sábado, 2 de abril de 2011

E POR FALAR EM PERDA DE MANDATO...

...não consigo entender como um  coronelão flagrado ao tratar trabalhadores como escravos possa continuar sendo senador do Brasil.

É o caso de João Ribeiro (PR-TO), que foi condenado em 2006 a pagar uma multa de R$ 76 mil por dano moral coletivo. O motivo: manter em situação degradante os trabalhadores de sua fazenda no sul do Pará.

O Ministério Público do Trabalho entrou com recurso tentando elevar o valor para R$ 760 mil, mas a pena original acaba de ser confirmada pelo Tribunal Superior do Trabalho.

Os peões moravam em barracos sem proteção e sem privacidade; não possuíam nenhuma condição sanitária, nem água potável; e dormiam amontoados em redes porque os barracos, de tão diminutos, não comportavam camas.

De quebra, eles eram mantidos como reféns do fazendeiro: em função de dívidas que teriam contraído ao comprarem alimentos, estavam proibidos de deixar o trabalho.

Como pode o Senado permitir que tal cidadão mantenha seu mandato?

Como pôde o eleitorado de Tocantins reeleger duas vezes o culpado de tais práticas?

Como pôde o ex-presidente Lula aceitar o dito cujo como membro do seu Conselho Político?

São perguntas que não querem calar.

Considero que o deputado Jair Bolsanaro deva mesmo ser despojado do seu mandato por racismo, homofobia e exaltação de ditadura. [A terceira infâmia, incompreensivelmente, ainda não é considerada crime no Brasil, mas deveria ser punida da mesmissima forma que nações civilizadas punem quem nega a existência do Holocausto.]

Eu diria, entretanto, que o ato praticado por João Ribeiro é, no mínimo, tão merecedor de punição exemplar quanto a fala de Bolsonaro  -- pouco importando que o primeiro tenha agido às escondidas, enquanto o segundo externou seu preconceito em rede nacional de TV.

O ideal seria que ambos ficassem sem mandato... juntos com muitos outros parlamentares,  começando pelo próprio presidente do Senado, o inacreditável José Sarney.

"Porque gado a gente marca/ tange, ferra, 
engorda  e mata/ mas, com gente é diferente"

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails