domingo, 18 de julho de 2010

É OU NÃO É UMA IMPRENSA INTRIGUENTA E IMUNDA?

Graças também à inestimável colaboração do companheiro Carlos Lungarzo, posso acrescentar mais uma acusação à Folha de São Paulo, além das que me ocorreram mal entrou no ar a edição desta 6ª feira (16).

No meu artigo Intrigas explícitas do jornal da 'ditabranda', que redigi de batepronto tendo como única fonte o próprio jornal, já ressaltara o empenho da Folha em arrancar dos ex-presos políticos cubanos, numa coletiva por eles dada em Madri, declarações desfavoráveis ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Conforme me alertou depois o Lungarzo, a
Folha cometeu, ainda, o pecado de manipular as declarações, excluindo ressalvas que as relativizavam, para que soassem bem mais bombásticas do que quando foram proferidas.

Eis o que está na notícia da Folha:
"Em Madri, [os dissidentes libertados] chamaram o presidente de populista e afirmaram que ele podia ter salvado a vida do preso político Orlando Zapata, que morreu por greve de fome no dia em que Lula visitava Cuba.

'Só que o Lula se aliou ao crime e não à justiça', declarou o dissidente cubano Omar Rodríguez.

"As críticas, feitas ontem em entrevista coletiva..."
Eis a íntegra da declaração de Omar Rodríguez Saludes:
“[Lula] aliou-se ao crime e não à Justiça. Orlando Zapata podia ter tido, mesmo que remotas [grifo meu], possibilidades de sobreviver se Lula tivesse intercedido pessoal e publicamente por ele”.
Ou seja, a Folha fez parecer que Omar Rodriguez e os outros opositores de consciência responsabilizaram integralmente Lula pelo desfecho trágico da greve de fome de Zapata, quando, na verdade, o dissidente reconheceu sensatamente que, fosse qual fosse a atitude do nosso presidente, as chances de sobrevivência eram ínfimas -- conforme eu destaquei no meu artigo.

É de se supor que os demais tenham igualmente feito ressalvas, não incorporadas na notícia da
Folha; e que não tenham sido todos que qualificaram Lula de "populista", mas apenas um deles.

Lungarzo ressaltou a atenção para a forte emoção dos entrevistados no momento em que os abutres da mídia levantaram este assunto doloroso.

Como eu também coloquei, a dor pela perda de Zapata deve tê-los levado a desabafarem, sem medirem muito as palavras -- que o PIG correu a trombetear, pois é para isto que ele existe.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails