quinta-feira, 14 de abril de 2011

GREENPEACE ALERTA: USINAS BRASILEIRAS REPETEM ERRO CALAMITOSO DE FUKUSHIMA

Em carta enviada no último dia 11 ao BNDE, o Greenpeace Brasil solicitou a suspensão do financiamento para a construção da usina nuclear de Angra III, "em razão do quadro de incertezas" gerado pelo acidente de Fukushima, que deverá provocar "profundas transformações no ambiente regulatório para essa fonte de energia".

A suspensão -- enfatizou o Greenpeace -- se faz necessária como "uma medida de proteção dos recursos geridos pelo banco e que pertencem ao povo brasileiro", pois, caso razões de ordem técnica inviabilizem a construção da usina, isto "fará o BNDES desperdiçar R$ 6 bilhões".

O Greenpeace também alertou para um problema que este blogue foi dos primeiros a destacar:
"...a permissão de que se estoque os resíduos radioativos em piscinas dentro dos prédios onde estão os reatores também deve ser revista. O complexo nuclear de Fukushima, p. ex., contava com a estocagem de seus resíduos em piscinas internas, o que potencializou os efeitos nocivos do recente acidente. No Brasil, as usinas de Angra I e II que já estão em operação adotam o mesmo procedimento, o que também se projeta para o funcionamento da usina de Angra III".

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails