domingo, 20 de junho de 2010

UM GIGANTE DO BOXE E OS ANÕES DO FUTEBOL

Uma das demonstrações de esportividade mais marcantes que eu já vi teve lugar na terceira luta entre Muhammad Ali e Joe Frazier, em 1975.

O maior homem que já lutou boxe, como George Foreman certa vez definiu Ali, atingiu duramente Frazier no 14º assalto.
Era um tira-teima entre grandes campeões (cada um vencera uma vez). Mesmo assim, ao perceber que Joe não tinha mais condições de se defender, Ali evitou desferir o golpe que o mandaria à lona.

Gesticulou várias vezes para o árbitro, pedindo-lhe que decretasse o nocaute técnico. Não sendo atendido, preferiu deixar o roud terminar do que arriscar-se a ferir gravemente o oponente.

Os segundos de Joe não permitiram que ele disputasse o assalto final.

A caminho do vestiário, Ali cruzou com o filho de Frazier. Disse-lhe: "Seu pai foi o homem mais valente que eu já enfrentei".

Estava certo. Na foto publicada pelos jornais do dia seguinte, o rosto dele estava irreconhecível, de tão marcado pelos golpes de Ali. Um inchaço só.

Por que relembro este episódio remoto?

Porque o principal atacante da Costa do Marfim, Drogba, chocou-se com um adversário em amistoso recente, teve de operar o antebraço fraturado e está jogando com uma proteção metálica.

Para vergonha e opróbrio dos portugueses, sua Seleção apelou à Fifa, tentando impedir que Drogba usasse tal proteção na partida de estréia das duas seleções (o que acabaria alijando-o da partida, já que seria insensato ele correr o risco de jogar exposto). Levou com a porta na cara.

O Brasil acrescentou a burrice à vergonha e ao opróbrio: repetiu o infame pedido, como se precisássemos forçar a ausência de um adversário para encararmos... a Costa do Marfim!

E como se fossem eles os temíveis pentacampeões, e não nós.

Ademais, foi, claro, burrice insistirmos numa questão cuja palavra final já tinha sido dada pela Fifa. Poderíamos dormir sem essa.

Um comentário:

Naty disse...

E deu 3x1...tá bom agora? gostou do time do "Hitler" (sic)? eu amei...

Related Posts with Thumbnails