sexta-feira, 7 de outubro de 2011

ESMIUÇANDO A FASE TERMINAL DO CAPITALISMO

A BBC está colhendo opiniões de doutos sobre se o capitalismo fracassou e está chegando ao fim.

Sucintamente, podemos dizer que não cabe falar-se em sucesso ou fracasso, mas sim que esgotou seu papel histórico.

Foi bem sucedido em substituir o feudalismo, criando as premissas para o homem se libertar dos grilhões da necessidade. Hoje, já existe capacidade produtiva suficiente para proporcionar-se uma existência digna a cada habitante do planeta.

Mas, ao priorizar o lucro e não o atendimento das necessidades humanas, não só desperdiça tal potencial, como ameaça causar o extermínio da espécie humana, com a exploração desmedida de recursos finitos e as agressões ao meio ambiente.

Hoje é essencialmente nocivo e, quanto mais durar, maiores malefícios causará. O mundo está prenhe de revoluções.

Mas, voltando à série da BBC, está sendo interessante por destacar aspectos desta crise terminal (para o capitalismo ou para a humanidade, a única questão em aberto é qual sucumbirá primeiro).

Chandran Nair, fundador do centro de estudos Global Institute for Tomorrow, destacou que o capitalismo não poderá continuar expandindo-se à custa da exploração da mão-de-obra e de recursos naturais baratos das nações periféricas. Trata-se, sem dúvida, de um dos motivos da sua estagnação atual, mas não o único.

De qualquer forma, vale a pena fazer um registro de sua avaliação, cuja íntegra pode ser acessada aqui.
"...a escravidão foi a primeira tentativa de rebaixar o preço dos recursos produtivos. Quando acabou a escravidão, veio o colonialismo, que novamente foi uma tentativa do modelo capitalista de conseguir recursos a preço baixo.

Quando veio o desconforto com o fim das colônias, passamos a usar o argumento da globalização do crescimento econômico. Depois, a globalização financeira.

...o mundo de hoje é um lugar muito diferente daquele de cem anos atrás, quando tínhamos um bilhão de pessoas. Com a atual população se aproximando dos sete bilhões, as coisas terão de mudar.

...os bens e serviços que parecem dar impulso a empresas e economias dependem da subvalorização de recursos e externalização de custos.

O jogo acabou. Precisamos, portanto, de uma reestruturação fundamental, essencialmente em relação a como as pessoas irão viver.

Precisamos substituir noções simples de crescimento por discussões com nuances mais sofisticadas a respeito do progresso humano - o que não a mesma coisa que apenas sugerir que o crescimento econômico dará a todas as pessoas a possibilidade de ter um 'i-Toy' [gadget eletrônico] ou um carro. Isso não é possível e é nesse ponto que o capitalismo empacou. Uma conversa muito séria precisa acontecer".

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails