terça-feira, 26 de julho de 2016

E POR FALAR EM PT x CONCILIAÇÃO DE CLASSES...

"São os donos do dinheiro que decidem em quem se pode votar. Só os partidos e candidatos que se comprometem com eles recebem doações. 

Foi esse o compromisso que Lula assumiu com sua Carta aos Brasileiros. Os pobres votaram nele e em Dilma –para gáudio das empreiteiras, e dos bancos que emprestaram a elas– e tornaram inexpugnável a muralha que os aprisiona." (colunista Mário Sérgio Conti, referindo-se ao conto Na construção da muralha da China, de Franz Kafka)

4 comentários:

Unknown disse...

Celso, está havendo um hiato no poder. Tem o interino pisando em ovos. Os caras no recesso. As campanhas municipais.
Que bom que assim seja. Nada de arroubos.
Só os sem o "a". Segurança é um privilégio.

Porém... agosto aí vem!

Na agenda o impeachment, cassações e a ratificaçāo do interino.

Algo só será visível, para mim, após as eleições.

Mas, vc é craque na análise política, o que vê além?

Será que perder-se-á (nunca use a mesóclise) o pouco de melhoria conquistada?

celsolungaretti disse...

Ora, Sady, no prejuízo já estávamos: íamos a caminho de uma depressão econômica, que anularia quaisquer pequenas melhoras, impondo-nos uma devastação nunca dantes vista neste país.

A retórica petista escondia isto, mas o quadro era crítico. Por aqui não se tem nem ideia do que seja uma depressão como a dos anos 30. Eu tenho, certa vez preparei (e a Agência Estado vendeu para todo o Brasil) uma série de três artigos sobre o crack de 1929, a Grande Depressão dos anos 30 e a possibilidade de tais cenários voltarem a ocorrer. Com algo daquela envergadura, num país pobre como o nosso morreria gente como moscas.

O que teremos, catastrofismo de trapalhões à parte, é uma estabilização capitalista. Para quem está perdendo suas boquinhas será mesmo uma desgraça. Para o povão, a saída da UTI, mas continuará sofrendo da moléstia chamada capitalismo, incurável e cada vez mais perniciosa. E, para a esquerda, a oportunidade de fazer direito o que fez errado da última vez.

Se a História se repetir, depois desse Mais virão muitas outras correntes de esquerda, procurando reencontrar seus caminhos. Deste movimento conjunto pode brotar algum futuro.

Já o PT era árvore uma árvore seca que já não tinha furto nenhum para dar. Não passava de um estorvo. Felizmente, os acontecimentos o atiraram na lixeira da História.

Então, na verdade, agora há esperança. Antes não havia.

SF disse...

Ah Celso!
Se vc tiver, manda um link para os seus artigos sobre a depressão.

celsolungaretti disse...

Tá difícil. Eu o tenho publicado em papel, em três jornais daquele ano de 1989. Teria de digitá-lo inteirinho, como fiz com alguns dos textos de que eu mais gostava: o dos festivais de MPB, o da nouvelle vague, o do western italiano, os dois sobre o Raul Seixas e o do festival de Woodstock.

Ficar umas 4 horas decifrando aquelas letrinhas amareladas não é exatamente o meu programa nesta fase da vida. Só mesmo quando a família vai para o litoral e eu passo o feriadão em casa, aí quem sabe...

Related Posts with Thumbnails