sexta-feira, 11 de março de 2011

"O GLOBO" ENTREGA O REPRESENTANTE DA DIREITA TOTALITÁRIA NO PODER

Há um bom tempo venho qualificando o Nelson Jobim de porta-ultimatos da caserna no Ministério do Lula -- e agora, incompreensivelmente, também no de Dilma.

Não esperava, entretanto, que minhas palavras fossem confirmadas... logo pelo jornal O Globo! E, para que não reste nenhuma dúvida, em editorial!

Isto mesmo, no editorial Os militares e as vítimas da ditadura o jornalão carioca entrega:
"...o governo passado permitiu que grupos da esquerda autoritária, incrustados no poder, utilizassem a terceira versão do Programa Nacional de Direitos Humanos para propor (...) a condenação na Justiça de agentes públicos autores de sequestros, tortura, assassinatos etc.

"... O esboço de uma crise militar foi abortado pelo compromisso do governo de evitar revanchismos e pela atuação do ministro da Defesa, Nelson Jobim...
O compromisso está preservado, tanto que Jobim e a nova titular da Secretaria de Direitos Humanos, ministra Maria do Rosário, trabalham juntos para conseguir aprovar no Congresso o projeto de criação da Comissão da Verdade. Se fosse para tentar criminalizar militares e policiais -- legalmente impossível -- Jobim não estaria ao lado de Maria do Rosário".
Os grifos são meus e dão uma boa idéia do papel que Jobim cumpre no Ministério: utilizando o mesmo jargão policialesco de O Globo, trata-se do representante da direita totalitária incrustado no poder.

Sua devoção aos fardados é tamanha que, segundo o editorial, se fosse para a criminalização dos verdugos da ditadura, ele não estaria ajudando a viabilizar a Comissão da Verdade, mesmo que o governo a desejasse.

Mais explícito, impossível.

2 comentários:

Anônimo disse...

bom dia.. celso.. me explica só uma coisa... se o jobim é o representante da "direita explícita".... o que que ele está fazendo com o genoíno? meio que não bate, entende?

abraços...

celsolungaretti disse...

De que o Jobim encampou a visão das viúvas da ditadura, não há dúvida nenhuma. Sei lá se por convicção ou conveniência política.

Mesmo assim não precisava exagerar, vestindo fardas a torto e a direito. Pega mal.

Quanto ao Genoíno, ou está simplesmente viajando na maionese, ou se trata de uma jogada de médio prazo: entra agora como assessor do Jobim, que o aproximará dos militares para em julho, quando (afinal! finalmente! enfim! já irá tarde!) sair do Ministério, passar-lhe o bastão.

Espero que essa idéia de asno não esteja por trás da investidura bizarra. Pois o Genoíno seria o homem errado no lugar errado. Os militares tudo fariam para minar e torpedear sua autoridade.

Um abração!

Related Posts with Thumbnails