sexta-feira, 11 de junho de 2010

FÜHRER DUNGA FLERTA COM A DERROTA

A Seleção carrancuda de Dunga nos envergonha e dá tiro no pé.

Nossas melhores características sempre foram a cordialidade, a irreverência, o temperamento lúdico.

Somos conhecidos mundialmente pela arte dos nossos boleiros, pela beleza plástica que conseguimos associar ao futebol, fazendo jogadas de sonho como aqueles dois gols que Pelé não marcou no Mundial de 1970 e, no entanto, são até hoje muito mais lembrados do que uma imensidão de tentos sem brilho.
Aí vem um Dunga, mata a fantasia e faz do escrete um exército.

Passa como um trator sobre a tradição de termos os melhores a nos representar, discriminando os talentos imensamente superiores (ao de quem tomou seu lugar) do Ronaldinho Gaúcho, Paulo Henrique Ganso e Roberto Carlos. A não convocação desses três foi um crime lesa-futebol.

Aí, quando tudo marchava para termos só robozinhos em campo, o serelepe Robinho consegue brilhar mesmo em ambiente tão adverso.

Durante alguns dias, acalentamos a esperança de que haveria pelo menos um representante de nossa escola de jogar bola, um herdeiro de Garrincha em meio aos herdeiros do Dunga jogador.

O que acontece? Por uma ninharia, ter dado uma entrevista à Globo apesar do pacto de rabugice que o Führer obrigou os jogadores a firmarem, Robinho é coagido a expiar seu pecado humilhando-se diante de todo grupo.

O que é isso?! A Seleção virou Tribunal do Santo Ofício, com Dunga no papel de Grande Inquisidor?

Se o futebol de Robinho minguar como minguou o dos meninos do Santos depois de terem recebido uma punição igualmente caxias e desnecessária, não poderemos reclamar. A culpa é nossa, por termos deixado a coisa ir tão longe.

E se o alegre povo africano direcionar suas simpatias a outras Seleções, já que a de Dunga lembra demais a rigidez do apartheid, também não teremos do que nos queixar. Que joguemos sem aplausos, pois não os merecemos.

Enquanto isso, Maradona cria o melhor clima com que um escrete do seu país já disputou uma Copa. Parece ter roubado nosso encanto e mandado a arrogância argentina para nós.

Temo que este novo duelo entre Maradona e Dunga acabe como o de 1990, quando o fora de série deitou e rolou em cima do carregador de piano no lance decisivo.

5 comentários:

Francisco Figueiredo disse...

Celso, voce e' tao bom comentando futebol como comentando politica!
Realmente e' o fim da picada a humilhação a qual o Robinho foi submetido!
Ja estou torcendo contra o Dunga e pela seleção argentina!
Abraços

Tiago Aguiar disse...

Eu não concordo.
Não concordo pois foi nesta Copa a primeira vez em que não existiu qualquer privilégio a um veículo de comunicação (que sempre seria a Globo), e havia algo combinado entre todos os integrantes da delegação: um sistema de entrevistas coletivas igual para todos - o mesmo que o Maradona utiliza. Lembro que o Maradona chegou a dizer para os jornalistas que estava dando entrevistas por pena. ( http://copadomundo.uol.com.br/2010/ultimas-noticias/2010/06/02/maradona-faz-coletiva-por-pena-dos-reporteres-e-evita-polemica-com-f-melo.jhtm ). Isso sim que é arrogância.
Eu não compartilho deste teu sentimento, talvez por ainda arder em minhas lembranças a lambança que ocorreu em 2006, quando 'meninos mimados' tinham a vontade de ir atrás da bola como uma lesma gosta de sal.
Uma coisa muito importante é a vontade e a garra, e ao menos isso não se pode negar que esta equipe tem.
Eu discordo com relação ao Ronaldinho Gaúcho também. Não sei se é espécie de rancor, mas ele teve oportunidades em demasia e não faz por merecer com a camisa amarela desde 2002.
Também em relação ao R. Carlos, que se aposentou da seleção após a copa de 2002 - se arrependimento matasse...
Não que os dois não tenham futebol para a amarelinha, isso eles possuem soberbamente, mas não merecem em meu sentimento.
Eu realmente gosto quando uma seleção entra na Copa desacreditada.
Sempre acompanho o seu blog, parabéns pelos textos.
Saudações Fraternas

celsolungaretti disse...

Tiago,

o problema é a forma como o assunto foi tratado. Isso se resolve numa conversa a dois, com portas fechadas, não num ato de expiação e penitência.

Posso apostar que o grupo não estava nem aí para o que o Robinho fez, o único incomodado foi o Dunga. E fez questão de humilhar o coitado, numa demonstração de força repulsiva.

Se fizesse isso com um Sócrates da vida, receberia uma resposta à altura. Fez com um jogador que ele sabe não ter personalidade forte.

O Yustrich era assim, metido a machão. Quando o João Saldanha foi atrás dele armado, pulou o muro da Gávea para fugir, com seus 120 quilos de covardia...

O Ronaldinho Gaúcho fez pouco pelo Brasil, só lhe deu um título mundial. Foi quem carregou a Seleção nas costas no único jogo duro da campanha de 2002, contra a Inglaterra.

Para mim, até prova em contrário, não era o Roberto Carlos quem deveria estar marcando o Thierry Henry. Foi o que ele disse, e eu acredito. Aliás, entre um jogador -- qualquer jogador -- e o Galvão Bueno, acreditarei sempre no jogador.

Um abração!

Anônimo disse...

Só um particular:

O Roberto Carlos é o melhor lateral esquerdo brasileiro da atualidade, como eu quis dizer. Ele declarou que se aposentaria, que não possuía mais o desejo de jogar com a amarelinha, assim como o Juninho Pernambucano e o Zé Roberto.

Acho injusto o que fizeram com o Roberto Carlos, pois realmente ele é baixinho e não tinha o que fazer dentro da área, foi uma falha coletiva mesmo.

Não sou a favor do autoritarismo, de maneira alguma, não é o modo correto tratar uma pessoa de modo que ela sinta um vexame.

Só me pergunto se este fato reportado é em real um constrangimento aos jogadores, ou se é uma versão de quem sente a maior dificuldade para trabalhar na história. Dunga é fato, gritou ao levantar a taça: "Isto é para vocês, seus traíras", direcionando à imprensa.

Abração!

Naty disse...

Reclamam e reclamam de circo quando a seleção se abre de mais, aí quando aparece um técnico mais fechado, que quer manter a coisa mais centrada, todo mundo xinga e chama de ditador? por favor né Celso, não exagera, pera lá tche, isso é absurdo.
Já ouvi absurdos do tipo que o jeito turrão do Dunga é pq ele é gaúcho...a diferença é que o povo daqui não é de ficar abrindo as pernas pra qualquer coisa que venha pela vontade do eixo, simples.
O que os outros acham é problema deles, o Dunga tem que fazer o que ELE acha certo, ELE é o ténico e acabou.
Palhaçada isso.

Related Posts with Thumbnails