quarta-feira, 5 de outubro de 2011

UM LETRISTA SUPERLATIVO: LEONARD COHEN

O poeta, compositor e cantor canadense Leonard Cohen não chamou minha atenção quando, assistindo ao filme sobre o Festival da Ilha de Wight de 1970, eu o vi como atração secundária.

Já sua canção "The Stranger Song" me atingiu em cheio, desde a primeira vez em que assisti ao filmaço de Robert Altman, McCabe & Mrs. Miller (1971). É a utilizada na abertura, junto com a chegada de Warren Beatty e os letreiros iniciais. Adorei.


Mas, ficou nisso. Não soube de disco seu lançado no Brasil, à época. Terá havido algum?

Veio o surpreendente Exótica (d. Atom Egoyan, 1994), que considero uma das culminâncias cinematográficas da década de 1990. E aí fiquei conhecendo a incrível "Everybody knows" -- que, tanto quanto "The Stranger Song", encaixou-se como uma luva num filme para o qual não fora feita.


Não esqueci mais o nome do autor. Depois, com as facilidades do MP3, travei contato com a obra inteira de Cohen. E fiquei admirando intensamente seus dotes de grande letrista, equiparável a Jim Morrison, Bob Dylan, Paul Simon e Peter Sinfield.

Finalmente, navegando pelo YouTube acabo de descobrir um vídeo precioso de Cohen interpretando "The partisan song" na TV francesa, em 1969. 


Outro arraso -- e motivo mais do que suficiente para fazer este post.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails