terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

RECORDAR É VIVER

"Diante da prova técnica da falsidade do documento, solicito 
providências no sentido de que seja prestada informação clara 
e precisa acerca da 'ficha' fraudulenta, nas mesmas condições 
editoriais de publicação da matéria por meio da qual ela foi 
amplamente divulgada, em 5 de abril de 2009."
(carta da então ministra Dilma Rousseff ao ombudsman da Folha de S. Paulo, em abril de 2009, reagindo à publicação com enorme destaque, na capa de uma edição dominical, de ficha policial falsa acusando-a de várias ações armadas com as quais nada teve a ver. A ficha fajuta ilustrou reportagem por meio da qual a Folha tentou, falaciosamente, envolvê-la num mirabolante plano de sequestro de Delfim Netto, que não era de sua responsabilidade e nem foi sequer tentado).

"Ao comemorar o aniversário de 90 anos da Folha de S.Paulo, este 
grande jornal brasileiro, o que estamos celebrando também é a 
existência da liberdade de imprensa no Brasil.
(...) De Líbero Badaró a Vladimir Herzog, ser um jornalista no Brasil tem sido 
um ato  de coragem. É esta coragem que aplaudo hoje no aniversário da Folha.
Uma imprensa livre, plural e investigativa, ela é imprescindível 
para a democracia num país como o nosso..."
(trechos do discurso proferido por Dilma Rosseff no regabofe comemorativo da efeméride do jornal da  ditabranda -- que nunca foi imprescindível para democracia nenhuma, muito pelo contrário!)

10 comentários:

José Carlos Lima disse...

Tudo bem Mello, gostei da sua postagem, que li Que anfitrião da cara das mais amarradas, que amuo é ésse Otavinho!!!!!
http://blog.planalto.gov.br/sem-liberdade-de-imprensa-nao-ha-democracia/
Quanto a minha opinião, se é que ela vale alguma coisa, sou a favor desta distensão que vem sendo promovida pelo Planalto, o importante é que as políticas públicas sejam implantadas
Abraço

Anatalina, sp disse...

caro naufrago não creio que Dilma tenha se esquecido deste episodio aguardemos os proximos episodios . O pig tem se esforçado em nos conduzir rumo a decepão com a presidenta pr tanto melhor esperar . Abraços.

Anônimo disse...

Prezado Celso, Me lembro que logo depois da eleiçao de Dilma vc escreveu uma matéria dizendo que Dilma ainda era Vanda!! Hoje com essa noticia que me deixou engasgada me fiz essa pergunta, sera que depois de 2 meses como Presidenta, Dilma ainda é Vanda? Lenisina

Unknown disse...

As reações dos internautas na blogosfera, na sua maioriam estão muito negativas. Faço parte delas.

Anônimo disse...

lamentável o seu comparecimento ao velório dos 90 anosa da fsp. pior ainda foi o seu discurso.
já estou com saudades do lula. que decepção.

Anônimo disse...

"Não vamos nos deixar levar pela emoção." "O que vale é a razão." Não é assim que pensam os esquerdistas com suas ideologias mirabolantes e muitas vezes inconsequentes. A RAZÃO nos conduziria a NÃO ir a um "encontro" desse. Bastava mandar um emissário. E agora, José? A festa acabou; mas o discurso, elogiando a "foia", ficou. Será usado futuramente, no momento adequado. E nossa luta, durante esses anos todos, denunciando o pig foi em vão? Devo reconhecer que SIM. As palavras para o pig, valem muito. Lula não compareceu a uma festa igual a essa, mas indagado por um repórter da rede do bobo, se ele achou as eleições isentas disse, sem pensar muito, que SIM. O comandante chefe da mídia golpista, depois de várias acusações contra ela, como DEFESA usou a afirmação do presidente Lula na entrevista. É ASSIM QUE FUNCIONA O IMPÉRIO DO PIG. CARLOS

celsolungaretti disse...

Eu até admito que a Dilma comparecesse a um ato desses por respeito à liturgia do cargo.

Mas, precisa contratar urgentemente um bom redator de recursos. O que não lhe cabia, de jeito nenhum, era rasgar seda para um veículo que mantém um comportamento extremamente calhorda em relação aos antigos resistentes e que a atingiu pessoalmente com uma inominável molecagem jornalística.

Deveria fazer um pronunciamento mais neutro e, inclusive, lançar algumas indiretas ao anfitrião -- algo sutil, que os bons entendedores captassem.

O discurso foi um completo vexame.

SPIN disse...

Olá Helena Chagas,

o discurso de Dilma na Folha (parece que mais o discurso com a ida) provocou um rebuliço na blogosfera progressita, Dilma precisa ir à Carta Capital para que os ânimos se acalme...rsss

De fato temos razões, Dilma tem que acenar para nós também, esperamos.
Crei q a presidenta deva ocupar o espaço para o qual foi eleita, mas todos eles, a área progressista também, caso contrário ficamos com ciúmes

Postei este comentário em tudo quanto é lugar onde o assunto foi comentado.

