sexta-feira, 4 de outubro de 2013

VEJAM COMO A "FOLHA" INCITAVA O GOLPE EM MARÇO DE 1964!

Por cortesia do inestimável pesquisador Ismar C. de Souza, que se dá ao trabalho de revirar um acervo cuja definição mais apropriada seria a de lixeira digitalizada, apresento-lhes o trecho final do editorial da Folha de S. Paulo do dia 14 de março de 1964, intitulado Para quê? (a íntegra pode ser acessada aqui). 

Nele, o jornal fez alarmismo histérico a respeito do célebre Comício da Central do Brasil, que ocorrera na véspera, terminando por conclamar os militares a virarem a mesa. Dá vontade de vomitar! Vejam:
"O comício de ontem, se não foi um comício de pré-ditadura, terá sido o comício de lançamento de um espúrio movimento de reeleição do próprio sr. João Goulart. Resta saber se as forças armadas, peça fundamental para qualquer mudança deste tipo, preferirão ficar com o sr. João Goulart, traindo a Constituição e a pátria, ou permanecer fiéis àquilo que devem defender, isto é, a Constituição, a pátria e as instituições. Por sua tradição, elas não haverão de permitir essa burla".
Burla mesmo é o slogan um jornal a serviço do Brasil

De qual Brasil, cara-pálida? O dos canalhas que insuflavam o golpismo e foram responsáveis morais por 21 anos de arbítrio e atrocidades?

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails