segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

ISTO É YOANI SÁNCHEZ

O rumor de que amanhã, sexta-feira, Raúl Castro poderia anunciar uma flexibilização a estas restrições de entrada e saída não me deixa dormir. Em quatro anos meu passaporte se encheu de vistos para outras nações, porém carece de uma só permissão para que eu possa transpor essa insularidade. Dezoito negativas de viagem é demais; parece mais uma vingança pessoal do que o exercício de alguma regulamentação burocrática. 

Tenho minha bagagem preparada desde há muito. A roupa que contém foi amarelando com o tempo, os presentes que levaria para os amigos caducaram ou passaram de moda, as comunicações que iria ler ao vivo em certos eventos perderam a atualidade. Porém a maleta continua me olhando de um canto da casa. 

Quando viajamos? Imagino que suas rodas gastas me interrogam. E só atino em lhe responder que talvez esta sexta-feira num parlamento – sem poder real – alguém decrete a devolução de um direito de que sempre deveria desfrutar.

No caso de que a esperada “reforma migratória” seja anunciada, provarei seus limites no aeroporto, em frente à guarita que tantos temem. Minha maleta e eu estamos prontas. Dispostas a comprovar se o guarda apertará o botão que abre a porta para a sala de espera ou se chamará a segurança para que me tirem do lugar.

(final do post de 22/12/2001, Com a maleta preparada, segundo a tradução publicada no blogue Geração Y . Ela escreve bem. E, pelo menos quanto ao direito de viajar para onde preferir, não há como negar que está coberta de razão. Quem quiser realmente ajudar Cuba, que tente convencer seus governantes a abandonarem estas práticas indefensáveis aos olhos das pessoas civilizadas. Elas dão péssima imagem à revolução.)

4 comentários:

ismar disse...

Caro Celso,

Apesar do embargo americano, Cuba, hoje, pode fazer acordos comerciais com quase todos os países da américa latina, além de méxico e Canadá, Espanha e etc.

Por exemplo: várias empresas brasileiras como Petrobrás, estão atualmente em território Cubano, cumprindo acordos comerciais.

Vanezuela lhes vende petróleo a preço abaixo da tabela mundial, empreários os Espanhois instalaram redes de hoteis por lá. Ou seja, o embargo já não é tão embargo assim.

O Senhor Raul Castro exagera nas reclamações, como se o mundo inteiro estivesse contra cuba, como era nos anos 60/70.

Não existe razão para tanta desculpa.

Anônimo disse...

Libera essa gusana logo. Que vá pra Miami fazer propaganda anti-Cuba. Prestará excelentes serviços aos oligarcas de todas as nações. Essa, com certeza, não perecerá nos cárceres junto aos demais latinos que se atreveram a imigrar para o território ianque.

Chinchonero

celsolungaretti disse...

Mas, as restrições ainda existentes atrapalham muito, pois Cuba é uma pequena nação, economicamente bem frágil.

O que não pode é utilizá-las como pretexto para medidas autoritárias... e ranzinzas.

É patético as autoridades darem tanta importância assim a uma blogueira. Se deixassem rolar, logo perceberiam que sua paranóia era descabida.

Apelido disponível: Sala Fério disse...

Que viaje! Levando só o que tem de essencial, acrescido dos presentes que a direita espanhola e ianque lhes regalaram! Que se vaya!!!

Related Posts with Thumbnails