quarta-feira, 10 de novembro de 2010

ANISTIA INTERNACIONAL QUER BUSH PROCESSADO POR TORTURA

"Podemos encarcerar?"
"Com certeza!"

A Anistia Internacional não vai deixar barata a confissão de George W. Bush, que admitiu ter ordenado tortura quando presidia os Estados Unidos: pediu ao governo Obama que processe Bush.

Conforme relatei no artigo CIA: "podemos torturar?" Bush: "com certeza!", em seu livro de memórias Decision Points o ex-presidente reconheceu ter autorizado o afogamento inconcluso (não letal) de um suspeito de terrorismo.

"A confissão do presidente Bush é suficiente para desencadear a obrigação internacional que os Estados Unidos têm de investigar esta confissão e de levá-lo à justiça", afirmou Rob Freer, dirigente da Anistia Internacional.

Dizendo-se "escandalizado", o representante americano na AI, Jerrold Nadler, exortou o secretário de Justiça Eric Holder a nomear um procurador especial para investigar os fatos.

Na verdade, nada existe a investigar-se, só falta mesmo a definição da sentença. 

Bush não só assumiu espontaneamente sua condição de mandante de tortura, como se declarou disposto a reincindir, caso a oportunidade se apresente: garantiu que voltaria a agir da mesmíssima maneira para "salvar a vida de americanos".

Ouvimos justificativas semelhantes dos réus do julgamento de Nuremberg. E eles foram condenados.

Espera-se que a Justiça não seja feita apenas com os vencidos.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails