quinta-feira, 24 de junho de 2010

UM ARTIGO EXEMPLAR: "QUEM É DIDIER DROGBA?"

É gratificante perceber que há muitos tentando, como eu, não regredirem às cavernas durante uma Copa do Mundo. Um artigo antológico, este do jornalista Dennis de Oliveira, pipoca por vários espaços da esquerda virtual e merece ter seus principais trechos reproduzidos aqui, com meu aplauso entusiástico. A íntegra pode ser encontrada, p. ex., na Revista Fórum.
"Didier Drogba foi xingado pelo técnico Dunga, logo após a partida vencida pela seleção brasileira - o técnico brasileiro disse 'Drogba de merda'. No início do jogo, foi pisado na mão de forma desleal pelo zagueiro Lúcio - desleal porque todos sabem que o jogador marfinense estava contundido na mão. Em todo momento da partida tensa, tentou apaziguar os ânimos. No final da partida, foi cumprimentar os jogadores brasileiros. Declarou à imprensa que a seleção brasileira mereceu a vitória e que faltou futebol para o seu time.

"Drogba foi um campeão da serenidade, infelizmente ofuscado pelo ufanismo nacionalista e postura preconceituosa e racista de parcela considerável da mídia brasileira que não admite enfrentamento aos jogadores brasileiros por parte de oponentes do Terceiro Mundo.

"Mas porque Drogba teve este comportamento? Algumas informações:
  • "Didier Drogba lançou, junto com Koffi Anan, o Guia Alternativo da Copa do Mundo, em que analisa as diferenças sociais e econômicas dos países que disputam o Mundial e apresenta propostas de como as relações podem ser mais equilibradas na política internacional.
  • "Didier DrogaB, junto com o franco-argelino Zidane, embaixadores do Programa da Boa Vontade do PNUD/ONU, lançaram um spot de TV chamando todos para o combate a pobreza. Diz Drogba: 'Não pode haver espectadores na luta contra a pobreza. Nós todos precisamos estar em campo para melhorar a vida de milhões de pessoas pobres no mundo'.
  • "Didier Drogba mantém uma série de projetos sociais de atendimento a crianças na Costa do Marfim e na África, participa de campanhas para erradicação da malária no continente africano.
"Enquanto isto, Kaká, o jogador que se colocou como vítima do último jogo e vem sendo tratado como tal pela mídia brasileira, prefere ajudar uma organização criminosa que se traveste de religião e cujos líderes foram presos nos Estados Unidos".
"O ESPORTE (...) DERRUBA BARREIRAS,
QUESTIONANDO ESTEREÓTIPOS.
DEIXA-NOS DANÇANDO E CELEBRANDO"

Quanto à apresentação assinada por Drogba e Koffi Annan do Guia Alternativo da Copa do Mundo, contém pérolas de sabedoria, humanismo e espírito crítico, como estas, inalcançáveis para os Dungas da vida, com sua mentalidade tacanha de vencer a qualquer preço e de qualquer jeito:
"Os jogos são uma vasta tapeçaria de cores, ruídos, talento, a competitividade e o suspense desportivos, e o drama humano, dentro e fora do campo. Acima de tudo, eles são torcedores.

"Vai ser divertido para as equipes e espectadores do mundo inteiro, assistir ou ouvir ao vivo, a partir de cafés, bares, salas, telas e rádios públicas, no centro e nos cantos mais remotos da Terra.

"A Copa do Mundo unifica o planeta de forma mais eficaz do que qualquer tratado ou convenção. Ela afirma nossa humanidade comum, num momento em que as notícias parecem mostrar o oposto. Por um momento, podemos colocar de lado, as catástrofes e as guerras, o preconceito e a intolerância. O esporte, como a música, derruba barreiras, questionando os estereótipos. Deixa-nos dançando e celebrando.

"...muitos países africanos e os países em desenvolvimento ainda estão em grande desvantagem. Eles não são considerados aptos a competir internacionalmente em condições de igualdade, com um árbitro imparcial e um conjunto claro de regras e regulamentos acordados. Longe disso, na verdade, eles estão sendo penalizados. O que seria um escândalo no mundo do futebol ainda é comum na sociedade das nações.

"Estes países não são responsáveis pelas alterações climáticas, mas estão sofrendo seus piores efeitos, tornando a vida muito mais difícil, insalubre e perigosa para milhões de pessoas. As regras globais de comércio, tecnologia, finanças, migração e os direitos autorais tornam os planos de crescimento das suas economias e de luta contra a pobreza, de certificar-se que todos tenham o suficiente para comer e um atendimento decente de saúde muito mais difícil.

"Nós acreditamos fervorosamente que este entendimento não deve ser limitado para os países na forma de jogar, correr e marcar gols uns contra os outros, mas também a maneira como fazem negócios e política uns com os outros, que o espírito da Copa do Mundo deve se estender nas relações políticas e econômicas entre os países,que a celebração de nossa humanidade comum não deve ser limitada a um mês a cada quatro anos".

3 comentários:

Alexander José de Freitas disse...

EU JÁ ENTENDI O MOTIVO DA RIVALIDADE (BIRRA) DO LUNGARETTI CONTRA O DUNGA, TEÇO AQUI COMENTÁRIO PERTINENTE: NÃO SEI EM QUE GROTÃO DO RIO GRANDE DO SUL NASCEU O EX-JOGADOR E HOJE TÉCNICO DA SELEÇÃO BRASILEIRA DUNGA, MAS O FATO DELE TER PRONUNCIADO "NÃO SABER SE A DITADURA NO BRASIL FOI BOM OU RUIM" ERA ALGO ESPERADO, PRONUNCIOU COMO PRONUNCIARIA QUALQUER BRASILEIRO DESPOLITIZADO E ALIENADO! HÁ PESSOAS QUE VIVERAM O PERÍODO DITADORIAL NO BRASIL E SEQUER SE DERAM CONTA QUE VIVERAM. JOGADORES DE FUTEBOL GERALMENTE VEEM DE ORIGEM HUMILDE, O QUE NÃO É PROPRIAMENTE UMA MÁXIMA PARA SER DESPOLITIZADO, O PAÍS E O POVO BRASILEIRO TEM CERTAS PECULIARIDADES QUE FOI DESCRITO GENIALMENTE PELO SÍNDICO TIM MAIA: "O BRASIL É O ÚNICO PAÍS DO MUNDO ONDE PUTA GOZA, CAFETÃO SENTE CIÚME, TRAFICANTE É VICIADO, E POBRE É DE DIREITA"! NÃO É QUESTÃO DE SER MAU CARÁCTER, DUNGA FOI SINCERO NO QUE DISSE. NÃO SE PODE COBRAR QUE DUNGA FAÇA UM "JUÍZO DE VALOR" SOBRE UMA COISA QUE ELE NÃO FAZ A MÍNIMA IDÉIA. SERIA DIFERENTE SE PERGUNTASSEM PARA CHICO BUARQUE QUE VIVEU INTESAMENTE O PERÍODO E ELE DISSESSE DESCONHECER QUALQUER JUIZO, ASSIM TAMBÉM SERIA SE PERGUNTASSEM AO GENERAL JARBAS PASSARINHO PARA EMITIR UMA OPNIÃO! PERGUNTEM PARA ROMÁRIO, RONALDO, SOBRE O QUE ACHAVAM DA DITADURA, CERTAMENTE VAI SAIR BOBAGEM. OU MELHOR, PERGUNTEM PARA FOLHA DE SÃO PAULO! A MELHOR MANCHETE PARA TODA ESSA BALBÚRDIA SERIA: O POVO CONTRA A REDE GLOBO! DECERTO, O GIGANTE CAPITALISMO NÃO VAI CAIR SE NÃO ATACARMOS BATENDO NO JOELHO, E A GLOBO TEM SIDO O NOSSO "CALCANHAR DE ÁQUILES"! CADA UM LUTANDO À SEU MODO E COM SUAS ARMAS CONTRA O CAPITALISMO SOA COMO TIROS DE CHUMBINHO EM INÓCUOS PARDAIS, É PRECISO SE ORGANIZAR E LUTAR JUNTOS COM AS MESMAS ARMAS, POIS A BATALHA É DIFÍCIL, MAS NÃO IMPOSSÍVEL! TRABALHADORES DO MUNDO, UNI-VOS!

celsolungaretti disse...

Alexander,

não é por aí. O Dunga é um antípoda meu em tudo: conceitos futebolísticos, políticos, sociais, provavelmente até estéticos.

Como eu disse, ele é um autoritário e eu, um libertário. E ambos o somos por inteiro.

A impressão que me deu é a de que ele considera que a ditadura foi boa pra botar ordem na bagunça e a escravidão foi boa pra botar os negros no seu lugar. Sabendo que o mundo cairia em sua cabeça se dissesse isso de forma curta e grossa, preferiu a ambiguidade.

Mas, é simplesmente inaceitável que um ser humano dito civilizado, qualquer um, não saiba se posicionar nem em relação à ditadura, nem em relação à escravidão.

Abs.

Daniel disse...

Mas Lungaretti, o Dunga "não sabe nada!", como dizia o Gerson. Não dá pra esperar muita coisa do sujeito. E os palavrões ao senhor Escobar foram muito bem dados. Queria ter esta oportunidade pra mandar também a mer... o palhaço carequinha da rede ogro. Não sei se acompanha futebol com frenquencia, se vai a estádios etc. Saiba que o jornalismo esportivo virou uma palhaçada há tempos. Tratam os torcedores como se fosse um bando de débeis mentais. E o comentário do rapaz aí de cima está correto. Jogadores, na sua maioria, não fazem a puta ideia da ditadura. Eu sou de familia pobre, meus pais só foram descobrir que viveram sobre uma ditadura quando me tornei adulto adulto e deitar falação nos militares.
E outra e este Drogba não tão santinho. Lembro o corpo mole que fez só para derrubar o Scolari no Chelsea. Achei uma "puta falta de sacanagem", mesmo sendo Scolari, este sim, admirador assumido de Pinochet.

Related Posts with Thumbnails