quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

BOM SENSO FC 10 x filhote da ditadura 0


Faz muito tempo que eu não vejo um massacre intelectual tão acachapante como a carta que o Bom Senso Futebol Clube enviou ao filhote da ditadura José Maria Marin.

Só não teve mais graça porque foi como bater em bêbado. Trata-se de um presidente da CBF que se recusa ao diálogo simplesmente porque não tem o que dizer, nem como justificar sua desastrosa gestão. Um zero à esquerda, enfim.

A pergunta que não quer calar é: até quando o ministro do Esporte continuará em cima do muro, assistindo à deterioração das relações entre os que fazem o futebol e aquele que o parasita, bem na véspera da Copa do Mundo que sediaremos.

Acorda, Aldo! Se o Marin está no lugar errado, na hora errada, é porque você deixou. Com o imenso poder de fogo do governo face à cartolagem medíocre, venal e eternamente pendurada nas tetas da viúva, bastaria uma ATITUDE (em português claro: um murro na mesa) de sua parte para o Brasil não estar correndo o risco de disputar uma Copa do Mundo tendo como dirigente máximo do seu futebol um lambe-botas de torturadores.   


Acorda, Lula! O Mundial que você tanto quis trazer para o nosso país poderá terminar num terrível fiasco se não houver uma intervenção saneadora e AGORA. Explica isso pra Dilma, que de futebol não entende bulhufas. Se o Mandela também ficasse vendo a banda passar, a África do Sul não venceria o Mundial de Rúgbi, nem o país teria se unido em função do esporte.

Delenda est Marin. Vou continuar repetindo isto enquanto ainda houver tempo para evitar o vexame anunciado. Deu certo para o Catão, pode dar certo de novo. 

Mas, por favor, entendam como Marin tem de ser DESTITUÍDO. Sendo um brasileiro cordial, não chego ao extremo de pregar a DESTRUIÇÃO... de quem quis a destruição do Vladimir Herzog e vibrou com a destruição do Carlos Marighella. 

Abaixo reproduzo o brilhante manifesto que, certamente, foi o Paulo André quem redigiu, confirmando a minha expectativa de que, fora do gramado, ele viria a ser um novo Sócrates. Já é.

Caro Presidente,

Talvez o senhor não saiba, mas não somos apenas um grupo de jogadores. Somos mais de 1000 (mil), reunidos em apenas três meses, em prol de um futebol melhor para todos.

Um grupo democrático, onde todos os envolvidos têm poder de votar, opinar e participar. Sabemos que o senhor não está acostumado com essa tal democracia e até entendemos que seja difícil se adaptar, faz pouco tempo…

O senhor tem razão quando diz que existe um calendário permanente desde 2003. E um calendário ruim desde então. Porque antes disso ele era péssimo.

Mas o senhor conseguiu resolver todos os problemas do calendário do dia para a noite. Foi só limitar o número de jogos dos jogadores e não dos clubes e pronto, eis que melhoraremos a qualidade no espetáculo. Ou seja, a saída escolhida é o mesmo que encontrar um burro dentro de sua sala e pedir para trocarem o sofá, pois algo lhe parece estranho.

Não nos diga que o senhor tem orgulho do calendário de apenas quatro meses de competição para a maioria dos clubes do Brasil. Talvez o senhor dê pulos de alegria quando vê a formula de disputa do Campeonato Paulista de 2014, que pode fazer com que um time seja campeão e rebaixado ao mesmo torneio.

Desconfiamos até que o êxtase o atinja quando o senhor percebe a extraordinária estratégia de um time precisar ser desclassificado de uma competição nacional (Copa do Brasil) para se classificar para um torneio internacional (Copa Sul-Americana).

Em nome da honra, este dia tem de chegar antes do Mundial!
Quanta genialidade! Responda-nos uma coisa: É justo que os times percam seus melhores jogadores quando há partidas das seleções simplesmente porque o campeonato daqui não para nas datas FIFA?

Responder não parece ser seu forte, não é mesmo?

Inclusive, esse “grupo de meia dúzia de jogadores” deve ser muito chato mesmo para exigir explicações tão “complicadas”.

De qualquer forma, e apesar de tudo, foi importante o senhor ter falado das Séries C e D e ressaltar a boa ação da CBF com essas duas competições. Mas veja, caro presidente, a fonte de receita da CBF é a Seleção Brasileira, fruto final do futebol jogado no país. Logo, usar parte desses recursos para subsidiar as competições para as quais a confederação não consegue receita não é caridade, é uma simples obrigação. Afinal, assim como os direitos sobre a NOSSA Seleção são da CBF, os deveres sobre o futebol brasileiro também devem ser.

Só para lembrá-lo, é graças à grandeza do futebol brasileiro, construída por clubes e jogadores nos últimos 100 anos, que a CBF possui hoje, 14 legítimos patrocinadores. Logo, não basta cuidar apenas da Seleção, é preciso regar a raiz do nosso futebol.

Outra coisa. Talvez o senhor não tenha lido, mas já falamos abertamente sobre os salários do futebol. E temos certeza de que o Fair Play Financeiro implementado de forma eficaz (não aquele de faz de conta da FPF) irá diminuir os salários. E mesmo cortando na nossa própria carne, continuaremos lutando pelo bem do futebol. Porque quem regula o salário pago aos jogadores é o mercado e se o gestor for obrigado a gastar apenas o que o clube arrecada, pagará menos a todos. O que gera salários astronômicos (e atrasados) é a falta de um dispositivo punitivo (esportivo e civil) a quem gasta mais do que ganha.
Velho ditado: quem se deita com cães, acorda com pulgas.

Mas isso é encrenca política demais para alguém assumir em ano de eleição, não é?

E para ajudar o Bom Senso FC a virar consenso de uma vez por todas, o Campeonato Brasileiro terminou de forma melancólica, dentro do tribunal! A frase: “Tu és eternamente responsável por aquilo que cativas” não poderia se encaixar melhor nessa situação. A justiça desportiva se torna protagonista e o resultado de campo fica para trás. Sem discutir o mérito de quem está certo ou errado, a conclusão final é de que a CBF é que deveria ir para a segunda, terceira, quarta divisão.

No fundo e para finalizar, a nossa expectativa é que a CBF, que se denomina entidade maior do futebol brasileiro, realmente assuma o seu papel de gestora do nosso esporte e participe do debate jogando, atuando, e não apenas assistindo.

E antes que nos perguntem, as férias têm nos feito muito bem.

Em janeiro nos vemos por aí. Boas Festas!

Bom Senso Futebol Clube

4 comentários:

leonardo-pe disse...

esse"bom senso"é simplesmente comandado por Juca Kfouri. declarado opositor do norte-nordeste e da CBF. trabalha numa emissora que é anti-Brasil(ESPN)e é defensor de José Serra!

celsolungaretti disse...

Leonardo, isto só serviria como argumento se você tivesse como provar cada uma das afirmações.

Até prova em contrário, continuarei acreditando que o Bom Senso FC seja comandado por Paulo André, Seedorf, Rogério Ceni e outros craques que têm uma noção clara de como os incompetentes e desonestos cartolas são nocivos ao futebol brasileiro.

Fernando Romano Menezes disse...

Ô Celso, não ver que o Juca tá apoiando esse Bom-Senso além da conta e é defensor do Serra, pelamordedeus, hein...

celsolungaretti disse...

Fernando,

francamente não me interessa se o Kfouri gosta do Serra, embora o contrário me pareça mais plausível. Ele passa a vida enfatizando que chegou a ser aliado da ALN, prestando alguns servicinhos ao Joaquim Câmara Ferreira.

O que eu sei é que fui um dos maiores entusiastas e apoiadores da "democracia corinthiana", do saudoso Dr. Sócrates, então, até por uma questão de coerência, estou 100% ao lado do Bom Senso FC.

E o outro motivo é que temos os piores, mais corruptos, mais atrasados e mais desonestos cartolas do planeta, começando pelo filhote da ditadura José Maria Marin. Quem está contra eles, sempre está certo.

Abs.

Related Posts with Thumbnails