quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

INFORMANTE CONFESSA QUE MENTIU À CIA SOBRE ARMAS BIOLÓGICAS IRAQUIANAS

Seria cômico, se não fosse trágico: a ocupação militar do Iraque pelos Estados Unidos e a destituição do dirigente que, bom ou mau, deveria ter sua sorte decidida pelos próprios iraquianos e não por invasores estrangeiros, deveram-se a denúncia falsa, proveniente de uma única fonte (!!!).

O próprio ex-presidente estadunidense George W. Bush admitiu ter decidido violentar o princípio de autodeterminação dos povos em função do depoimento do dissidente Rafid Ahmed Alwan al Janabi, um engenheiro químico iraquiano.

Pois bem, o tal Janabi acaba de confessar ao jornal britânico Guardian que mentiu aos serviços secretos dos EUA (e também da Alemanha), ao impingir-lhes invencionices sobre a existência de armas biológicas móveis transportadas por meio de caminhões, bem como de fábricas secretas.

Foi este -- produção secreta de armas de destruição em massa -- o motivo alegado por Bush para derrubar Saddam Hussein em 2003.

Palavras de Janabi:
"Eu tinha problemas com Saddam. Queria me livrar dele e tive a chance. Eles me deram essa chance. Eu tive a chance de fabricar algo para depor o governo. Eu e meus filhos temos orgulho disso e de que somos a razão de haver democracia ao Iraque".
A entrevista de Janabi ao Guardian veio na esteira do lançamento do livro de memórias do ex-secretário de Defesa estadunidense, no qual Donald Rumsfeld reiterou o que todos já sabíamos, admitindo a inexistência das tais armas biológicas.

Mas, terão mesmo a CIA e Bush acreditado nessa lorota ou foi apenas o pretexto que lhes caiu no colo para fazerem o que sempre pretenderam fazer?

No mundo da espionagem, como no do jornalismo, informação nova que é trazida por uma só fonte entra sempre como hipótese, não como verdade. Carece de confirmação.

Então, escolham: ou o Governo Bush foi pateticamente ingênuo, ou criminosamente manipulador.

Não esquecendo que nem a ONU, nem ninguém, autorizou os EUA a assumirem o papel de policiais do mundo.

Mesmo que as armas mirabolantes houvessem sido encontradas, não justificariam a covarde agressão a uma nação independente e sem a mínima possibilidade de resistir à principal potência militar do planeta.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails