sábado, 21 de agosto de 2010

HÉLIO BICUDO SE RECUPERA DE UM AVC

Um dos últimos gigantes da resistência à ditadura militar, o companheiros Hélio Bicudo, 88 anos, sofreu um Acidente Vascular Cerebral no último dia 11, quando fazia exercícios físicos num clube paulistano.

Internado no hospital Oswaldo Cruz, está lúcido e seu quadro é estável, mas sem previsão de alta.

Atuando como promotor no pior período do terrorismo de Estado, ele conseguiu golpear e desmoralizar a repressão política sanguinária, ao desbaratar a organização criminosa anterior à qual pertencera o delegado Sérgio Paranhos Fleury, assassino de Carlos Marighella: o Esquadrão da Morte, um bando de policiais a soldo de um grande traficante.

Passando-se por  justiceiros, os matadores do Esquadrão exterminavam os criminosos que estavam a serviço de outros traficantes.

Com lucidez e coragem, Bicudo conseguiu dobrar a resistência dos militares à  exposição pública dos pés de barro de um dos principais carrascos a serviço da tirania.

Detalhe: enquanto ainda não havia caído a máscara do Esquadrão da Morte, o regime chegou até a criar uma lei apenas para evitar que o chefão do Deops, pronunciado, tivesse de esperar preso o julgamento. Foi apropriadamente apelidada de Lei Fleury.

A proteção só retirada quando Bicudo conseguiu provar que, além de assassinos bestiais, os integrantes do Esquadrão eram assalariados da contravenção. Aí, prevaleceu o moralismo da caserna.

Torcemos por sua recuperação.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails