quinta-feira, 23 de abril de 2015

POR ENQUANTO, ESTAMOS F... E MAL PAGOS. ADIANTE, CONTINUAREMOS F... E NOS PAGARÃO UM TANTINHO MAIS.

O ministro da Recessão, Joaquim Mãos de Tesoura, continua tratando os brasileiros como infantilizados. Dá declarações acentuadamente evasivas e ligeiramente otimistas, que servem como matéria-prima para a rede de blogueiros amestrados disseminar esperanças totalmente sem noção. Eis um exemplo:
"O resultado do PIB mostrou que a gente está em uma transição. Começa a haver recuperação das exportações. No ano passado, a contribuição das exportações e importações foi neutra, uma compensou a outra. Neste ano, esperamos que haja recuperação das exportações e que o setor externo possa ajudar o crescimento da economia. Nos últimos anos não foi assim, então esta pode ser uma mudança positiva".
Alguém sentiu firmeza? Eu não. Mas, este nem-sim-nem-não-muito-pelo-contrário foi suficiente para vários tolos ou charlatães começarem a profetizar recuperação econômica. Me engana que eu gosto.

O Fundo Monetário Internacional, no seu encontro da semana passada, colocou os pingos nos ii: o PIB brasileiro deverá ter evolução negativa em 2015 (-1%) e baixo crescimento no restante da década: 0,9% em 2016, 2,2% em 2017, 2,3% em 2018, 2,4% em 2019 e 2,5% em 2020. 

Segundo as previsões do FMI, que costumam dar certo ou chegarem perto disto, a tendência é de que não atinjamos, na atual década, nem sequer metade do crescimento alcançado na década passada, que foi de 3,6% ao ano.

A recessão será brava em 2015 e 2016, com os quatro anos seguintes trazendo algum alívio, mas ainda nos deixando bem longe dos cenários comparativamente auspiciosos da década anterior. Ou seja, de imediato, estamos f... e mal pagos; adiante, continuaremos f..., mas nos pagarão um tantinho mais.

É esta a recuperação econômica que podemos esperar de Joaquim Levy e dos grandes senhores do capitalismo?! Se nem assim ousarmos chutar o pau da barraca, é exatamente aquilo que merecemos!

E, por favor, não me venham com as habituais teorias conspiratórias: o FMI e a burguesada querem mais é respaldar Levy e favorecer sua política econômica. Só que não são levianos a ponto de fazerem coro ao oba-oba engana-trouxas que a rede virtual chapa branca difunde... ajudando a enfiar goela dos brasileiros adentro o neoliberalismo tardio mais perverso e desumano!

"Que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?" (Marcos 8:36)

Que adianta à Dilma salvar o mandato inteiro e perder o seu espírito revolucionário, tornando-se dócil serviçal dos que antes combatia? (Celso 23:04)

Para encerrar: delenda est Levy. Com a ressalva de que o Chicago Boy do governo petista não deve ser destruído como Cartago mas, tão somente, destituído.

Uma canção de 1968 que cai como uma luva nos dias de hoje...

3 comentários:

Fernando Claro Dias disse...

Celso. É de espantar sua inocência e/ou crença de que trocando de ministro tudo se resolverá.
o PT e os partidos de esquerda da base aliada estão, creio, satisfeitos em administrar o capitalismo e, quem sabe, aperfeiçoá-lo. Humanizá-lo, ainda que fosse possível, jamais.
Mudança de rumo em favor do trabalhador somente ocorrerá se a força de caráter da presidente Dilma se impuser, mesmo que isto lhe custe seu mandato. Custa-me crer que moralmente a presidente esteja à vontade neste purgatório. Que vire a mesa em nome de seu passado! Pelo menos não entraria para história como administradora, ou gerente de um capitalismo extremamente cruel que está impondo miséria e mortes em Portugal, Grécia, Espanha, no continente africano e em nossa latina América.
Saudações

Alyson disse...

É por artigos assim que considero este blog como um dos mais confiáveis da Internet, na categoria Ciência Política, Não bastasse isso, aqui se encontra muita coisa de grande valor em Cinema, Cultura Geral e Esportes!

Alyson

celsolungaretti disse...

Alyson,

agradeço suas palavras.

Muita gente não entende que eu busco conciliar duas facetas.

Como revolucionário que venho sendo durante minha vida adulta inteira, denuncio as injustiças e os abusos cometidos pelos poderosos.

Como jornalista que fui durante minha carreira profissional inteira, procuro sempre evitar que meus leitores sejam enganados e/ou manipulados.

Quando acontece de a manipulação provir de pessoas ditas de esquerda, considero que elas cometem um grande equívoco.

Na minha opinião, presto um serviço melhor à revolução restabelecendo a verdade do que ajudando a acobertar a falsidade.

Muitos discordam e interpretam muito mal meus motivos. Se conhecessem melhor o que foi o pesadelo stalinista, saberiam quão longe as "mentiras convenientes" podem nos levar. É melhor cortamos sempre o mal pela raiz.

Um forte abraço!

Related Posts with Thumbnails