terça-feira, 17 de março de 2015

RIFANDO LULA, DILMA PODERÁ ESCAPAR DO IMPEACHMENT. PALAVRA DO REINALDO AZEVEDO.

Parece a Dilma, mas não é...
Principal porta-voz jornalístico da direita que tenta voltar ao poder sem tanques nas ruas, Reinaldo Azevedo fez tudo que podia para inflar os protestos de 15 de março. Dada a demonstração de força com a qual sonhava, ele agora oferece uma espécie de boia de salvação à presidenta Dilma Rousseff: rompa de uma vez por todas com o Lula, se quiser completar seu mandato!

Ou seja, depois de tanto pregar o "Fora Dilma!" e de escrever que já existiriam motivos suficientes para o impeachment, o RA dá uma guinada de 180º e publica um post que, já no título, propõe a seguinte questão: "como é que Dilma se livra de Lula para tentar salvar a própria cabeça?" (vide aqui).

Eis o grand finale:
"Um dos principais problemas da governanta hoje é como tirar Lula do seu cangote. Leiam os ataques feitos ontem por Gilberto Carvalho ao governo. Acabam colocando os tais movimentos sociais em pé de guerra contra uma presidente que está sitiada em seu palácio.
...o que não impede o RA de sonhar com tal desfecho...
É espantoso que um ex-presidente da República baixe em Brasília não para uma visita de cortesia à atual mandatária, mas com uma pauta debaixo de braço. Isso infantiliza Dilma, atinge a sua reputação e faz dela uma espécie de fantoche entre senhores da guerra.
Ou Dilma começa a se organizar para se livrar de Lula, ou será ele a inviabilizar de vez o seu governo".
Resumo da opereta:
  • Por um lado, RA faz defesa cerrada das medidas de austeridade impostas por Joaquim Levy, seguindo à risca o receituário neoliberal ("Levy é, sim, um homem inteligente", "concorde-se ou não com ele, tem honestidade intelectual", "cabe a Levy desfazer as bobagens perpetradas no governo Dilma", etc.).
  • Por outro, adverte a presidenta que, se não quiser passar pelo vexame do impedimento, precisa renegar o quanto antes o seu padrinho e criador. 
...que seria um pesadelo para o Lula.
Ao que se sabe, ela já está trilhando estes dois caminhos, mas ainda sem muita convicção. Não tem defendido as maldades do saco do Levy com a ênfase que os grandes capitalistas gostariam e desde meados do ano passado vem se distanciando discretamente do Lula, inclusive rifando seu homem de confiança no Ministério, o Gilberto Carvalho.

O timing do RA --escrever algo assim na esteira de duas manifestações que sinalizaram a perda do controle das ruas por parte do PT-- pode ser mera coincidência, mas pode também ser que ele esteja transmitindo um recado da direita à Dilma: comporte-se como uma boa menina e nós permitiremos que continue governando!

Afinal, os ricos não gostam de queimar dinheiro, e afastar uma presidenta tem lá seu custo. Cooptar sai mais barato. 

2 comentários:

Eduardo Rodrigues Vianna disse...

O PARTIDO POLÍTICO DE 2013?

Talvez -- apenas talvez -- esta aqui seja a resposta para o momento atual. Assim como temos o Podemos, na Espanha, é possível que tenhamos o RMC, em nosso país, como o partido para os indignados, sem aspas e em sentido correto. Contra a corrupção política e social, contra a destruição da Natureza e contra qualquer espécie de golpismo, a favor do socialismo com democracia popular, da chamada sociedade do conhecimento sob controle dos trabalhadores e do povo, pela transformação social da sociedade, sem a qual o gênero humano perecerá. A experiência nos leva a receber com saudável desconfiança todo tipo de iniciativa, mas isto aqui PODE ser interessante. *Luíza Erundina* já é a mais ilustre militante desse partido-movimento. O manifesto será publicado dentro dos próximos dias, e a organização já começa a se definir. Vejamos.

https://www.youtube.com/watch?v=YvjFDawJ8RI

Valmir disse...

"Se nós estivéssemos lidando apenas com mera incompetência, nossos líderes deveriam, de vez em quando, cometer um erro a nosso favor...Não, nós não estamos lidando com coincidências ou estupidez, mas com planejamento e brilhantismo..." Gary Allen, escritor, jornalista e sociólogo.

Related Posts with Thumbnails