tão ingênuo.

Um dia você vai se orgulhar de um gesto de generosidade e noutro dia vai se envergonhar pelo ato de mesquinhez praticado.
Um dia você vai pensar que poderia ter sido um grande jogador de futebol não fosse a opção de vida que escolheu, e que não deveria ter enterrado equivocadamente tal perspectiva; noutro, após ver os gols de Pelé e os dribles do Garrincha, vai achar que a decisão foi acertada, pois você, afinal, não era tão bom assim.

Um dia você vai relembrar o namoro que não vingou mas que deixou saudades e noutro, vai se encontrar com a antiga namorada, agora velha e gorda, e vai sentir-se recompensado.

Um dia você vai ficar na estrada deserta, com o pneu furado e sem sobressalente, e vai receber a ajuda inesperada de alguém que o levará ao borracheiro mais próximo, ajudando a resolver o problema.

Um dia você vai bater com o carro e ficar chateado ao receber os impropérios do proprietário do outro veículo, sem saber que naquele exato momento a sua filha foi aprovada no vestibular que definiria o brilhante rumo da vida dela.

Um dia você vai perder o emprego e ficar deprimido, para noutro dia descobrir que tem outros potenciais que jamais seriam aproveitados não fora a tal demissão.
Um dia, andando na rua, você vai ser acertado pela titica de um passarinho vinda do alto e sujando a camisa novinha e noutro, vai ganhar um presente inesperado (uma camisa ainda mais bonita).

Um dia você vai compreender coisas que antes eram incompreensíveis, descobrindo que sabia pouco e achava que sabia muito.

Um dia você vai se sentir eternamente triste e noutro dia, ao encontrar um amigo sincero e triste, juntos aliviarão reciprocamente a tristeza com o gol da conquista do campeonato do time comum e vão tomar a generosa birita que alivia as dores da alma. 

Um dia você vai mudar de canal de televisão e não achará nada de interessante, decidindo-se então a ler aquele livro cuja leitura foi sempre deixada para depois, para descobrir que o seu conteúdo ajudou não somente a livrá-lo do tédio, mas lhe ensinou coisas que você não sabia e que vão ser muito úteis para si.
Um dia você vai ter filhos que lhe garantirão a perpetuação da espécie e vai ver que o seu amigo (que não os teve) é ainda mais feliz sem tê-los e que passa pelos mesmos padecimentos e alegrias comuns a todos os seres humanos.

Um dia você vai tomar conhecimento de que aquele homem poderoso, prepotente, arrogante, dono de um império empresarial, foi derrotado ainda novo pela microscópica bactéria que se entranhou no seu corpo e o devastou, compreendendo então como é importante você estar saudável, embora pobre e anônimo.

Um dia você vai achar que a ambição de poder do homem é o que o impulsiona a fazer coisas e noutro vai compreender que essa mesma ambição, assim como a vaidade, são coisas menores.

Um dia  você vai acordar orgulhoso de você mesmo e noutro dia não vai mais acordar e vai se misturar à natureza como uma resultante natural e inevitável da simbiose comum à interação metabólica da matéria, segundo a qual nada se cria e tudo se transforma.
E aí talvez nunca saiba a resposta à eterna pergunta sobre a continuidade da vida sob outra forma.

Ou será que então, e ao final, terá acesso à resposta inacessível aos viventes? 

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails