domingo, 28 de dezembro de 2014

DARIO ARGENTO E SEU CULT SOBRE A BRUXA DOS SUSPIROS

Um dos diretores italianos que mais aproximam o gênero de terror do grande cinema é Dario Argento, com seu visual requintadíssimo e as magníficas trilhas sonoras, puxadas para a ópera e para o rock. 

O artesanato de som e imagem, contudo, não costuma encontrar equivalência nos roteiros; geralmente, fico imaginando quão longe ele iria com textos melhores nas mãos... 

E olhem que foi como roteirista que ele iniciou a carreira! Mas, seu único trabalho memorável, Era uma vez no Oeste (d. Sergio Leone, 1966), foi uma coautoria da história original, criada por ele, Bernardo Bertolucci e o próprio Leone.

Apesar dos pesares, ele tem ao menos duas obras-primas no currículo: o filme para ver no blogue abaixo disponibilizado, o cult Suspiria (1977); e A mansão do inferno (1980), que particularmente considero melhor, na contramão da maioria dos críticos cinematográficos.

Fazem parte da chamada trilogia das três mães, sobre poderosas bruxas que viriam exercendo poderosa influência maligna através dos séculos: a mãe dos suspiros, a mãe das trevas e a mãe das lágrimas

Antes, ele fizera uma trilogia de animais, bem inferior (o gênero giallo, com seus assassinos seriais e sua sanguinolência oportunista, é um pé no saco!): O pássaro das plumas de cristal (1970), O gato de nove caudas (1971) e Quatro moscas sobre veludo cinza (1971).

Infelizmente, Argento fechou o ciclo das más mães já decadente, com uma produção extemporânea e de parcos recursos, O retorno da maldição (2007), dando a impressão de que apenas quis faturar mais algum aproveitando o volume morto da sua represa...

Suspiria, sobre estranhos acontecimentos numa escola de danças em regime de internato, é uma de suas obras em que fica mais evidente a influência de Alfred Hitchcock. Trata-se, basicamente, de um thriller que se encaminha para um desfecho sobrenatural. No elenco inexpressivo (outra marca registrada dos filmes de Argento, que investe mais na direção de atores do que na contratação de atores...), destaque para a presença do cantor Miguel Bosé. 

Infelizmente, os cães de guarda dos direitos autorais 
retiraram do ar a versão legendada deste filme. Tão logo
surja alguma, eu a colocarei no lugar desta, falada em italiano.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails