quarta-feira, 19 de outubro de 2011

GRÉCIA EM TRANSE

Despacho da agência noticiosa espanhola Efe revela que a paciência do povo grego com a desumanidade capitalista está chegando ao fim.

A conta do desequilíbrio estrutural do sistema vai sendo enfiada goela adentro dos cidadãos de cada nação, sem que jamais se chegue à solução definitiva, pois ela transcende o capitalismo: o mundo só se verá livre da alternância perversa de euforias econômicas e terríveis recessões quando o reparte das riquezas produzidas for regido pelo bem comum e pelo atendimento das necessidades humanas, não pelo lucro.

Do berço da democracia vem o grito de  basta!:
"A Grécia vive nesta 4ª feira o primeiro dos dois dias consecutivos de greve geral, o que deve paralisar a atividade econômica do país, incluído o fechamento do espaço aéreo.

Os controladores aéreos anunciaram na  3ª feira à noite adesão ao protesto por 12 horas, gerando 300 cancelamentos no país.

Durante as primeiras 4h desta 4ª feira, o transporte público na capital ficou paralisado.

A indústria, o ensino, sítios arqueológicos e museus, bancos, ministérios, tribunais e serviços públicos estão praticamente paralisados pela falta de trabalhadores.

Profissionais como advogados, funcionários da Fazenda e de Alfândegas continuarão com as greves até 6ª feira e os taxistas se somaram à greve de 48 horas.
 Nesta 4ª feira também permanecerão fechados os postos de gasolina, padarias, farmácias e comércios.
Dezenas de toneladas de lixo permanecem nas ruas do país inteiro apesar do decreto de mobilização civil da véspera do Governo para que se faça o recolhimento".
Por enquanto, a união popular se dá em torno da rejeição de mais um pacote recessivo.

Dia virá em que os verdadeiros democratas, em todos os países, dirão  basta!  ao capitalismo em si -- até porque ele esvaziou a própria noção de democracia, ao tornar o poder econômico tão poderoso que subjuga e sateliza o poder político, esvaziando a representação popular.

Os movimentos anticapitalistas que estamos vendo pipocar mundialmente na atual década constituem apenas acumulação de forças para o confronto decisivo -- no qual se jogarão as esperanças de sobrevivência da espécie humana, seriamente ameaçada de ser arrastada à extinção pelo capitalismo agonizante.

2 comentários:

Anônimo disse...

Celso, Ja conheço a sua exemplar historia. Parabéns pelo genial artigo de hoje! Se nao me engano na década de 70, um sociologo Russo, Yuri Grassim, ja previa o avanço do que ele chamava de neo conservadorismo no mundo e o consequente recuo das forças progressitas, necessario para acumularem forças para o embate final contra o capitalismo que voce hoje brilhantemente preve!!
Mais uma vez meus parabéns e até a vitoria final que certamente vira!!! Hecival Alves de Castro

celsolungaretti disse...

Obrigado, Hecival!

Não é tão difícil percebermos que a conjugação da crise estrutural do capitalismo com as catástrofes ecológicas cada vez mais graves que estão a caminho, forçará a humanidade a priorizar a solidariedade, a cooperação e o bem comum, sob pena de extinção.

E, quanto antes lançarmos as bases de uma sociedade redimida, menos sofreremos. Tento despertar nas pessoas -- os companheiros em primeiro lugar -- a consciência desta urgência.

Related Posts with Thumbnails