quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O GOLPE É IMINENTE?

Há mais de um mês, quando isto a poucos ocorria, não hesitei em advertir que um golpe de estado não é impossível no Brasil de hoje.

De repente, por conta da fascistização da campanha do José Serra, todo mundo começou não só a enxergar o perigo, como também a alimentar paranóias.

Então, quero trazer ao debate a contribuição que, a partir de minha dupla condição de veterano da resistência à ditadura de 1964/85 e velho jornalista, acredito poder dar.

Golpes no Brasil dependem, basicamente, de três fatores:
  • o apoio majoritário dos grandes capitalistas, com seus recursos materiais e suas redes de comunicação;
  • o envolvimento ou, pelo menos, anuência dos EUA;
  • e, por último, a conquista da caserna.
É óbvio que esses três requisitos não serão preenchidos até 31 de outubro.

No momento, o que existe de concreto é o desespero de José Serra: ele precisou recorrer às piores vertentes da direita para tentar reverter sua desvantagem.

Os cenários do day after  em diante, entretanto, não estão imunes de riscos.  Serão ingênuos os que subestimarem os acidentes de percurso que podem ocorrer ao longo de 2011

Vencendo Serra, não faria sentido ele, desde o primeiro dia do seu governo, favorecer atalhos anticonstitucionais.

Mas, as  viúvas da ditadura  e seus filhotes, a partir do papel desempenhado na satanização de Dilma Rousseff (seja difundindo calúnias e falácias na web, seja fornecendo conteúdos para os veículos reacionários publicarem e a propaganda eleitoral repercutir), iriam sentir-se responsáveis pela vitória e estimulados a botar  as manguinhas de fora.

Aí, claro, ocorreria uma reação correspondente e em sentido contrário de setores da esquerda, gerando turbulências capazes de, numa espiral de radicalização, desembocar em golpe.

E não deve ser descartada a possibilidade de que um impedimento de Serra acabasse levando Índio da Costa a uma posição que ele não tem o mínimo equilíbrio, visão e maturidade para ocupar. Aí seria um Deus nos acuda...

Já o possível triunfo de Dilma deverá ser encarado pelos companheiros como, tão somente, meio caminho andado.

A componente ultradireitista da campanha de Serra, mesmo que (por enquanto) presente apenas na propaganda oficial e virtual, gera um impulso não desprezível e que não vai exaurir-se quando a votação terminar; dela se alimentariam, certamente, quaisquer contestações do veredicto das urnas. Salta aos olhos que uma nova versão do  Cansei!  teria agora muito mais poder de fogo que aquela de 2007, morta no nascedouro.

O que fazer?

Primeiramente, conscientizarmo-nos da necessidade de defendermos e consolidarmos a provável Presidência de Dilma.

E, em termos imediatos, será muito bom se conseguirmos ampliar a vantagem de Dilma sobre Serra, de forma que a vitória, de tão expressiva, fique bem difícil de contestar.

Dilma pode  ganhar  se Marina Silva mantiver a neutralidade. Mas, só  goleará  se tiver Marina ao seu lado, participando incisivamente da campanha na reta final.

Caberia aos dirigentes do PT darem os passos certos para a reconquista de Marina. Em política, tudo é possível.

Isto, claro, envolveria alguns acertos de contas do passado, mas, principalmente, o oferecimento de perspectivas sólidas para seu futuro político.

Um bom ponto de partida é ela não ter tantas opções assim.

O Partido Verde está desmoralizado e do tamanho de um pigmeu, comparativamente à Marina saída das urnas do 1º turno.

E o que os demotucanos lhe oferecem, em médio e longo prazos, é seu suicídio político, pois têm interesses conflitantes com suas metas ambientais -- já que representam e são expressão da ganância capitalista levada ao paroxismo.

5 comentários:

Anônimo disse...

A Marina deveria estar nos palanques com a Dilma!! A hora é agora!! Como escreveu Aldir Blanc, na sua declaração de voto à Dilma: Pilatos não pode mais lavar as mãos com sabonete verde...

Miriam disse...

Está certo, vou me fiar nisso.

Clique aqui para ir ao meu blog (grato, IV Avatar) disse...

Faça seu video de apoio a Dilma e envie para seus parentes e amigos pedindo o voto

Veja aqui videos já produzidos

www.josecarloslima.blogspot.com

Anônimo disse...

Que bom, Náufrago, que você percebeu que é melhor dar um passo menor, o passo possível, no sentido do objetivo que queremos alcançar, do que perdermos as conquistas que fizemos a duras penas porque queremos TUDO!

Ou seja, as vezes é necessário investir em cada batalha, porque a guerra é descomunal. Hoje, a própria batalha é incomensuravelmente injusta.

Espero que não seja tarde para esta frente.

Boa sorte a todos nós!

J.Eduardo R. de C disse...

Parabéns pelo artigo! Mas prevejo outro cenário possível em um hipotético governo Serra: percebendo que não tem maioria na Câmara e no Senado para a implementação do projeto neoliberal-entreguista para o país, é possível que ele não hesitaria em mandar fechar o Congresso. Para tal, seria necessário o uso da força militar e outra ditadura seria instaurada. Por que penso assim? Porque Serra já provou que não tem caráter. Em resumo, Serra é um ditador em potencial. E, pode acreditar, ele dirá que age em defesa da democracia! Quer dizer, esse pretexto mentiroso conhecemos muito bem, não? Um abraço!

Related Posts with Thumbnails