sexta-feira, 17 de setembro de 2010

EX-GUERRILHEIRO (?), EX-SOCIALISTA, O EX-GABEIRA ECOA FALÁCIAS DIREITISTAS

Num debate entre candidatos ao governo do RJ, Fernando Gabeira (PV) assim reagiu à ironia doadversário Jefferson Moura, do PSOL, que o qualificou de "ex-Gabeira":
“Mudei mesmo, sou um ex-Gabeira. Se perguntarem se hoje faria luta armada, digo que não. Considero hoje deplorável. Jamais participaria de sequestro, acho uma forma de luta repugnante. Isso é uma coisa muito clara. Sou ex mesmo e espero continuar sendo ex muitas vezes”.
Segundo notícia do portal O Dia OnLine, ele também afirmou considerar o socialismo "um fracasso" e repetiu uma das falácias favoritas da extrema-direita troglodita: a de que a luta armada objetaria apenas substituir uma ditadura por outra.

Tendo os companheiros responsáveis pelo sequestro do embaixador estadunidense Charles Elbrick cansado de repetir  que Gabeira era figura das mais secundárias no movimento e só foi convocado à última hora para atuar como uma espécie de RP daquela ação, é bem provável que desconheça mesmo a diversidade de objetivos da miríade de grupos e tendências que enfrentavam a ditadura em 1969.

Isto não o impediu, segundo eles, de realizar um verdadeiro  tour de force  de marketing pessoal, relatando sua participação no sequestro de forma extremamente exagerada, no livro O que é isso, companheiro?.

Da mesma forma, foi o símbolo do  gay power  quando lhe convinha, exibindo-se nas praias cariocas com uma sunga;  o porta-voz da liberação da maconha, quando isto ainda era  in; e até pegou uma carona na rejeição generalizada ao ex-presidente da Câmara Severino Cavalcanti, dando jeito de aparecer em destaque na malhação do Judas .

As bandeiras antigas vão sendo jogadas fora à medida que perdem sua serventia, daí ele nem sequer estar mencionando no seu site o sequestro de Elbrick. Isto, decerto, afugentaria financiadores de sua campanha.

Por último: a luta armada é mesmo deplorável, mas nos foi imposta pelo inimigo, quando, com o AI-5, inviabilizou qualquer forma de resistência pacífica que surtisse o mínimo efeito contra o terrorismo de estado instaurado no País; e o sequestro é mesmo repugnante, mas, para salvar companheiros da morte e da tortura sob um regime de exceção, eu não hesitaria em agir, quantas vezes fossem necessárias, em nome da solidariedade.

Que, para quem continua revolucionário, é um dos valores supremos.

Torço para nunca mais ser obrigado a tomar decisões em circunstâncias tão dramáticas.

2 comentários:

Eliane MS disse...

ex-guerrilheiro, ex-socialista, ex-gabeira = ex-croque

Anônimo disse...

Vivo dizendo por aí que o sonho do Gabeira é ir à Disneylândia, de preferência com a cabeça "feita". Mas, como teve alguma participação no sequestro do Elbrick (por menor que tenha sido), os EUA teimam em mantê-lo de castigo - não permitem sua entrada no país.
Então, Gabeira foi se tornando cada vez mais despudorado e agressivo. E, com esse discurso, cada vez mais mais útil aos interesses do império: o visto continuará sendo negado...

Related Posts with Thumbnails