sábado, 17 de dezembro de 2011

MESSI E O BARCELONA, NA VISÃO DE SÓCRATES

Estava inspirado o saudoso doutor Sócrates, ao escrever sobre a Catalunha libertária, sua magia e seus talentos, neste superlativo artigo de abril/2010 para a CartaCapital, O craque e Barcelona, cujos principais trechos reproduzo:
"O catalão é um povo sofrido que até hoje busca a plena independência. Barcelona, sua capital, é motivo de orgulho. Estando na costa do Mediterrâneo, soube crescer de forma ordenada a partir de um plano piloto concebido em meados do século XIX, cujo objetivo era aproximar as aldeias ao redor a partir da derrubada das barreiras medievais que ali existiam. Imaginação, criatividade, talento e loucura são alguns dos adjetivos que poderiam muito bem definir aquele que é um símbolo da cidade, o arquiteto Antonio Gaudí...

Por falar em imaginação e criatividade, aqui estão a alma e a essência do que deve ser o bom futebol. E estes são atributos que não faltam ao jovem Messi, que vem sendo nesta temporada a própria expressão do que chamamos 'beleza e alegria' desse esporte. São qualidades extremamente valorizadas pelo povo catalão, que não mede esforços para demonstrar o quanto se sente feliz em ter entre sua gente talentos como o do argentino. E sempre foi assim. Muitos dos últimos agraciados como melhores do mundo vestiam a malha do Barcelona quando da escolha. Inclusive Romário, Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho. (...) E é essa energia contagiante do catalão que permite que gênios como esses citados possam exprimir totalmente a sua arte em uma região onde também nasceu ou cresceu a genialidade de Picasso, Joan Miró e muitos mais.
Manifestação autonomista em partida de 2009 no Camp Neu
...o dia nacional [da Catalunha] celebrado em 11 de setembro é para lembrar mais uma derrota e onde a festa e a dança (La Sardanha) são intimistas ao extremo, contrastando com a euforia e a felicidade de outros povos e culturas. Uma história de dor, perdas e frustrações que, em vez de transformar o catalão em derrotista e cabisbaixo, o tornou mais forte e altaneiro.
No estádio,  per supuesto, o que mais vemos é a exaltação à arte dos mais qualificados. É o assombro coletivo empurrando o talento ladeira abaixo na velocidade necessária para que ele desabroche em toda a sua plenitude, para delírio da massa sedenta por essa beleza que o futebol nos oferece quando livre das amarras impostas por mentes menos arrojadas e reacionárias. É o êxtase da liberdade e da criatividade. É o sorriso da ingenuidade de quem só quer acompanhar o desfilar da arte em sua mais profunda interpretação. São manifestações incontroláveis que denotam a total expressividade da emoção que toma conta de todos que entrelaçam as mãos em torno do clube do coração – que, mais que um time ou equipe, representa um povo e sua saga histórica.
...[e, sobre o Barcelona não vender espaços na sua camisa, mas, pelo contrário, pagar pelo uso do símbolo da Unicef] Um gigantesco exemplo de como é possível viver em um mundo essencialmente comercial, mantendo preservada a sensibilidade humana. Sensibilidade essa que transparece na fronte e nos pés habilidosos de jogadores como Messi..."

É do catalão Lluís Llach este hino da resistência a Franco

2 comentários:

Naty CV disse...

Essa faixa na torcida do Barça me lembra uma faixa que a Geral do Grêmio leva em todos os jogos, onde diz: "REPÚBLICA RIO GRANDENSE"...

Não sei se tu sabe Celso, mas aqui no sul, as torcidas, tanto de Grêmio ou de Inter, nos jogos, nunca cantam o hino do Brasil, apesar de sempre ser tocado antes dos jogos, mas na hora que toca o hino do RS, o estádio inteiro canta em peso.

Naty CV disse...

Ah, e como tu deve saber, aqui no RS, nós celebramos ao máximo o 20 de setembro, que marcou o início da Revolução Farroupilha, que apesar de termos sido derrotados, o sentimento e orgulho farroupilha, permanece até os dias de hoje...

Assim como se tem a semana da Pátria, antes do 7 de setembro, aqui temos a semana Farroupilha, antes do 20 de setembro, inclusive sempre tem muito mais gente no desfile farroupilha do dia 20/09,do que no desfile militar do dia 07/09.

Engraçado, tudo foi em um dia de setembro.

Related Posts with Thumbnails