segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

DE MARCO AURÉLIO PARA GILMAR MENDES: "QUE NÃO SE REPITA A AUTOFAGIA"!!!

Depois de um ministro guerreiro (Joaquim Barbosa), foi a vez de um sofisticado (Marco Aurélio Mello) colocar o dedo na ferida do Supremo Tribunal Federal, chamando às falas o inacreditável presidente Gilmar Mendes.

Fê-lo no final de sua histórica decisão de negar o habeas corpus ao governador afastado do Distrito Federal, José Roberto Arruda:
"Outrora houve dias natalinos. Hoje avizinha-se a festa pagã do carnaval. Que não se repita a autofagia".
A alusão foi ao indecoroso desfecho do caso Sean Goldman.

Marco Aurélio havia determinado que, antes da entrega do garoto de 9 anos ao pai estadunidense, fosse-lhe dada a oportunidade de manifestar seus sentimentos aos ministros do STF, até então sonegada pelo Judiciário brasileiro. Afinal, estava se decidindo o destino de um ser humano consciente como se fosse o de uma coisa.

Um senador dos EUA estalou o chicote, iniciando chantagem explícita contra o Brasil: até que a mercadoria fosse despachada, ele iria embargar a extensão para 2010 de um programa de isenção tarifária que beneficia as exportações brasileiras.

Aproveitando o recesso do Supremo, o plantonista Gilmar Mendes correu a capitular diante do ultimato do parlamentar da Nova Jersey. Que importam a felicidade de um garoto e a dignidade nacional, quando os exportadores poderiam ter um prejuízo de US$ 3 bilhões?

[De quebra, ele também utilizou o período em que podia decidir sozinho para colocar na rua o estuprador serial Roger Abdelmassih, após quatro míseros meses de prisão preventiva...]

Então, Marco Aurélio tem justificado temor de que Mendes atropele de novo o colegiado e dê um jeito de atender ao anseio quase unânime dos políticos profissionais, temerosos de que a desgraça do Arruda abra caminho para a detenção de outros contraventores chapa branca.

Em entrevista publicada nesta 2ª feira (15) pela Folha de S. Paulo, ele assim explica o recado que mandou a Mendes:
"...foi mais um alerta, para compreendermos que ombreando nós não podemos estar cassando, sob pena de descrédito para o Judiciário, a decisão do colega. Temos um órgão acima de nós próprios, que é o colegiado.

Até hoje, eu não compreendi aquela cassação, muito menos mediante mandado de segurança impetrado contra liminar concedida em habeas corpus, apenas para preservar o quadro existente à época até o julgamento pelo colegiado. Então, quis realmente alertar para a impossibilidade de tornarmos uma prática a autofagia".
Uma notícia ruim e uma boa para o Marco Aurélio.

A ruim é que a desmoralização do STF vai prosseguir enquanto estiver sob a batuta do pior presidente de sua História.

A boa, para ele e para todos os brasileiros com espírito de justiça, é que tal pesadelo terminará daqui a dois meses.

4 comentários:

Marcos Doniseti disse...

Esse Marco Aurélio de Mello se aproximou perigosamente da oposição tucanalha-demoníaca em 2006, tomando inúmeras medidas que beneficiaram ao Alckmin naquela campanha presidencial. Depois, parece que ele criou juízo e se afastou daquele bando de reacionários e de entreguistas do PSDB/PFL.

Mas, como ele é um sujeito inteligente e esperto, já está ocupando um novo espaço dentro do STF e junto à opinião pública, até porque os dias do Gilmar Dantas (como diria o serrista e tucano Noblat) na presidência do STF já estão no fim, felizmente.

Mas, bom mesmo, lá no STF, é o Joaquim Barbosa. Esse, sim, é juiz de verdade!

Haroldo M. Cunha disse...

Marcos, corroborando contigo, ele mudou de estratégia devido ao seu 'digníssimo' primo Fernando. Não confio nesse cara, ele parece cédula de R$ 3,oo e somente iremos vô-lo de verdade quando for a vez do Joaquim Barbosa ser o Presidente do STF.

Juliano Berquó disse...

Pouca gente sacou essa indireta do Marco Aurelio. E, absolutamente, não se fala disso na grande imprensa, o tal PIG. Deixo aqui minhas congratulações pelas postagens.

Anônimo disse...

Dona Silvana, tenha fé!!!!!!!! Tudo tem sua hora e seu momento, David não poderá prender Sean a vida inteira, todos nós somos humanos e cada gesto nosso neste mundo tem um preço a ser pago… Sean não é mais um bebê e tenho certeza de que deve estar sabendo de muito mais do que possamos imaginar, ele tem que sair de casa para ir a escola, para se encontrar com colegas, e outros lugares mais… Não acredito que ninguém deixe de fazer algum tipo de comentário, o próprio David tornou Sean um garoto conhecido internacionalmente, portanto, para onde Sean for, alguém o reconhecerá e terá sempre alguém para dizer alguma coisa… Tem gente para tudo, e as opiniões são sempre diferentes, ainda bem, assim Sean poderá saber de tudo… Dona Silvana acredite que o amor que voces deram a Sean jamais sera esquecido e o amor que ele tem pela irma, pelo pai (Joao) e todos de sua familia, pois o amor recebido foi por muito tempo!!!! Sean teve uma vida no Brasil!!!!!! Boas lembranças não se apagam facilmente, mesmo que eles tentem… Seu neto assim que puder virá atras da vida dele… Tenha fé!!!!!! O que David está fazendo, com Sean, ele não percebe mais impedir que que tenha contato com voces e a irma, ele só está perdendo Sean, pior ainda se ele estiver mentindo para o menino, mentira tem perna curta e Sean podera ver os documentos, as cartas, os videos, fotos, relatos, etc. Acredite que seu neto voltará, ele saberá buscar o melhor para ele em breve, ele já tem 10 anos, se tivesse voltado com menos idade, não acreditaria em sua volta, mas não no caso de seu neto, pois na idade dele muita coisa deve estar se passando na cabecinha dele, ele é um menino inteligente, e saberá distinguir o melhor para si!!!!!!! Tudo de bom a senhora e sua família, tenha força, muita força!!!!!!!!

Related Posts with Thumbnails