segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

"NÃO ACEITEIS O QUE É DE HÁBITO COMO COISA NATURAL"


TESE

"O Itaú Unibanco vive um momento único, com grandes oportunidades de crescimento em seus negócios, fruto de uma trajetória de sucesso, que todos os colaboradores, com muita responsabilidade e esforço, ajudaram a construir, ao longo dos últimos anos.

"Grandiosos desafios estão pela frente, mas, com competência, dedicação, respeito aos valores éticos, qualidade nas decisões, eficiência e agilidade, o crescimento poderá ir muito além da soma das forças de Itaú e Unibanco, refletindo cada vez mais no espírito de uma equipe altamente integrada e de alta performance (Relatório Anual de Sustentabilidade 2008 do Itaú Unibanco Banco Múltiplo S.A.).

ANTÍTESE

"Uma pessoa morreu na manhã deste domingo após o desabamento de uma obra em uma agência bancária no centro de São Paulo.

"Segundo informações do Corpo de Bombeiros, uma laje caiu sobre um operário que trabalhava na reforma da agência do Unibanco localizada na avenida Duque de Caxias, 574, em Santa Ifigênia.

"Por volta das 10h, os bombeiros faziam buscas nos escombros, e procuram por possíveis outras vítimas." (Folha On Line, 24/01/2010)

SÍNTESE

"Desconfiai do mais trivial, na aparência singelo.
E examinai, sobretudo, o que parece habitual.
Suplicamos expressamente:
não aceiteis o que é de hábito como coisa natural,
pois em tempo de desordem sangrenta,
de confusão organizada,
de arbitrariedade consciente,
de humanidade desumanizada,
nada deve parecer natural,
nada deve parecer impossível de mudar."
(Bertold Brecht)

Um comentário:

Anônimo disse...

Ótima a disposição dos textos e a foto de Chaplin sendo "engolido" pela máquina, ilustrando como o trabalhador, no sistema capitalista, é apenas mais uma peça da engrenagem que, tão logo fique velha, será prontamente descartada. Quanto ao poema... nem acreditei quando o li; usei uma frase dele - "nada deve parecer natural,nada deve parecer impossível de mudar" - em uma prova de Organização da Educação no Brasil (faço licenciatura em Letras). abraços!


Paulo Mendonça

Related Posts with Thumbnails