terça-feira, 6 de maio de 2014

EDUARDO CAMPOS ENVERGONHA A MEMÓRIA DE ARRAES

O grande Miguel Arraes...
Tão logo os reacionários da mídia e da web começaram a criticar as tímidas restrições à propriedade privada existentes no velho programa do Partido Socialista Brasileiro, o presidenciável Eduardo Campos correu a propor que sejam feitas as devidas correções. O vovô Miguel Arraes deve estar se revirando na cova.

Que ninguém se iluda: o programa do PSB de 1947 nada tem de radical ou carbonário.

Pelo contrário, é dos mais insossos e vacilantes, como facilmente se constata nestes parágrafos (os grifos são meus e a íntegra pode ser acessada aqui):
As peculiaridades nacionais serão pelo partido consideradas, de modo que a aplicação de seus princípios não constitua solução de continuidade na história política do País, nem violência aos caracteres culturais do povo brasileiro.
...e seu netinho.

O partido tem como patrimônio inalienável da humanidade as conquistas democratico-liberais, mas as considera insuficientes como forma política, para se chegar à eliminação de um regime econômico de exploração do homem pelo homem.
O objetivo do Partido, no terreno econômico, é a transformação da estrutura da sociedade, incluída a gradual e progressiva socialização dos meios de produção, que procurará realizar na medida em que as condições do País a exigirem.

O Partido admite a possibilidade de realizar algumas de suas reivindicações em regime capitalista, mas afirma sua convicção de que a solução definitiva dos problemas sociais e econômicos, mormente os de suma importância, como a democratização da cultura e a saúde pública, só será possível mediante a execução integral do seu programa.
Que podemos esperar de um candidato oriundo do campo da esquerda, mas que está disposto a abrir mão até mesmo deste simulacro de retórica socialista, com tantas ressalvas e negaceios?

Absolutamente nada.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails