quarta-feira, 20 de outubro de 2010

COMO NO FILME, O RENASCIDO DAS TREVAS A ELAS RETORNA...

Um bom amigo me perguntou se eu não estaria sendo precipitado, ao concluir que o impulso dado à candidatura demotucana pela surpreendente sobrevida já está exaurido. Colocou em dúvida a confiabilidade do instituto Vox Populi.

Respondi que, independentemente da pesquisa e de quem a fez, era isto que eu intuia desde o debate Folha/Rede TV.

José Serra -- a quem caberia aplicarmos o título do livro/filme de Clive Barker, Renascido das Trevas (Hellraiser, 1987) -- teria de aproveitar o que porventura ainda restasse do seu momento favorável, levando Dilma Rousseff às cordas naquele debate.

Uma pesquisa por ninguém questionada, a do DataFolha, já revelava que a sangria de votos de Dilma havia sido estancada e a situação estabilizara-se novamente, num patamar ainda seguro para a candidata oficial.

Serra teria de produzir algum impacto na noite de domingo, para voltar a crescer a partir da 2ª feira. Negou fogo.

Então, deduzi, a tendência era de que a altíssima aprovação do governo atual e a popularidade do presidente Lula voltassem a fazer a diferença, já que nenhum candidato sobrepujava nitidamente o outro -- como, aliás, vinha se constatando desde o início da campanha.

Então, das quatro semanas entre um turno e outro, na primeira Serra tentou e não conseguiu decolar; na segunda houve imobilismo; a terceira tende a ser de Dilma; e a possibilidade de que o quadro sofra uma grande reversão na quarta é das mais remotas.

Com o que isto se parece? Com a eleição de 2006, claro! Pois:
  • tudo levava a crer que Lula liquidaria a fatura no 1º turno;
  • a tendenciosidade da mídia, produzindo na enésima hora um factóide providencial, salvou Geraldo Alckmin;
  • este, entretanto, não conseguiu embalar na 1ª semana;
  • Lula segurou a onda, voltando a crescer nas duas semanas seguintes;
  • chegou à 4ª com a vitória consolidada, de tal forma que o resultado das urnas (ele colocou uma vantagem de 21%, mais de 20 milhões de votos, em cima de Alckmin) foi apenas a confirmação do que todos esperavam.
Analista político que se preza tem de acreditar nas suas avaliações e intuições. Eu não fico em cima do muro, teclo-as e divulgo.

Uma notícia desta 4ª feira (20) da Folha de S. Paulo, Campanha de Serra vê perda de fôlego e traça mudanças, vem ao encontro da minha sensibilidade, como se constata nestes trechos:
"O comando da campanha de José Serra (PSDB) avalia que houve uma perda de fôlego nos últimos dias e estuda como manter a candidatura em ascensão.

"Um reflexo disso foi o abandono do tema do aborto e de questões religiosas pelo tucano...

"O tema (...) já começa a ser visto com potencial negativo pelo PSDB, especialmente depois que a mulher de Serra, Monica, acabou incluída involuntariamente no noticiário...

"Ontem, o partido demonstrou publicamente uma contrariedade em grau ainda não manifestado em relação a uma pesquisa do Vox Populi que apontou crescimento da vantagem de Dilma Rousseff (PT) sobre o tucano...

"A pesquisa deu início a um procedimento raro na campanha de Serra. O presidente do PSDB e coordenador da campanha, Sérgio Guerra, decidiu conceder entrevista coletiva com o objetivo de desqualificar o instituto e os números da pesquisa...

"Guerra fez um pronunciamento de nove minutos recheado de duros ataques ao instituto. Apesar das críticas, ele não anunciou nenhuma medida judicial em relação à pesquisa ou ao instituto.

"Um tucano também afirmou ontem que a expectativa do partido é que a próxima pesquisa Ibope, que deve ser divulgada hoje, também aponte um crescimento de Dilma, interrompendo a trajetória ascendente de Serra". [os grifos são todos meus]
Nas entrelinhas, o que se percebe é o desespero de quem vê a derrota chegando.  

Caso a expectativa  em relação ao Ibope se confirme, como eu acredito que se vá confirmar, a candidatura de Serra voltará a fazer água.

E, desta vez, não haverá nenhuma Marina Silva para atirar-lhe uma bóia...
Cenas do último dia 3...

5 comentários:

Claudio Justo disse...

Também sinto essa mudança. E digo ainda que a postura da campanha da Dilma, no primeiro debate, foi fundamental para a mudança de tragetória das eleições. A última semana foi péssima para os tucanos, em especial o sábado. Acredito que se ganhasse, Serra mandaria excluir o dia 16 de outubro do calendário cristão.

Anônimo disse...

Náufrago,

Só temos que ficar BEM ATENTOS com isto:
http://maureliomello.blogspot.com/2010/10/quem-avisa-amigo-e.html

Quem Avisa Amigo É

Logo que acabou o primeiro turno das eleições e as urnas foram abertas, assim como muitos brasileiros, fiquei estarrecido diante da totalização dos resultados. Foi nesta hora que desenvolvi a tese publicada aqui no blog (com o nome de Teoria Conspiratória), de que pudesse ter havido manipulação na totalização de votos. Alguns internautas consideraram fantasia, delírio, "viagem". Outros, afirmaram que violar a segurança das urnas era impossível. Então, vamos a um novo exemplo. Digamos que assim que terminasse a eleição, às 17h, mesários e presidentes de seções pegassem os livros, onde os eleitores assinam, assinassem pelos faltantes e fossem até a urna depositar alguns votos. Digamos que isso acontecesse em várias urnas diferentes até que fossem recolhidas, em meia hora. Vamos supor agora que, no momento de dar a carga na urna, houvesse algum tipo de fraude. Vamos supor ainda que os relatórios eletrônicos pudessem estar em desacordo com a totalização. E se, agora, eu afirmasse que tudo isso pode sim ter ocorrido? E mais. E se eu dissesse que quem prepara as regras, cuida do processo e decide se houve erros é uma instância só: a Justiça Eleitoral. Ainda assim muita gente duvidaria, não é mesmo? Então, leiam isso: "Acabo de chegar de São Luis (MA) onde acompanhei como observador do PDT a auditoria nas urnas eletrônicas usadas no 1° turno das eleições do Maranhão feita pelo engenheiro especializado em segurança de informática, Amilcar Brunazo Filho, e a advogada especialista em Direito Eleitoral, Maria Aparecida Cortiz. Como sabe, além de brizolista, sou velho crítico dessas máquinas e neste 1° turno os resultados em três estados me chamaram a atenção: Paraná, São Paulo e Maranhão. Tiveram jeito de coisa encomendada."
se tiver paciência e quiser ler tudo, está aqui: http://www.conversaafiada.com.br/politica/2010/10/19/sos-maranhao-nao-confie-em-urna-eletronica/

Go Oliveria

Anônimo disse...

Celso,
Acho que o Brunazo tinha que preparar uma cartilha sob o ponto de vista da segurança eletrônica, uma cartilha que listasse cada evento que pode ocorrer com uma urna (chegada, abertura, carga, etc) e o tipo de cuidado que o fiscal deve ter naquele momento.
Acho que a experiência do Brunazo pode agregar algum valor ao processo de fiscalização, visto que lidamos com algo tão obscuro quanto é uma urna eletrônica.

Frau BUP disse...

A grosso modo, as pesquisas não erraram. Primeiro turno: Dilma em 1o. lugar, Serra em 2o. e Marina em 3o. Eu andei meio desanimada, mas teu blog, as ultimas pesquisas e uma amiga que me chamou à razão me tiraram da inércia. O Brasil não será novamente entregue na mão dos neoliberais. Não chegamos tão longe para isso. Um abraço Celso!

Anônimo disse...

Felizmente a bóia verde afundou junto com um moralismo carola e hipócrita. Estarão juntos na lata de lixo da história.

Um abraço,
Carlos

Related Posts with Thumbnails