segunda-feira, 14 de novembro de 2011

'CÊ TÁ PENSANDO QUE EU SOU LOKI?

"Sou malandro velho, não tenho nada com isso."

Depois de fazer o maior escarcéu com a besteirinha de que os alunos da USP apoiariam a sacrílega presença dos brucutus fardados num templo do saber (no fundo, prevaleceu a tradicional rixa dos alunos de Exatas e Biológicas com os de Humanas, ou seja, o resultado percentual seria parecido qualquer que fosse o assunto pesquisado), a Folha de S. Paulo tenta limpar a barra com um editorial comedido, A polícia e a USP, cujo final chega até a ser sensato:
"A lei vale para todo cidadão brasileiro, universitário ou não. Deve valer, contudo, para a própria polícia. São notórios e frequentes, no Brasil, os casos de truculência policial; de assassinatos disfarçados sob o pretexto de 'resistência à prisão'; de falsos flagrantes organizados por maus policiais em busca de propina.

A legislação brasileira a respeito das drogas, que deveria avançar no sentido de uma gradual liberalização, já exclui o porte e o consumo pessoal da pena de prisão. Persistem, entretanto, a intimidação e a repressão aos usuários.

Na USP e fora dela, a PM tem problemas mais importantes a resolver do que revistar mochilas de adolescentes à procura de pequenas quantidades de maconha.
Exceto em casos específicos de investigação fundamentada, a polícia não terá reconhecimento da comunidade se encarar como suspeito qualquer agrupamento de rapazes ou moças em seus momentos de lazer, cercando-os do olhar hostil da vigilância armada.

Policiais e cidadãos devem conviver sem desconfiança mútua -essa obviedade está longe de confirmar-se no Brasil..."
Os aprendizes de feiticeiro do jornal da  ditabranda  devem supor que sejamos todos lokis.  Me engana que eu gosto.

Um malandro velho como eu está careca de saber que a repercussão de uma manchete dominical é umas 20 vezes maior que a de um editorial de 2ª feira.

Ou seja, depois de municiar à farta os fascistóides --  artigo do Olavo de Carvalho  incluso --, agora dá o  pulo do gato: "Calma lá, nosso jornal não é tão policialesco assim. Vejam que postura civilizada assumimos no editorial...".

Na verdade, lembrando um dos bordões do Paulo Francis, a Folha está à direita de Gengis Khan. E começa a revelar-se mais cínica do que o Paulo Maluf

É só o que tem a dizer este malandro velho.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails