domingo, 20 de junho de 2010

"O BRASIL É UM DOS PAÍSES MAIS HOMOFÓBICOS DO MUNDO"

O deputado estadual Carlos Giannazi é uma estrela ascendente do PSOL/SP, com grande chance de vir a ser candidato à prefeitura da Capital em 2012.

Representante do magistério, ele se destaca também na defesa de vítimas de perseguição e preconceitos, como os homossexuais.

Seu artigo na Folha de S. Paulo deste domingo, A ditadura do crime de ódio , é tão esclarecedor que vai muito além do objetivo inicial, de refutar o besteirol jurássico do vereador paulistano Carlos Apolinário.

Vale a pena reproduzirmos os principais trechos:
"No Brasil, uma pessoa de orientação homoafetiva é assassinada a cada três dias, tornando o país um dos mais homofóbicos do mundo, com a tenebrosa estatística anual de 198 mortes violentas nessa área.

"Numa sociedade heterossexista, na qual a preferência pelo sexo oposto é a norma, qualquer outra orientação sexual é considerada doença patológica, desvio de comportamento/caráter, crime ou pecado, trazendo como consequência a humilhação, a ofensa e a perseguição tanto física (e muitas vezes letal) como psicológica.

Apolinario, no seu texto, afirma que a criminalização da homofobia coloca em xeque o direito de liberdade de expressão, quando, na verdade, os homossexuais é que são privados desse direito e, não raramente, mortos por exercê-lo.

"É bom lembrar que a Organização Mundial da Saúde retirou a homossexualidade de sua lista de doenças mentais em janeiro de 1993, o que foi um enorme avanço, mas ainda insuficiente, para barrar o preconceito.

"O mesmo já fizeram os Conselhos Federal de Medicina e de Psicologia. Por isso, defendemos a punição de pessoas físicas ou jurídicas que violem os direitos de quem tem orientação sexual homossexual ou identidade de gênero diferente.

"No limiar desse novo marco civilizatório, em breve não precisaremos mais de leis específicas que protejam idosos, crianças, homossexuais, negros e mulheres, pois o respeito à diversidade e às diferenças já estará incorporado à cultura e à visão tanto do novo homem quanto da nova mulher".

2 comentários:

Marco Rocio disse...

Mas sempre é bom lembrar que, nos casos extremos, em que há crimes de morte ou que envolvam graves lesões a homossexuais, o agente é, quase sempre, outro homossexual.

Anônimo disse...

SOU HOMOSEXUAL E VIVO BARCELONA E AQUI ESPANHA A LIBERDADE E TOTAL.AGORA MARCO ROCIO TEM RAZAO EM PARTES SIM E MUITOS GAYS SE ARRISCAM EN SAIR CON ESTRANHOS E CORRER RISCOS DESNECESSARIOS E MORREN CENTENAS DE HETEROSEXUAIS TAMBEM POR CULPA DA IMPRUDENCIA.TEM MUITO GAY IMBECIL NESSE BRAZIL.EU NAO CONFIO EM NINGUEN ESTRANHO E ESTOU VIVO A 42 ANOS E BEM COMIGO MESMO.

Related Posts with Thumbnails