quinta-feira, 1 de setembro de 2016

"FORA TEMER!" OU "FORA CAPITALISMO!"?

A rainha de copas foi retirada do baralho político. Autoritária, com pavio curtíssimo, useira e vezeira em tomar decisões desastrosas, ela comprometia a continuidade do próprio jogo, não por cortar a cabeça de todos que lhe desagradavam (os tempos são outros!), mas por cortar o PIB, os empregos, o poder aquisitivo dos brasileiros, a esperança em dias melhores y otras cositas más

Acabaria cortando o próprio Brasil, despedaçado numa crise sem fim, se não a tivessem cortado antes.

Mas, eliminado o complicador no qual se constituía a presença da pessoa errada, no lugar errado e na hora errada, o que realmente mudou?

Tivemos, de janeiro de 2003 até abril de 2016, governos totalmente servis ao capitalismo, só que terceirizados, ou seja, geridos por forças políticas que um dia foram de esquerda, mas há muito o haviam deixado de ser. 

Serviam de biombo, para o povo não perceber quem realmente mandava e qual o verdadeiro responsável por suas desditas. Como paga, era dado a tais gerentes o direito de fazerem todo tipo de maracutaias, efetuarem uma farta distribuição de boquinhas entre sua criadagem e de migalhas entre os coitadezas –os quais, por medo de perdê-las, os continuariam elegendo.

Agora a farsa acabou, passando a dominação burguesa a ser exercida por partidos que não iludem ninguém: expressam e obedecem ao capitalismo, ponto final.

Os Faustos que eram de esquerda antes de venderem a alma ao Mefistófeles burguês, muito fazem para direcionar a indignação dos simplórios contra o novo gerente, pois querem recuperar o posto na próxima eleição. Se forem bem sucedidos, tudo continuará como dantes no quartel de Abrantes.

Quem é de esquerda por querer dar um fim à exploração do homem pelo homem (e não encarando-a como profissão ou atalho para vencer na vida), estará iludindo a si próprio se, tão somente, aderir ao coro do Fora Temer!.

É mais do mesmo. Já tivemos o Fora Sarney!, o Fora Collor!, o Fora FHC! e de que serviram? Apenas abriram caminho para a realização dos anseios de poder e enriquecimento pessoal  desses Faustos que incluíram nossos sonhos no pacote negociado com o demo...

A raiz de todos os males é o sistema capitalista, cada vez mais nocivo, predatório e desumano à medida que marcha para o fim, não seu serviçal da vez no Palácio do Planalto.

O xis da questão, portanto, é não combatermos as políticas anti-sociais do Temer apenas no sentido de evitá-las, mas sim encarando tais lutas como uma oportunidade de acumulação de forças para o que realmente importa: a superação do capitalismo.

Caso contrário, toda conquista poderá ser revertida adiante e toda vitória desmanchar-se no ar. 

Já lá se vão 31 anos que nos vimos livres da ditadura militar e continuamos até hoje patinando sem sair do lugar. Até quando?

Chega!

2 comentários:

Emilio Antunes disse...

Na época em Lula perdeu para Fernando Henrique duas vezes, o novo liberalismo econômico dava sua cara risonha. Fernando Henrique seguiu a cartilha da nova ordem econômica fazendo as desastrosas privatizações.

Foi um serviço sujo que o governo de Fernando Henrique prestou a capital. Quando Lula se elege em 2012 seu governo surge como enganoso contraponto ao desastre tucano que atrasou Brasil 80 anos em 08 no dizer de muitos comentaristas.

Ajudado pela conjuntura internacional o governo petista deu um arranjo nas contas, brecou as pretendidas privatizações de algumas empresas estatais símbolos [Petrobras, BB, CEF, etc].

No entanto a internacionalização da economia continuou em ritmo muito mais acelerado do que na era tucana. No governo Lula/Dilma foi a vez das empresadas privadas engolidas pelo capital estrangeiro.

Chegamos a tal ponto que se formos hoje comer um feijoada e tomarmos uma cachaça [Ypioca], colocar farinha de mandioca no prato [Yoki] e depois passar numa farmácia [Onofre] estaremos remetendo royalties para o exterior. Pois as marcas citadas e centenas de outras foram vendidas ao capital estrangeiro durante o governo Dilma/Lula.

Com a crise sem solução do capitalismo iniciada em 2008 e como foi citado aqui no blog "a automação da produção e consequente dispensa do trabalhadores em ritmo muito superior á ampliação do mercado consumidor faz que com essa crise não tenha fim", os capitalistas para não terem seus lucros diminuídos avançam sobre os direitos dos trabalhadores.

Encontraram agora quem faça esse serviço sujo: o governo Temer.

Não sei se o governo Temer terá condições de levar adiante a tarefa que o capitalismo espera que ele faça.

Mas de uma coisa eu desconfio; o PT, na sua parte, fará jogo de cena nas movimentações dos trabalhadores para resistir ao desmonte que vem em breve.

Os "estrategos" petistas esperam a repetição do que precedeu a entrada de Lula no governo, isto é que o serviço sujo já esteja feito por Temer antes das eleições de 2018 para então surgirem novamente como redentores dos trabalhadores.

Por isso as massas de trabalhadores têm que entender que foram enganados pelos dirigentes do PT.

E para acabar definitivamente com essa farsa é necessário que o partido, nas eleições municipais, NÃO fique com o seu maior trunfo que é a Prefeitura de São Paulo, de onde espera reagrupar-se.

celsolungaretti disse...

Emílio,

seu artigo me fez lembrar um panfleto famoso da década de 1950, UM DIA NA VIDA DO BRASILINO. Mostrava a rotina de um cidadão qualquer, do despertar até a hora de deitar, consumindo o tempo todo produtos e serviços de empresas estrangeiras.

Eu temo que a internacionalização tenha se tornado irresistível e irreversível, só nos restando lutar para que o mundo globalizado enterre o capitalismo e se estruture com base na solidariedade e no bem comum, ao invés da competição egoísta e da ganância exacerbada.

Eu não considero a prefeitura de São Paulo tão importante assim, mas, sempre que ouço o nome do Haddad, lembro-me de que não disse uma única palavra em defesa da Neca Setúbal, quando o PT a satanizava como "banqueira" que estaria fazendo a ponte entre o Itaú e a Marina Silva.

A Neca nunca passou de uma herdeira que recebe a mesada e vai preencher sua vida com projetos educacionais e atividades solidárias. Como tal, ajudava a Marina em sua campanha e HAVIA PRESTADO O MESMÍSSIMO SERVIÇO AO HADDAD NA CAMPANHA ELEITORAL DE 2012!!!

O petista que ela havia ajudado a eleger não teve a dignidade de vir a público esclarecer que ela não tinha absolutamente nada a ver com os negócios do banco!

Os revolucionários do meu tempo eram diametralmente diferentes, em termos de caráter. Ter um sujeito desses como discípulo horrorizaria Adorno, Horkheimer e Marcuse...

Related Posts with Thumbnails