segunda-feira, 14 de outubro de 2013

"ALLONSANFÀN": A DESCONCERTANTE OBRA-PRIMA DOS IRMÃOS TAVIANI

Os irmãos Paolo e Vittorio Taviani, que roteirizam e dirigem seus filmes a quatro mãos, são responsáveis por algumas das obras mais importantes do cinema italiano no final do século passado, como Pai Patrão (1977), A noite de São Lourenço (1982), Kaos (1984) e Bom dia, Babilônia (1987).

Infelizmente, sua produção se tornou rarefeita no século atual, seja por causa da idade (Vittorio tem 84 anos e Paolo está prestes a completar 82), seja porque as películas predominantemente políticas ou politizadas não estão mais em moda.

Talvez o filme mais desconcertante da dupla seja Allonsanfàn (1973), sobre o aristocrata Fulvio (Marcello Mastroianni), que passa algum tempo preso durante a segunda Restauração Francesa, após a derrota definitiva de Napoleão Bonaparte.

Libertado em 1816, vai convalescer de uma enfermidade junto à rica parentela e, recebido com enorme carinho, redescobre os encantos da família e da propriedade, após a fase atribulada como membro de uma irmandade revolucionária.

Mas os companheiros reaparecem e acabam arrastando-o, a contragosto, para novas e quixotescas aventuras, quando o que ele quer mesmo é desistir de tudo --não tendo, contudo, coragem para abrir o jogo. Acaba virando, objetivamente, um traidor.

Paradoxal foi a escolha de Mastroianni para o papel principal. Com as ações de Fulvio se tornando cada vez mais desprezíveis, a aura simpática e benigna do ator atenua o desagrado dos espectadores, criando uma empatia que não deveria existir.

O título é o nome de um personagem secundário, batizado pelos pais idealistas com uma referência ao  allons enfants de la Patrie --e, por extensão, uma alusão irônica aos integrantes da sociedade secreta, que se imolam tentando reavivar uma chama já extinta.

A trilha musical de Ennio Morricone é magnífica como sempre --com destaque para a inesquecível Rabia e tarantella, tema de uma sequência onírica de arrepiar: a figuração de como os  irmãos  gostariam de ser (efusivamente) recebidos pelos camponeses, em sua tentativa de relançar a luta nas zonas rurais, após serem derrotados nas grandes cidades. 

Veja "Allonsanfàn", completo, legendado em português.

Um comentário:

Anônimo disse...

É um dos meus preferidos!

Related Posts with Thumbnails