segunda-feira, 10 de novembro de 2014

PECADO MORTAL DO PT, SEGUNDO O FREI BETTO: "O PROJETO DE BRASIL DEU LUGAR AO DE PODER".

"...os princípios éticos foram maculados..."
Mais um dos grandes nomes do petismo admite que o partido se descaracterizou a ponto de estar hoje quase irreconhecível: o Frei Betto, um dos dominicanos presos e torturados pela ditadura militar por apoiarem a ALN de Carlos Marighella. 

Autor de 59 livros, dentre eles o clássico Batismo de sangue, é assessor de movimentos sociais e recebeu vários prêmios por sua atuação na defesa dos direitos humanos.

Em A fábula petista (clique p/ acessar o texto integral), artigo publicado nesta 2ª feira, 10, na seção de debates da Folha de S. Paulo, ele se alinha com os petistas que exigem uma correção de rumos e urgente volta às origens do partido.

Eis os trechos principais: 

"...os núcleos de base desapareceram..."
Nas décadas de 80 e 90, o partido se fortaleceu com filiados e militantes trabalhando como formigas na base social, obtendo expressiva capilaridade nacional graças às Comunidades Eclesiais de Base, ao sindicalismo, aos movimentos sociais, respaldados por remanescentes da esquerda antiditadura e intelectuais renomados.

No fundo dos quintais, havia núcleos de base. Incutia-se na militância formação política, princípios ideológicos e metas programáticas. O PT se destacava como o partido da ética, dos pobres e da opção pelo socialismo.

À medida que alcançou funções de poder, o PT deixou de valorizar o trabalho da formiga e passou a entoar o canto presunçoso da cigarra. O projeto de Brasil cedeu lugar ao projeto de poder. O caixa do partido, antes abastecido por militantes, "profissionalizou-se". Os núcleos de base desapareceram. E os princípios éticos foram maculados pela minoria de líderes envolvidos em maracutaias.

...Em 12 anos, os êxitos de políticas sociais e diplomacia independente não foram consolidados pela proposta originária do PT: "Organizar a classe trabalhadora" e os excluídos.
"...o PT despolitizou o Brasil..."

Os avanços socioeconômicos coincidiram com o retrocesso político. Em 12 anos de governo, o PT despolitizou a nação. Preferiu assegurar governabilidade com alianças partidárias, muitas delas espúrias, em vez de estreitar laços com seu esteio de origem, os movimentos sociais.

...O PT até agora robusteceu o mercado financeiro e deu passos tímidos na reforma agrária. Agradou as empreiteiras e pouco fez pelos atingidos por barragens. Respaldou o agronegócio e aprovou um Código Florestal aplaudido por quem desmata e agride o meio ambiente.

...Se o PT pretende se refundar, terá que abandonar a postura altiva de cigarra e voltar a pisar no chão duro do povo brasileiro, esse imenso formigueiro que, hoje, tem mais acesso a bens materiais, como carro e telefone celular, mas nem tanto a bens espirituais: consciência crítica, organização política e compromisso com a conquista de "outros mundos possíveis".

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails