sábado, 10 de dezembro de 2016

O BRASIL É UM FRACASSO PERMANENTE NA EDUCAÇÃO

Toda vez que sai um resultado de exames do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), o Brasil aparece lá na zona de rebaixamento. No último, em 2015, ficou em 60º lugar, entre 76 países avaliados em leitura, matemática e ciências.

Constatado o fracasso, como sempre surgiram os discursos dos principais envolvidos a justificarem o fiasco, a eximirem-se das responsabilidades e a colocar a culpa nos antecessores. Os antecessores são eles mesmos, apenas em postos diferentes. Quem hoje é ministro, ontem era governador ou prefeito e assim segue.

Também estou entre aqueles com dificuldade para encontrar as saídas. Mas, seguindo os demais, a responsabilidade é dos outros. Minha não é. Ledo engano. Todos somos responsáveis pela melhora, ainda que não sejamos diretamente pelo desempenho nos Pisa's.

Começamos mal pela cobertura que a mídia dá à educação. Ninguém tem dúvida quanto à influência da televisão aberta na cultura brasileira. Mas, duvido que alguém conheça um programa em algum desses canais, que trate da educação formal. Nem sei se ainda existe o quadro Soletrando no programa do Luciano Huck. Era uma iniciativa boa, na ausência absoluta de outras.
Os responsáveis pelas televisões dizem que programas sobre educação não dão audiência. Por isto, faltam patrocinadores. 

Mas, o público precisa ser construído com a habitualidade. É preciso existirem os programas para possibilitar o surgimento de um público-alvo. 

Quem sabe uma delas poderia substituir algum dos concursos de comida ou de música, a febre atual, por um programa  que tratasse seriamente de educação.

Mesmo as reportagens em programas de notícia, jornais e revistas só falam de números, sejam de escolas caindo aos pedaços, de ônibus aos frangalhos, de falta de merenda, de quantidade de escolas invadidas.  Vão além, apenas, quando é para falar dos tais planos, metas e reformas do governo.

A grandes imprensa não obedece às regras estipuladas por especialistas em educação. Qualquer jornalão, quando se abre sua página na internet, estará expondo de forma errada a abreviatura de horas (exemplificando, o certo é 23h e depois 23h01). Eles seguem o raciocínio de que o nosso erro é sempre irrelevante ou muito simples.

Professores são preguiçosos na sua grande maioria. P. ex., é comum ameaçarem alunos se aparecerem na escola naquelas pontes entre feriados e fim de semana. Aulas de verdades só existem após semanas do início do ano letivo e acabam um mês antes da data oficial de encerramento.

Alunos brasileiros não aprendem porque não estudam. Decoram itens, números e até conceitos apenas para fazerem prova. Quem consegue nota máxima sabe tanto quanto quem zera nas provas. 

Ninguém tem orgulho por aprender algo, mas todos se orgulham das notas altas que tiram colando
Por Pedro Cardoso da Costa
Todos se alegram quando não têm aula ou o professor falta; e ficam tristes, raivosos se o mestre prolongar a aula por alguns minutos após o toque do sinal, para completar um raciocínio.

Só o espanto e a grita geral com os resultados causam estranheza. E a novela fracasso & desculpa continua como única receita de quem não se desenvolve em nada.

PS: Para os devidos fins, desde o dia 7 de dezembro de 2016 o Brasil passou a ter um novo Supremo... e este, sim, é Soberano!
"Que saudade da professorinha/ que me ensinou o beabá!"

2 comentários:

Valmir disse...

a velha dificuldade quase intransponível de ver o obvio; ninguém diz o que é perfeitamente claro...a clientela do sistema educacional NÃO DESEJA ser educada... e muito menos educadores sabem dizer pra que serve isso..as razões??? ahhhhh..tb são obvias e como tal...absolutamente ignoradas.

celsolungaretti disse...

COMENTÁRIO ENVIADO PELO APOLLO NATALI POR E-MAIL, PEDINDO QUE EU O POSTASSE AQUI (CL):

Vislumbro três borbulhas de leviandade nas palavras de Pedro Cardoso da Costa em seu artigo sobre educação.

Primeiro: professor não é preguiçoso, como ele diz. Minha irmã, falecida em outubro, lecionou mais de 50 anos e por suas abençoadas mãos passaram mais de 30 mil alunos. Como ela, quantas Brasil afora e desde que mundo é mundo? Se tem professor preguiçoso lembremo-nos de que a lei do mínimo esforço é condição humana, ingrediente contido em todas as atividades, e provo que também na advocacia.

Segundo: alunos estudam, sim. Já ouviu falar em cérebros infantis impactados, bloqueados na capacidade de aprendizagem por situações de miséria material e moral em seus lares e violência nas comunidades em que vicejam?

Terceiro: como assim a imprensa é culpada por não ter programas educativos? Concordem ou não, a imprensa, nas palavras do maior jornalista que o Brasil já teve em todos os tempos, Cypriano Jozé Barata de Almeida, Cipriano Barata, é a deusa tutelar da espécie humana. Não confundir imprensa com as pretensões de entretenimento da TV. Com todo o respeito, mas um pouco indignado. Apóllo Natali

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