quinta-feira, 29 de outubro de 2015

ESTOU SIMPLESMENTE ENOJADO COM A REPETIÇÃO DA FARSA COMO 'PASTELÃO'

Você compraria um carro usado do Teixeira?
Deu na Folha de S. Paulo:
"Empresário de marketing esportivo com contratos milionários, Luis Cláudio Lula da Silva mora, sem pagar aluguel, em um apartamento nos Jardins, em São Paulo, que pertence a amigos de seu pai, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
...Ele e a mulher, Fatima Cassaro, vivem há três anos em um apartamento de 158 m², na alameda Jaú, nos Jardins, que pertence à Mito Participações Ltda, empresa que tem como cotistas a esposa e as filhas do advogado Roberto Teixeira –amigo do ex-presidente e padrinho de batismo de Luis Cláudio".
Quem me lê sabe a ojeriza que tenho pelas guerras de tortas de lama travadas por petistas, tucanos, peemedebistas, etc., tentando convencer a opinião pública de que os mais sujos são os outros e produzindo o efeito contrário: o cidadão comum conclui que sujos são todos.

Chocante, contudo, é a reaparição no noticiário político-policial da figurinha carimbada Roberto Teixeira, personagem do primeiro grande escândalo de desvio de recursos públicos para os cofres do PT.
E do companheiro que chamávamos de PT Venceslau?

Esquemas corruptos brotaram desde as primeiras prefeituras importantes assumidas pelo partido e, no rumoroso caso Paulo de Tarso Venceslau x Roberto Teixeira, em 1998, o PT tomou (vide aqui) a deplorável decisão de expulsar um militante idealista que denunciava falcatruas só para livrar a cara do empresário calculista que operava tais esquemas, um laranja podre que teria sido, inclusive, torturador do delegado Sérgio Fleury. Foi a senha para o liberou geral substituir o tradicional desapego pessoal dos quadros comunistas formados na velha escola do partidão.

Segundo o ex-guerrilheiro, militante idôneo e economista zeloso Paulo de Tarso Venceslau, em duas prefeituras petistas das quais ele era secretário das Finanças teria aparecido o tal Roberto Teixeira fazendo cobranças indevidas, por serviços não prestados, com recomendação do Lula. E a imprensa apurou que Teixeira, ademais, cedia um apartamento de cobertura em São Bernardo do Campo para Lula e sua família morarem de graça.
Em 1998 o PT deixou de esmagar o ovo da serpente

Dezessete anos depois, a Folha revela que uma empresa nominalmente pertencente à esposa e filhas de Teixeira cede um apartamento para o filho do Lula morar de graça. Tudo como dantes no quartel de Abrantes. Não foi suficiente o primeiro vexame?!

Eu sempre vi o episódio de 1998 como um divisor de águas: obrigado a posicionar-se com relação à corrupção, o PT escancarou as portas para ela. Foi o ovo da serpente do qual decorreram todos os mensalões e petrolões. Eu o afirmei na época, em artigo que escrevi para o Jornal da Tarde solidarizando-me ao Venceslau (pouquíssimos o fizeram) e tudo que ocorreu desde então só reforçou minha convicção.

Então, estou simplesmente enojado com a repetição da farsa como pastelão.

Um comentário:

Eduardo Rodrigues Vianna disse...

Eu me lembro bem deste caso. Lembro-me inclusive da carta que Venceslau escreveu a Lula, que será um dia utilizada para fins de formação polítia, à qual Lula respondeu expulsando Venceslau do partido. Quando vejo um setor organizado e estruturado da esquerda tentando recuperar o Lula como dirigente (parece-me extraordinário alguém acreditar que Lula tenha alguma genuína posição contra o Levy), tenho a certeza de que a crise de referência que atravessamos é muito maior do que parece.

Related Posts with Thumbnails