quinta-feira, 17 de março de 2011

JAPÃO: FALA DO IMPERADOR FAZ SUPOR QUE A SITUAÇÃO SEJA GRAVÍSSIMA

Imperador na TV: só em circunstâncias extremas
Em depoimento ao Congresso, o chefe da comissão nuclear dos EUA, Gregory Jaczko, informou: a radiação no reator 4 de Fukushima é "extremamente alta".

Jaczko acredita que não haja mais água no seu reservatório. Isto faria as varetas de urânio derreterem, com a radiação aumentando a ponto de os funcionários de Fukushima não poderem mais tomar medidas corretivas.

E, enquanto os japoneses tratam de evacuar a população num raio de 20 km da usina, a embaixada dos EUA aconselha aos norte-americanos que se mantenham à distância mínima de 80 km.

Günther Oettinger, comissário de Energia da União Europeia, avalia que as autoridades japonesas  perderam o controle da situação.

É generalizado o temor de uma nova Chernobil
A crise nuclear atual já é reconhecida como a mais grave desde a explosão do reator de Chernobil, a pior de todos os tempos. E ainda não se sabe até onde chegará.

De quebra, os japoneses agora terão de conviver também com apagões, em meio a um rigoroso inverno: a geração de energia foi enormemente prejudicada.

Para quem, como eu, tenta separar a verdade da desconversa apaziguadora, uma boa pista foi o pronunciamento do imperador Akihito, exortando o povo a manter a esperança.

Um jornalista tão veterano quanto respeitado, João Batista Natali, explica o porquê:
"A última vez que um imperador japonês usou a mídia eletrônica para se dirigir ao país em momento de crise foi em 15 de agosto de 1945. Hiroíto (...) leu pelo rádio mensagem em que anunciava a aceitação da rendição militar incondicional imposta pelos aliados.

...Segundo antiga tradição japonesa, ao imperador basta o fato de existir. Ele não fala. Sua promessa de mudez é quebrada com as mensagens de Ano-Novo ou com as declarações  (...) que faz ao exterior.

É por isso que o pronunciamento de ontem é altamente excepcional. Significa que a situação é grave ou mesmo gravíssima, caso os vazamentos nucleares provoquem desdobramentos mais trágicos que os admitidos até agora pelo governo".

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails