segunda-feira, 11 de outubro de 2010

TERRA ARRASADA x RESGATE DA ESPERANÇA

O primeiro debate eleitoral de presidenciáveis no 2º turno foi tão melancólico que levei bom tempo até reunir coragem para me defrontar com ele.

Não passou de uma sucessão exasperante de ninharias superdimensionadas, pegadinhas, má fé e má postura.

Foi anedótico, p. ex., José Serra pretender que poucas e desimportantes privatizações sob governos petistas equivaleriam à avalanche de privatizações sob Fernando Henrique Cardoso (nos seus dois mandatos presidenciais e como ministro da Fazenda de Itamar Franco).

Mais inteligente teria sido ele dizer que quem iniciou as privatizações, afinal, foi Fernando Collor (o qual, aliás, é o estranho mais estranho no ninho dos aliados do Governo Lula!).

Também a Dilma não ocorreram as melhores réplicas em vários momentos, como quando Serra comparou os ex-presidentes da República que o apoiam àqueles que a apoiam.

Bastaria ela lembrar que tem o apoio do presidente Lula, mais bem avaliado e querido pelo povo do que os quatro citados juntos.

Quando Serra se diz um homem coerente com seu passado, está pedindo que lhe atirem na cara o fato de que, como ex-presidente da UNE, jamais poderia ter determinado a invasão da Cidade Universitária pela truculenta tropa de choque da PM, revivendo os piores tempos da ditadura militar.

Aliás, no momento em que Dilma sofre acusações tão falaciosas, fico pasmo com a não colocação no ar das chocantes agressões a estudantes e professores paulistas durante o governo de Serra.

OS CACIQUES DA DITADURA E SEU ÍNDIO

Também é totalmente incongruente com seu passado de exilado político o apoio que recebe do DEM, a quarta denominação do partido criado para dar sustentação à ditadura militar:  já se chamou Arena, PDS e PFL, sem nunca conseguir fazer com que esquecêssemos os tempos em que respaldava o mais grotesco arbítrio e as piores atrocidades.

Por conta dessa aliança Serra teve de engolir um sapo descomunal, a escolha de Índio da Costa para seu vice. A retórica do dito cujo parece saída diretamente dos sites ultradireitistas, lembrando o primarismo iletrado  e destrambelhado dos Ustras e Bolsonaros da vida.

Mesmo assim, na batalha dos currículos maquilados por marqueteiros, das promessas vazias e da satanização do adversário, Serra leva ligeira vantagem, por ter mais chão nessa estrada.

Será suficiente para contrabalançar a enorme popularidade do Lula?

A óbvia tendenciosidade da mídia golpista faz temer que um factóide exagerado ao máximo acabe funcionando, depois de tantos que se mostraram inócuos. A Folha  de S. Paulo e a Veja garimpam sofregamente tal factóide.

Então, já passou da hora da campanha de Dilma sair do terreno que favorece ao adversário e focar as diferenças ideológicas.

Chega de ajudar a burguesia a impingir a ilusão de que presidentes são homens providenciais que tudo  podem, decidem, fazem e acontecem.

Há muito tempo o PT deveria estar tratando esta eleição como uma disputa entre o campo progressista e o reacionário, entre um projeto político que contempla alguns interesses populares e outro totalmente subjugado ao capitalismo, inclusive no que ele tem de mais selvagem.

Estava certíssimo Plínio de Arruda Sampaio quando enfatizava estar representando seu partido na eleição. Para a esquerda, isto é o bê-a-bá: seus candidatos não são  capos  mussolinescos, mas expressão de um coletivo. Não é uma disputa de individualidades, e sim de forças políticas, econômicas e sociais.

Então, ao colocar em dúvida o cumprimento das promessas de Serra, deveria Dilma dizer claramente que seu adversário é refém dos interesses mais predatórios e retrógrados, de forma que, quando tiver de optar entre eles e o povo, ficará contra o povo, como ficou contra os universitários que nada mais faziam do que repetir os passos por ele mesmo dados no comecinho da sua jornada.

Só Dilma e o PT poderão resgatar essa campanha da vala comum em que os demotucanos e sua brigada virtual neofascista a estão atirando.

Eles não têm nada de diferente a oferecer, pois a burguesia nada de substancial quer conceder e resistirá com unhas e dentes às tentativas de limitarmos seus lucros escandalosos e impedirmos que continue produzindo  desigualdade social tão aberrante. Então,  os serviçais da burguesia se limitam a desconstruir tudo, na esperança de se tornarem herdeiros de uma terra arrasada.

Se depender dos demotucanos, a política continuará sendo a da entropia, da marcha para a destruição.

Só o PT e as forças de esquerda poderão trazer esperanças para o povo.

Mas, adotando uma postura bem diferente, muito mais para  Lula-lá  do que para  Lulinha paz & amor.

A atual é um salto no escuro, com riscos enormes de redundar em terrível derrota e gravíssimo retrocesso.

9 comentários:

Frann disse...

Quero aqui parabenizar a DILMA PRESIDENTE que foi prá cima do arrogante mentiroso e desmascarou-o ao vivo e em cores no debate da Band.Vibrei inúmeras vezes diante da televisão acompanhando as perguntas e respostas dessa GRANDE MULHER que não se intimidou com o ‘malaco’ político profissional.O tom do debate foi delimitado pela investida da nossa candidata que não permitiu momento sequer que o Zémentiroso defendesse a própria esposa.Vi que engoliu em seco diversas vezes o que tem demonstrado falta de segurança nas respostas desse representate dos tukanalhas.Dá-lhe DILMA!

Alexander José de Freitas disse...

O que Serra fala não se escreve? Isto me lembra alguém da língua presa! Ingenuidade política em pleno século XXI é demais, ainda mais para um ex-guerrilheiro, acreditar que o PT é a salvação é comicamente patético! O PT pode fazer revolução sim, mas revolução da qual se referiu Nelson Rodrigues um dia: “A Revolução dos Idiotas”! Está certíssimo José Serra quando diz que ele vai “r”estatizar o banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, estas entidades não estão servindo aos interesses do povo brasileiro, mas sim a interesses de privilegiados grupos políticos e econômicos, falando sem adereços, servem à politicalha petista e aliada, e aos acionistas estrangeiros especuladores! Deve também José Serra “r”estatizar a “Petrobraz”, e fazê-la também servir aos interesses do povo pobre seja do Brasil e do mundo! Mas o que Serra fala não se escreve! Isto me lembra alguém da língua presa! Só acerta o analista Celso Lungaretti quando diz: “Eles não têm nada de diferente a oferecer, pois a burguesia nada de substancial quer conceder e resistirá com unhas e dentes às tentativas de limitarmos seus lucros escandalosos e impedirmos que continue produzindo desigualdade social tão aberrante. Então, os serviçais da burguesia se limitam a desconstruir tudo, na esperança de se tornarem herdeiros de uma terra arrasada”. Bem colocado o pronome pessoal “eles”, porque vale para ambos os candidatos, pau que dá em Chico dá também em Francisco. Nenhum dos dois candidatos à presidência são caminhos, são saídas para lugar algum, a ordem dos fatores não altera o produto, Dilma é 6, José Serra é Meia Dúzia, o analista devia alertar para isso, que vença quem vencer estamos relegados há mais oito anos de atraso caso não mudemos o rumo, o curso de nossa história! Por fim, os interesses da nação devem estar acima dos interesses pessoais! Assim deferia ser!

Alexander José de Freitas disse...

Depois de ler o artigo “TERRA ARRASADA x RESGATE DA ESPERANÇA”, concluí definitivamente por qual razão saíram perdedores os que lutaram contra o regime militar! Ingenuidade! Aqueles que acreditam na liberdade, igualdade e justiça devem ser antes de tudo humanistas, porém, ingênuos não, inocentes úteis pior ainda! Vou plagiar aqui o “Toninho Malvadeza”: numa disputa entre Serra e um Poste, o poste sai vencedor! Estranho o posicionamento do analista, simplifica tudo a uma disputa entre o bem e o mal, quando todos os marxistas sabem que bem e mal não existem! O resgate da esperança é no artigo representado pela senhora Dilma, que ganha à característica de messias, Jesus, tendo sido enviada por Jeová, este representado por Lula, já o anjo Gabriel a “dedilhar” sua de harpa musical é nele representado pela “thurma” do PT e aliados! Quem será o São João Batista, João, o Batizador? Ah?! Durma-se com um barulho desses! A incompetência do PSDB, e aliados é tanta e tão explicita que não conseguem enxergar a um palmo do nariz, criar factóides não surta efeito nenhum, bastaria para liquidar a candidata Dilma dizer a verdade, nada mais que a verdade, toda verdade sobre a pseudo- esquerda que está no poder, aliás, pseudo-esquerda uma vírgula, vertente B da direita! Vou cantar uma canção de arrepiar o cabelo.../O chefe da gangue é o Aldo Rebelo! Alternância de poder, disco lado A, disco lado B, a qualidade da música é a mesma! Ruim! Quando o analista acusa o presidenciável José Serra pela “invasão da Cidade Universitária pela truculenta tropa de choque da PM, revivendo os piores tempos da ditadura militar”, eu replico e questiono: E sobre a invasão da Universidade Federal da Bahia pela também truculenta polícia federal no governo “Lulinha”, tendo ela usado de métodos de truculência e violência ao prenderem estudantes baianos, remetendo aos energúmenos microcéfalos vestidos de verde nos áureos tempos do regime de exceção no Brasil? Outra do articulista: “Também é totalmente incongruente com seu passado de exilado político o apoio que recebe do DEM”! E o que dizer do apoio que madame Dilma recebe dos senhores Fernando Collor de Melo, ex-presidente cassado, José Sarney, El Rey Del Maranhão, Renan Calheiros, “Coroné” das Alagoas, hein analista? Quem tem telhado de vidro não pode jogar pedra no telhado do vizinho, ditado bem antigo e bem ditado! O agora quase ex-presidente Lula não fez outra coisa no seu governo a não ser, ser “capo mussolinesco” do capital nacional e estrangeiro, nunca antes na estória desse país os agiotas prosperaram tanto, se fosse aqui um lugar de gente séria, este senhor Abílio Diniz, representante maior dos agiotas brasileiros (União dos bancos do Brasil) já estaria na cadeia há muito tempo! Não se deve falar da popularidade do Lula, amor- dinheiro, e sim de sua poupança! Não preciso nem dizer do enriquecimento ilícito deste presidente que por hora já se vai tarde, sem deixar qualquer saudade! O Bem Amado! Vai uma pergunta que não quer calar: por que Cesare Battisti está preso até hoje?

celsolungaretti disse...

Democraticamente, coloco no ar as manifestações de esquerdistas das mais diversas tendências, e até de centristas e dos direitistas moderados. Aqui só não entram as viúvas da ditadura e seus filhotes.

Mas, considero extremamente miope esta igualação dos reformistas ao leque de direita que inclui até reaças obtusos como o Índio da Costa e a rede virtual fascista.

Também antes do golpe de 1964 havia os que consideravam o João Goulart indigno de ser defendido pelos verdadeiros esquerdistas. Deu no que deu: por essas e outras, suportamos uma ditadura de 21 anos e vimos milhares dos nossos morrerem ou serem barbarizados.

Quanto ao Cesare, apesar da compreensível ansiedade, ele concorda com o encaminhamento que está sendo dado ao seu caso. Tem espírito de militante, não de diletante.

Alexander José de Freitas disse...

Aqueles que nasceram pós-golpe de estado têm visão mais aprofundada, mais crítica da situação, pois viram os erros de outras gerações, e sabem que não tem o “direito de sempre errar”, cair, visitar o mesmíssimo erro! A autocrítica sempre, sempre se faz necessária, errar é humano, dizem, como também dizem que permanecer no erro é burrice! Autocrítica, a geração antiga da esquerda ainda não fez isto por arrogância, gente “burra” em geral é arrogante! Eis o fato de não entenderem que já não precisamos de um grande pai, ou no caso grande uma mãe que nos diga, devemos fazer isto, ou aquilo, já está superado. Não queremos bater continência para o general, isto é tão passado sem nenhuma perspectiva de volta, as neuroses cessem já! Assim como a patrulha ideológica! O analista quando Justifica a publicação de um comentário de viés contrário ao do seu artigo mostra quem é o verdadeiro diletante, (amador). O mestre Graciliano Ramos já ensinou a lição: “Deve-se escrever da mesma maneira como as lavadeiras lá de Alagoas fazem seu ofício. Elas começam com uma primeira lavada, molham a roupa suja na beira da lagoa ou do riacho, torcem o pano, molham-no novamente, voltam a torcer. Colocam o anil, ensaboam e torcem uma, duas vezes. Depois enxáguam, dão mais uma molhada, agora jogando a água com a mão. Batem o pano na laje ou na pedra limpa, e dão mais uma torcida e mais outra, torcem até não pingar do pano uma só gota. Somente depois de feito tudo isso é que elas dependuram a roupa lavada na corda ou no varal, para secar. Pois quem se mete a escrever devia fazer a mesma coisa. A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer.” O ensinamento foi dado, basta segui-lo analista!
No tempo de leituras! Saudades de Joel Silveira, com quem aprendi a gostar de jornalismo, único, autêntico, não pegava carona, e remava, remava contra a maré! Minhas manhãs de leitura de sábado davam uma satisfação tremenda! Pena que os dinossauros estejam extintos!

Alexander José de Freitas disse...

Quanto a Cesare
levantei um tema que tem sido tabu nesta eleição, por que o silêncio da "velha guarda" petista? será que isso vai manchar a maquiagem da Madame Dilma?
Sobre Diletantes
O diletante não escreveu o comentário, escreveu o artigo! Não sei qual espírito Cesare tem, na cadeia qualquer espírito que outrem por ele outorgar por ele será bem aceito! Penso que manter o único preso político do Brasil, dito república democrática, por conveniência política, eleitoral, e de uma maldade, de um maniqueísmo, e de uma afronta aos direitos da pessoa que fere os sentidos mais humanos dos verdadeiros lutadores da liberdade e justiça! Se há de lutar, que seja por uma causa justa! A justificativa é absurda! Aqui, (neste blog) já vi (li) até justificativa para corrupção, não me assustarei se o regime militar também for justificado! As alianças são múltiplas! A fragilidade de argumentos com a qual escreveu o artigo e que foi tão facilmente desconstruído mostra que a esquerda em geral não se preocupa com a consistência, a solidez, e a eficácia! Daí derrotas históricas! Hoje, não se faz mais política como se fazia no século XIX, graças a deus, oxalá, continue assim, mas algumas cabeças antigas ainda insistem em fazê-la do modo antigo, recorre sempre aos mesmos textos, diretores, atores, um catálogo de erro! Mas deixe, a história tem suas viradas de mesa!

Anônimo disse...

Celso,

Tem um erro aí que ninguém está notando. O Collor não está na coligação da Dilma. O Collor está no PTB que está coligado com o PSDB e DEM.

Será que o Serra não sabe disso? Será que ninguém do PT vai responder a isso?

Um abraço,
Carlos

celsolungaretti disse...

Alexander,

se quiser continuar tendo espaço aqui, não venha com demagogia barata.

Neste blogue nunca se justificou corrupção nenhuma, mas se disse que:
1) a corrupção é inerente ao capitalismo e só será extinta quando extinguirmos o próprio capitalismo, e não com espetáculos policiais que só servem para levantar a bola para a direita;
2) a Operação Satiagraha não passou de uma guerra de ganguestêres pelo controle da Brasil Telecom;
3) Protógenes Queiroz foi apenas o destrambelhado laranja de uma dessas gangues, atuando em conluio com a Rede Globo e, quando as coisas federam pro lado dele, tendo a coragem de apelar ao presidente Obama contra o Governo do seu país.

Respeite, se quiser ser respeitado.

celsolungaretti disse...

Honestamente, comunico que o Alexander postou mais um longo texto e eu não o coloquei no ar, exatamente como avisara.

O motivo foi ele ter, lá pelas tantas, insistindo em que eu estaria "aliviando" para os corruptos.

Como eu jamais ganhei um centavo com blogues e textos que massifico na internet, considero essa uma acusação infame.

Meu trabalho não só ocupou, nos últimos anos, o tempo que eu poderia ter aproveitado para ganhar dinheiro (escrevendo livros, p. ex.), como me fechou várias portas em minha profissão.

Eu o fiz porque acreditava nele. E, se algum dia eu concluir que essas sementes que eu tento plantar não servem para nada, pararei.

Então, quem sustenta algo assim a meu respeito, que apresente provas ou se cale. Mas, provas não há nem jamais haverá.

Já estou cansado da prática bem brasileira da desqualificação de quem pensa diferente. Fiquei enojado com a MOLECAGEM dos que, não tendo como retrucar o livro de Raimundo Pereira sobre a Operação Satiagraha, saíram dizendo que ele teria sido comprado pelo Daniel Dantas.

O Raimundo é uma lenda viva da resistência jornalística e merece respeito.

Eu passei 34 anos sendo caluniado porque não abri mão de tornar conhecida minha verdade, o que quase nenhum esquerdista faz ou fez. Então, só pela coragem moral que tive para nadar contra a corrente, também mereço respeito.

Se alguém acredita que minhas posições têm a ver com alguma vantagem que eu pudesse receber, então não há motivo para continuar me lendo. Perde tempo quem lê textos de alguém que considera venal.

Quanto a mim, não admito que minha honestidade de propósitos seja colocada em dúvida. Nem aqui, nem em lugar nenhum.

Related Posts with Thumbnails