sábado, 7 de abril de 2012

CARTAZES SERVEM COMO CHIBATAS MORAIS PARA FUSTIGAR-SE O SHIBATA

No final de junho de 1970 tive meu tímpano estourado pelo cabo Marco Antônio Povorelli, um torturador da PE da Vila Militar (RJ) que era judoca e pesava uns 140 quilos. O médico do quartel me deu um remedinho para pingar, mais nada.

Sangue e pus escorriam da minha orelha direita, a ponto de os canalhas serem obrigados a refazer uma foto minha que iam distribuir à imprensa; olhando com atenção, dava para perceber-se o filete de gosma avermelhada.

Por só haver sido verdadeiramente tratado após sair das prisões militares, passei maus bocados com uma labirintite decorrente de ter ficado tanto tempo com o ouvido supurando.

Nunca soube o nome do médico que descumpriu vergonhosamente o juramento de Hipócrates.

Nem daquele que, antes disto, me atendera no DOI-Codi da Tijuca (RJ). No terceiro dia do meu calvário mediu-me a pressão e, por constatar grave risco de enfarte, mandou-me calmante. Terá sido ele quem aconselhou os oficiais a suspenderem as torturas durante alguns dias? Nunca saberei.

À Comissão da Verdade cabe deixar registrados para a posteridade os nomes de todos os que contribuíram para o funcionamento da engrenagem do terrorismo de estado, evitando, p. ex., que um Harry Shibata seja execrado como símbolo do colaboracionismo por parte dos médicos e tantos outros culpados do mesmo crime permaneçam ocultos sob sua sombra.

Esta reflexão me ocorreu ao ler a brilhante reportagem deste sábado de aleluia do blog do Sakamoto, cujos principais trechos reproduzo (as fotos também são dele e a íntegra pode ser acessada aqui):  
"Postes, muros e pontos de ônibus dos bairros da Vila Madalena e Pinheiros amanheceram com centenas de cartazes de protesto contra Harry Shibata, médico legista e ex-diretor do Instituto Médico Legal de São Paulo.

Acusado de ser responsável por falsos atestados de óbito usados para acobertar assassinatos de opositores pela ditadura militar, ele teria ignorado marcas deixadas por sessões de tortura produzindo laudos de acordo com as necessidades dos militares.

Os cartazes foram colados por um grupo de manifestantes na madrugada deste sábado (7).

Shibata é acusado de, sem ter visto o corpo, atestar como suicídio a morte de Vladimir Herzog, então diretor da TV Cultura, que fora convocado para 'prestar esclarecimentos' no DOI-Codi, em outubro de 1975.
A morte do jornalista após sessão de tortura tornou-se um símbolo na luta contra a ditadura.
Nos dias 31 de março e 1º de abril, manifestações no Rio de Janeiro e em São Paulo reuniram centenas de pessoas para lembrar o aniversário do golpe de 1964. Elas exigiram que os crimes cometidos pelo Estado durante a ditadura militar sejam esclarecidos e os envolvidos em casos de tortura punidos por crime contra a humanidade.

Como parte dos protestos, residências de militares acusados de envolvimento em tortura foram marcadas. Da mesma forma, parte dos cartazes fornece o endereço do médico legista, em uma rua de classe média alta".
Os interessados em mais detalhes sobre o Caso Herzog poderão encontrá-los aqui; e sobre a parceria médicos/torturadores, aqui.

Quanto a Shibata, nem sequer pode ser considerado o pior dos médicos que ajudaram a repressão. Apenas, teve o azar de um dos seus laudos mentirosos se referir a um episódio famoso, que despertou enorme indignação entre os jornalistas.

Os mais monstruosos, claros, foram os que atuavam diretamente nos centros de tortura, acumpliciando-se, por ação ou omissão, com tudo que neles ocorria.

Um comentário:

Anônimo disse...

Defensores do golpe e da ditadura, aprendam um pouco de História e parem de pagar mico. Seguem trechos de texto do jornalista Percival de Souza mostrando o que era o governo que vcs defendem:

http://ibgf.org.br/index.php?data%5Bid_secao%5D=4&data%5Bid_materia%5D=524

"O juiz federal Odilon de Oliveira, 56 anos, tornou-se o inimigo número 1 dos traficantes que dominam a fronteira Brasil-Paraguai.
(...)
"O juiz Odilon condenou a 28 anos de reclusão, no mês passado, o homem que há décadas era considerado o “rei da fronteira”, Fahd Jamil, mais conhecido como “Fuad” ou “Turco”, por envolvimento direto em tráfico de drogas, contrabando, sonegação fiscal e evasão de divisas. Fahd fugiu antes de ser preso.
(...)
"Um chefe da Polícia Federal em Campo Grande conseguiu prender “Fuad”. Uma prisão preventiva pedida por ele, por contrabando de café, fôra decretada em Curitiba. “Fuad” saiu da cadeia com um habeas-corpus concedido em tempo recorde. O delegado foi imediatamente removido para bem longe. O diretor da PF, em Brasília, era um coronel do Exército. “Fuad” foi recebido lá. Chegou em carro oficial do Senado.

"O coronel pediu desculpas, reverentemente. “Fuad” nem cobrou que havia contribuído com um fantástico estoque de bebidas, que um avião oficial foi buscar em Ponta Porã, para a posse do presidente João Figueiredo. Depois de muitas mesuras, o coronel acompanhou-o até o elevador. “Fuad” retirou-se, triunfante, acenando da janela do carro de um senador para os funcionários da PF que se acotovelavam nas janelas do prédio para vê-lo."

Pois é, a "revolução" pedia desculpas a bandidos por prendê-los. Os defensores daquele regime precisam voltar aos bancos escolares urgente...

Related Posts with Thumbnails