sábado, 11 de setembro de 2010

BESTAS-FERAS DE PINOCHET ESTUPRARAM CENTENAS DE CHILENAS

Tudo que um grande jornal teria obrigatoriamente de publicar mas a Folha de S. Paulo prefere omitir, acaba saindo no serviço noticioso on line Folha.com, que serve como uma espécie de álibi para o jornalão que virou  house organ  da direita.

Caso de Vítimas de estupro durante a ditadura chilena rompem o silêncio, um relato acachapante de Clara Gonzáles Zunzarren sobre o regime totalitário encabeçado por Augusto Pinochet (que, afora tais casos de repulsiva bestialidade, foi responsável comprovado por 3.196 assassinatos de opositores políticos, incluindo 1.720 execuções).

Trata-se de uma leitura obrigatória, que recomendo enfaticamente. Eis os principais trechos:
"Após 37 anos do golpe militar no Chile, milhares de mulheres vítimas de estupro na ditadura de Augusto Pinochet romperam o silêncio sobre a violência sexual que sofreram no regime e que até agora se mantinha oculta.

"Após ser reaberta em fevereiro passado, a Comissão sobre Prisão Política e Tortura, que em 2005 constatou mais de 28 mil casos de tortura cometidos durante o regime militar, recebeu milhares de testemunhos de presos desaparecidos, executados e vítimas de prisão e tortura que agora deverá estudar.

"Este é o caso das mulheres que foram violentadas de forma sistemática e generalizada durante a ditadura (1973-1990), e que até agora não tinham compartilhado suas experiências por vergonha, pudor e medo de enfrentar um passado que desejam esquecer.

"Entre aquelas que estão decididas a pôr um ponto final nesta situação está Patricia Herrera, [foto acima] militante do Partido Socialista que foi detida na noite de 27 de junho de 1974 'por pensar diferente'.

"Patricia, que na época era uma estudante universitária de 19 anos, sempre contou sua história por 'compromisso moral e ético com as pessoas que já morreram'.

"Essa mulher, que nunca deixou de lutar nem perdeu a esperança pela vida, foi levada a um centro de detenção e tortura que havia nessa época em Santiago, na Praça da Constituição, em frente ao Palácio de La Moneda, onde a estupraram sistematicamente com uma arma apontada para ela, nos 11 dias em que ali esteve.

"'A primeira noite foi a pior', lembra. Amarrada e vendada sobre um colchonete, resistia inutilmente para evitar que os guardas a violentassem na presença de seus companheiros também detidos, entre os quais estava seu namorado. 'Foi atroz, o pior dia da minha vida'.

"Dali, Patricia Herrera foi levada ao centro de tortura da rua Londres, aonde chegou quase inconsciente por causa de uma infecção que não lhe permitia nem ficar sentada. Seguiu para um local secreto onde se transformou em 'desaparecida', antes de ser levada a um campo de concentração.

"Em 2 de setembro de 1975, Patricia foi libertada e partiu para o exílio. Ao chegar a Paris, fez um grande esforço para superar o que acabara de viver.

"'Não sou uma pobre mulher. Sou alguém que sofreu prisão, tortura e exílio e que não se arrepende de nada na vida'.

"Catalina Palma é outra que também não lamenta o que fez. Também militante do Partido Socialista, foi detida em 25 de novembro de 1975 em Buenos Aires, vítima da Operação Condor --operação coordenada entre as ditaduras militares do Cone Sul americano para assassinar opositores nos anos 1970 e 1980.

"'Você nunca pensa que vai ser presa e torturada. Por isso é capaz de fazer as coisas, porque não tem sentimento de medo', explicou Catalina ao lembrar o calvário na prisão argentina onde permaneceu um ano submetida a torturas e todo tipo de violência sexual.

"Catalina, que passou o aniversário de 27 anos na prisão, refez sua vida durante o exílio na Inglaterra, teve um filho e voltou em 1986 ao Chile.

"Como Catalina e Patricia, 3.399 mulheres romperam o silêncio e apresentaram seus casos perante a comissão presidida pelo bispo Sergio Valech e cujo trabalho permitiu em 2005 que 27.255 pessoas tivessem acesso a medidas de reparação.

Quase todas foram vítimas de violência sexual e 316 reconheceram ter sido violentadas, segundo dados fornecidos pela Corporação Humanas, um centro de estudos que promove os direitos da mulher e que reivindica que a violência sexual seja considerada uma forma de tortura".

Um comentário:

ismar disse...

Prezado Celso,

Fiquei muito feliz por você ter postado este artigo sobre um dos maiores crimes que a ditadura Pinachet cometeu: estupro de mulheres foi o sinal mais claro do que ocorreu no Cone Sul nas décadas 60/70 durante as ditaduras que assolaram esta parte do continete.

A BESTIALIDADE DOS MILITARES chegou à última escala da maldade humana: abusos sexuais em série contra mulheres detidas por motivos políticos.

Parabéns por mais um grande artigo.

Ismar C. de Souza

Related Posts with Thumbnails