sexta-feira, 16 de setembro de 2016

ADVOGADOS DE LULA FARÃO PANFLETAGEM 3ª FEIRA QUE VEM NA ONU. O CHORO É LIVRE, MAS A CANA É DURA.

Nesta terça-feira (20), os advogados de Lula vão fazer panfletagem na ONU. Pretendem entregar, aos representantes de centenas de países e à imprensa internacional, um memorial com acusações de abuso de poder contra o juiz Sérgio Moro e os procuradores da Operação Lava Jato, as mesmas que já fizeram, também inutilmente, à comissão de direitos humanos da organização. 

E, claro, o documento voltará a bater na tecla do golpe, embora a insistência nesta lengalenga não haja evitado que o impeachment se consumasse e o mundo nem ligasse. Quando aprenderão que roupa suja se lava em casa?

Sabem como é apelidada a ONU pelos agredidos e injustiçados que batem às suas portas? Muro de lamentações. Os países árabes cansaram de recorrer a ela sempre que Israel cometia suas bestialidades, a ONU cansou de condenar tais atrocidades e nada de concreto resultou.

Quando os EUA foram pilhados a espionando descaradamente, a então presidente Dilma Rousseff foi chorar as pitangas na ONU. Os representantes de primeiro escalão abandonaram a bancada dos EUA, para deixarem bem claro que pouco lhes importava aquela arenga. Cansei de escrever que, se a Dilma quisesse mesmo dar o troco, deveria é conceder a Edward Snowden o asilo que este solicitara ao Brasil, tendo ela, pusilanimemente, ignorado seu pedido.

Se há alguém que venha acertando na mosca as previsões sobre a crise brasileira, sou eu. E reafirmo: caso o Lula queira mesmo salvar-se das grades, o único jeito será negociar com o outro lado, como fez o Getúlio Vargas em 1945. Chutaram-no do poder, mas permitiram que ele permanecesse em liberdade no Brasil, mediante seu compromisso de permanecer quietinho em seu canto dos pampas (o que ele, cumprindo ciosamente o acordo, fez por cinco anos). 

Insistindo em disputar braço-de-ferro propagandístico com o Judiciário brasileiro, o Lula verá o sol nascer quadrado e talvez arraste até a Letícia para o cativeiro. Política não se faz com bravatas, faz-se com avaliações realistas do quadro em que atuamos. 

Quem trava as batalhas no terreno e no momento escolhidos pelo inimigo, flerta com o desastre. E só obtusos não percebem que a correlação de forças por ora é amplamente favorável à direita.

Pelo andar da carruagem, temo que a veja logo estará publicando capa semelhante à que está acima, só que com a foto do Lula. Gostaria de evitar mais esta apoteose da direita, que representará terrível humilhação para todos nós, mas está além das minhas forças; sou um sem-poder e só posso oferecer bons conselhos, que são olimpicamente ignorados pelos que preferem dar murros em ponta de faca.

Quem é burro, pede a Deus que o mate e ao diabo que o carregue.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails