segunda-feira, 13 de junho de 2016

PEDRO CARDOSO: "SE BEM-ESTAR SOCIAL DEPENDESSE DE LEIS E CONSTITUIÇÕES, O BRASIL SERIA O CÉU AQUI NA TERRA".

Por Pedro Cardoso da Costa
REFORMAS ESTRUTURAIS
Sob este nome ou com o codinome de reformas constitucionais, é um assunto sobre o qual muito já se falou e debateu no Brasil, sem que governo nenhum se dispusesse a pegar o touro pelos chifres. 

Se bem-estar social dependesse de lei e Constituições, o Brasil seria o céu aqui na Terra. Já tivemos nove Constituições, enquanto os Estados Unidos continuam com a primeira. Mas, tem-se de seguir na tentativa de se mudar tal mentalidade. Com quem estiver no poder, como agora com Michel Temer de presidente interino, cercado de nuvens negras por todos os lados.

Faz-se necessária mais uma mudança constitucional, agora para acabar com mais de 3 mil municípios (são 5.570 no total), cujas regras cabe ao Congresso Nacional estabelecer. O que não pode é ter gestores de recursos só repassados, sem arrecadação própria suficiente para suprir suas próprias despesas. Neste sentido, uma proposta seria a de diminuir em mais de 50% a atual composição das câmaras de vereadores, de todas as assembleias legislativas e de deputados federais. Quanto ao Senado, deve-se discutir a necessidade de sua existência.

Unificar a realização das eleições para todos os cargos também seria o certo a se fazer. Evitaria a gigantesca despesa que ocorre de dois em dois anos.

Neste bojo deve ser instituído o voto facultativo e até avançar para que a votação seja realizada apenas pela internet.

Também seria aconselhável começar um processo de extinção de cargos comissionados, até se chegar em 5 mil ou pouco mais. Hoje, existem mais de 300 mil, segundo informações do Tribunal de Contas da União. Isso vai se fazer necessário até em razão da informatização de todos os expedientes administrativos, especialmente com a instituição do processo eletrônico em todas as esferas judiciais.

Em âmbito menor, é preciso acabar com as várias emissoras de rádio e de televisão nas câmaras de vereadores, nas assembleias legislativas e nas instituições federais. Poderia ser mantida a TV Justiça, ou um canal público, com disponibilização de horários fixos à Câmara e ao Senado. Aos demais órgãos, somente havendo relevância que justificasse a concessão de espaço.

Nessa linha, também é preciso acabar com as chamadas verbas publicitárias, que se tornaram verdadeiros instrumentos de propaganda partidária. Para mensagens relevantes já existe a possibilidade de convocação de rede de rádio e de televisão. As informações secundárias seriam disponibilizadas em sites oficiais e com acesso aos particulares interessados em publicar.

Isso tudo no âmbito de ações práticas de curto, médio e longo prazo. Já de característica mais conceitual, três medidas trariam enormes benefícios.

Seria um grande avanço condicionar a concessão do bolsa-família ao imperativo de o titular estudar até a conclusão do ensino médio. Ainda na área da educação, urge criar políticas públicas que incentivem a educação formal, com acompanhamento contínuo, focadas na melhora da qualidade do ensino. A maioria conclui o ensino médio sem ter lido um único livro, seja romance, crônica, poesia.

Na área da saúde, criar um banco de dados nacional unificado, no qual ficassem registradas as informações médicas da rede pública, com permissão de inserção de dados da iniciativa privada. Cada cidadão teria um histórico nacional vinculado ao seu número individual do Sistema Único de Saúde ou a um número de documento único.

Quanto a esse documento único, apresentamos nossa última sugestão, para se ter uma largada no sentido de uma evolução geral desse país. Que se institua um documento e nele constem todos os números de registro, se ainda quiserem manter a atual salada de frutas existente hoje, com os números de PIS/Pasep, CPF, carteira de identidade, carteira profissional, carteira de habilitação, título de eleitor. É de extrema relevância acabar com todos esses números, que servem mais aos comissionados do que aos titulares.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails