terça-feira, 23 de dezembro de 2014

CENSURA A "CAÇADAS DE PEDRINHO": PATRULHEIROS CRICRIS DERROTADOS!

Os patrulheiros cricris, aqueles adeptos fanáticos do politicamente correto, querem porque querem impor à sociedade brasileira seu preconceito boçal contra Monteiro Lobato, o maior escritor de literatura infanto-juvenil que o País já produziu. E, merecidamente, colhem derrota após derrota.

Tudo começou quando um analfabeto funcional do Conselho Nacional de Educação não compreendeu o que qualquer menino de 10 anos poderia ter-lhe explicado: que a personagem Emília, ao disparar insultos como "macaca de carvão" contra a Tia Nastácia, jamais expressou a opinião do autor. 

A boneca de pano é sempre caracterizada como petulante e desaforada, daí repetir grosserias que naquele tempo eram realmente assacadas contra os negros --e que Lobato sempre repudiou com máxima indignação! Quem vocaliza as convicções e valores de Lobato, qualquer leitor sabe, são a Dona Benta e o Visconde de Sabugosa.

Então, o tacanho burocrata propôs que o livro Caçadas de Pedrinho fosse emasculado com a inclusão de uma delirante nota explicativa sobre racismo ao ser distribuído pelo governo federal, no âmbito do Programa Nacional Biblioteca na Escola. Nossos melhores intelectuais, em uníssono, detonaram a pretensão asnática e seu viés inquisitorial.

Como a censura artística havia acabado ainda na ditadura militar, sem deixar saudade nenhuma, o Ministério da Educação rechaçou a proposta indecente. Para todos os efeitos, a pendenga estava encerrada.

Os sucedâneos da dona Solange (*), contudo, não se deram por vencidos, entrando com mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal.

O ministro Luiz Fux o rejeitou na sexta-feira passada (19). Afinal, o art. 5º da Constituição Federal estabelece com máxima clareza que "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença". Quem tenta introduzir uma forma velada de censura está, simplesmente, afrontando a Constituição.

Os herdeiros de Torquemada anunciaram que nem desta vez se curvarão à evidência dos fatos. Pretendem submeter o assunto ao plenário do STF e, em seguida, recorrerem aos tribunais internacionais.

Você não entendeu errado, eles já dão a próxima batalha como perdida e fazem planos para as posteriores...

Finalizando:
  1. Pelo andar da carruagem, lá por 2090 eles certamente estarão acionando os tribunais galáticos;
  2. talvez almejem o estrelato cinematográfico, pois sua faina inglória poderá inspirar uma sequência da comédia Muito barulho por nada;
  3. vão ser chatos e pirracentos na ponte que partiu!
* Solange Teixeira Hernandes, diretora do Departamento de Censura Federal no período1980/84, acabou simbolizando toda a corja dos censores.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails