sábado, 18 de junho de 2016

HÁ UMA TEMPESTADE PERFEITA SE FORMANDO NO HORIZONTE. EXATAMENTE COMO UM SÉCULO ATRÁS.

Por Demétrio Magnoli
BREXIT, O FIM DO MUNDO.
A imagem de uma multidão de refugiados caminhando pela estrada, sob o slogan Ponto de ruptura –eis a mais recente peça publicitária de Nigel Farage, líder do ultranacionalista Ukip, em campanha contra a permanência britânica na União Europeia. 

Tudo ainda pode mudar, graças a uma onda de participação de eleitores jovens e ao genuíno engajamento do Partido Trabalhista na reta final da campanha. Contudo, faltando dias para o referendo, a média das sondagens indica vantagem para a proposta de ruptura. O Brexit (Britain exit, saída britânica) não significaria o fim do mundo –mas seria, em diversos sentidos, o fim do mundo que conhecemos.

"Nós, poucos; nós, felizes poucos": a mítica exortação de Henrique 5º a seus soldados, na versão de Shakespeare, ganharia um sentido desafortunado. O Brexit significaria o fim do Reino Unido, pois deflagraria um novo plebiscito na Escócia, com triunfo assegurado do separatismo. Os escoceses renunciariam ao Tratado de União de 1706 para permanecer na Europa, redefinindo sua identidade nacional. 

Longe da Europa, o Reino Desunido –"esta pedra preciosa depositada no mar prateado", "este pequeno mundo"– estaria condenado a declinar sob o cetro de uma triunfante direita nativista constituída pela soma do Ukip com os detritos xenófobos do Partido Conservador.

"O voto pela saída abalaria a União", estimulando "um nacionalismo que opõe os Estados europeus uns aos outros", alertou o ministro do Exterior alemão Frank-Walter Steinmeier. A UE é menos um fruto de Stalin, uma resposta à ameaça soviética da Guerra Fria, que um fruto de Hitler: a alternativa liberal aos nacionalismos descontrolados que reduziram a civilização europeia a uma pilha de ruínas. O Brexit não significaria necessariamente a implosão da UE, mas irrigaria um solo contaminado.

De Farage a Le Pen, na outra margem do Canal da Mancha, espraiando-se pelo AfD, na Alemanha, o FPO, na Áustria, o SVP, na Suíça, o DPP, na Dinamarca, e o Jobbik, na Hungria, florescem partidos ultranacionalistas inspirados pela política do sangue

No interior da Europa aberta, supranacional, inventada no pós-guerra, emerge a sombra da Europa de Putin: uma coleção de nações ciosas de suas soberanias, fechadas nos seus casulos de fronteiras, hipnotizadas pelo romance de suas culturas ancestrais. Atrás da visível decomposição do tecido geopolítico da UE, processa-se uma erosão de valores –ou, precisamente, uma regressão agônica rumo ao porto de outra época, que parecia enterrada.

Brexit, hoje; Donald Trump amanhã? A peça publicitária do Ukip funcionaria perfeitamente como estandarte da campanha de Trump, com a mera substituição dos refugiados sírios pelos imigrantes mexicanos. O nativismo circula dos dois lados do Atlântico, como um sintoma da crise geral das democracias ocidentais. Na invocação histérica do "perigo estrangeiro", muçulmano ou hispânico, encontra-se a lógica de uma gramática política que desafia o contrato de direitos e liberdades concluído na sequência das sangrentas catástrofes do século 20.

As fontes superficiais da crise das democracias podem ser identificadas na depressão econômica precipitada pelo crash de 2008, mas suas raízes são bem anteriores. As tendências conexas da crescente desigualdade de renda e estagnação dos salários reais desenvolvem-se há um quarto de século, movidas tanto pela revolução tecnológica quanto pelo ingresso da China no palco da globalização. Numa dinâmica não linear, pontuada por injeções anabolizantes de crédito e dívida pública, as classes médias experimentam contração de longo prazo.

"Please, don't go!", apelou em manchete o semanário alemão Der Spiegel, numa edição especial sobre o Brexit. Os britânicos ainda podem evitar o desastroso desenlace, oferecendo uma segunda chance ao mundo que conhecemos.
.
A palavra do editor
VERSALHES, O FIM DO MUNDO.
Nada a acrescentar à análise do Demétrio Magnoli propriamente dita. É impecável, servindo como um alerta para a possibilidade de estar finalmente se materializando o augúrio sinistro de Friedrich Engels: quando um sistema econômico caducou mas não existe uma força histórica capaz de fazer a sociedade avançar para uma etapa superior de desenvolvimento, subindo outro degrau da escada da civilização, pode, pelo contrário, sobrevir a barbárie.

Foi o que aconteceu com o Império Romano, cujas forças produtivas só poderiam ser destravadas pelo fim da escravidão –tendo Spartacus e seus gladiadores encarnado a única esperança existente de que isto pudesse ocorrer.

Não ocorreu. Os revoltosos foram aniquilados e Roma não parou mais de decair, até o castelo de cartas ser derrubado pelos bárbaros que rondavam suas fronteiras, ensejando a pior regressão da história da humanidade até hoje: um milênio de trevas.
O capitalismo já passou até da fase terminal: está apodrecendo a olhos vistos, como bem o provam as acuradas análises do Dalton Rosado neste blogue. Se continuar se arrastando por aí como um zumbi. poderemos estar mesmo marchando para o horror, o horror!

No mínimo, uma repetição das turbulências subsequentes à 1ª Guerra Mundial, quando as condições draconianas impostas à Alemanha pelo Tratado de Versalhes engendraram o nazismo, a desintegração da Rússia (após a prevalência dos ideais revolucionários entre 1917 e 1923) pariu Stalin, a instabilidade política e social pavimentou o caminho para Mussolini e os EUA amargaram uma década inteira de depressão econômica, tudo isso desembocando na 2ª Guerra Mundial (um morticínio em escala nunca vista!), no Holocausto e nos petardos atômicos que quase deram fim à humanidade em 1962.

E não estão descartados cenários piores ainda do que aqueles a que agonicamente sobrevivemos no século 20. Principalmente se houver a conjugação da mãe de todas as crises econômicas que há muito se prenuncia com as catástrofes ambientais decorrentes das alterações climáticas.  (por Celso Lungaretti)

3 comentários:

SF disse...

Celso,
Esses cenários decorrentes do Brexit são o consenso.

Porém arvoro-me ao dissenso.
Os britânicos não sairão da zona do euro, porque os gringos não permitirão.
O Euro é o Marco alemão com outro nome. Ou seja, a velha mania do Reich.
O Reich é a América e o contraponto à Russia.

Se o bloco europeu se esfacelar, o Putin ganha e vende petróleo e gás em rublos.
Domina geral.

Vc acredita nisso?

Todos que se meteram com a Mãe Russia perderam, será que agora seria diferente?

A propósito dos ingleses, assino com meu primeiro nome que é o mesmo do prefeito de Londres, mas na grafia brasileira.

Sady.

celsolungaretti disse...

Sady,

o Reino Unido não é uma democracia de merda, na qual resultados de plebiscitos sejam olimpicamente ignorados. Estelionato eleitoral como o da dona Dilma é coisa de 3º mundo.

Então, se o eleitorado pender para a saída, ela se consumará, por mais desastrosa que seja e por mais que os dirigentes britânicos discordem.

Um abração e ótimo domingo!


SF disse...

Tranquilo.

Parece que o Brexit não sai.
Eles sabem que é um péssimo negócio.

E citei a fortuíta coincidência dos nomes como um indicativo da mentalidade londrina.

Bem diversa da dos xenófobos, que devem ser apenas uma minoria barulhenta e ignorante.

Related Posts with Thumbnails