Ótimo texto, entendo mas, quanto a ida da Dilma ao aniversário da Folha

Nem Obama pode, senão vejamos:

Obama esteve recente na Fox New e elogiou a emissora com estas palavras, que lembram as usadas por Dilma, a entrevista começou assim:

BILL O’REILLY, ANFITRIÃO, “THE O’REILLY FACTOR”: Sr. Presidente, obrigado por nos conceder esta entrevista. E preciso agradecê-lo em nome do canal Fox News por ajudar Greg Palkot e o Sr. Wiig que foram maltratados no Cairo. Foi o senhor, foi Robert Gibbs (secretário de Imprensa) e o Departamento de Estado que realmente os salvaram e nos agradecemos muito.


"BARACK OBAMA, PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS: Olha, aqueles caras mostraram uma grande coragem, como muitos jornalistas pelo mundo afora. E assim não foi só importante para nós, assegurar que eles fossem salvos para eles e suas famílias, mas também assegurar o princípio básico do discurso livre e a liberdade da imprensa. Este é um valor universal que nós cuidamos. E eu sei que a Fox cuida disso. Então, estou feliz que estes caras…

http://claudiomafra.wordpress.com/2011/02/12/imperdivel-entrevista-de-obama-na-fox-news-video-e-traducao/.

Todo mundo sabe que Obama odeia a FN e, no entanto, a elogiou, embora já tenha criticado abertamente a emissora.
Aqui ou nos EUA, esta tensão cabe ao governo desencadear, muito pelo contrário, tem que haver distensão entre as duas partes.
Guerrear cabe a nós difundirmos e, sim, estamos fazendo isso, inclusive agora ao criticarmos o encontro.
Só espero que o tal encontro não signifique ruptura da nossa parte para com Dilma, isso sim, é o que a velha mídia mais quer.
Quanto a ida de Dilma à Folha vejo mais como orientação da Helena Chagas, Secretária de Comunicação da Presidência, do que coisa de Palocci ou José Eduardo Cardoso, ministros da presidente(a).
Um fato que me chamou a atenção a troca de fotografias no Blog do Planalto, e até nisso percebi que Dilma não quer mesmo guerrinha com a velha mídia: a primeira foto para ilustrar o artigo, esta abaixo, onde o Otavinho aparece de cara amarrada ao lado de uma sorridente Dilma,foi substituida por outra, onde Dilma aparecende discursando no evento.

Talvez a substituição não tenha sido feita por outro motivo qualquer, no entanto estou dando este significado à troca de imagens: Dilma não quer mesmo guerrear.




Obama já criticou e odeia a Fox News?
Sim.
A Fox News ama Obama?
Não?
No entanto o presidente americano teceu rasgados elogios à emissora.
Qual o problema?
Não cabe ao governo esta tensão, nem mesmo Lula quis isso, e se o ex-presidente gostava de ir aos eventos da Carta Capital, quando pode, também esteve na Globo, Folha, Estadão, enfim, o esforço dele(Lula) era grande no sentido da paz entre as duas partes, apenas não conseguiu, cabe a Dilma tentar.


Espero que o gesto de Dilma não nos leve a abandonar a trincheira, pois é isto o que a velha mídia quer.
Mesmo no período Lula, a Conferência da Comunicação foi realizada por causa da pressão popular, cabe a nós este lutarmos por mudanças no setor.
Esta tensionamento cabe a nós aprofundarmos.


www.josecarloslima.blogspot.com

Paulo Ribeiro disse...

A presidenta Dilma demonstrou uma pusilaminidade que preocupa a todos nós, que nela depositamos noss confiança. Além de comparecer ao evento, ao qual poderia muito bem ter mandado Michel Temer representa-la, enalteceu a Folha de São Paulo em seu discurso. Se tivesse mais pulso, citaria em sua fala, mesmo que de modo velado, as calúnias perpetradas pelo jornal contra a sua pessoa. Não teve coragem, apequenou-se de forma surpreendente. Passadoe ste triste episódio, como será o comportamento quando aqui desembarcar o ianque Barack Obama? Vai questiona-lo sobre as retaliações impostas aos produtos brasileiros? Irá pedir medidas mais justas e humanas por parte da imigração contra os brasileiros? Vai exigir que deixe de se meter em assuntos internos de outros países? Agora, lamentavelmente, tenho minhas dúvidas. Por isso, levanto aminha voz aos céus e grito: VOLTE LOGO, PRESIDENTE LULA!!!!

Jorge Almeida disse...

Como pode a presidenta Dilma comparar a coragem de Vladimir Herzog (assassinado pela ditadura) com a Folha (que cedia seus carros para prender, torturar ae assassinar opositores?) Tou pra ver discurso mais cínico e submisso do qiue este. E não venham responsabilizar que redigiu o discurso, pois Dilma sabem muito bem o que esta dizendo.
Jorge Almeida

Related Posts with Thumbnails