quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

O TOQUE DE SADIM (REFLEXÕES SOBRE O CASO SEAN GOLDMAN)

É estranho como o autoritarismo está entranhado nas pessoas, mesmo nas que se dizem de esquerda: os leitores do site Vi o Mundo, do Luiz Carlos Azenha, ficaram em peso a favor da decisão do Gilmar Mendes, no caso de Sean Goldman.

Tomaram as dores do pai, que, no entender deles, merece a felicidade de recuperar seu filho. E, em nenhum momento, levaram em conta uma questão singela: mas, será essa a melhor solução para o Sean?

Afinal, ele tem nove anos e, com certeza, gostaria de dizer algo sobre a decisão do seu destino. Em nenhum momento lhe permitiram isto.

O que o ministro Marco Aurélio Mello determinou foi, unica e tão somente, que se desse a Sean o direito de expressar seus sentimentos, ao final do recesso do STF.

Ele não decidiu coisa nenhuma. Apenas, deu voz ao menino. Depois de ouvi-lo, os ministros do STF bateriam o martelo.

Aí chegou um senador atrabiliário dos EUA, ameaçando os exportadores brasileiros com um prejuízo de US$ 3 bilhões.

E o Gilmar Mendes correu a capitular ante o ultimato do gringo, para que parasse de embargar a prorrogação por mais de um ano do acordo de isenção tarifária.

Eu acho inominável que a mais alta corte brasileira decida sob pressão. Será que perdemos até a mais ínfima noção de dignidade nacional?!

Hoje nos prostituímos por US$ 3 bilhões. Mas, como foi fácil demais ganhar de nós no grito, o michê cairá. Logo vai ser qualquer punhado de dólares.

É claro que esse drama não passou uma sucessão de erros. Mas, a esta altura, o garoto já não pode ser ignorado como um incapaz, um mero tutelado, um simples joguete de decisões alheias.

Sean já viveu tempo demais entre gente calorosa e efusiva. Não merecia ir para onde a vida se resume à corrida atrás da grana.

BLOOD ON THE TRACKS

De resto, os que reclamaram da minha "insensibilidade" , certamente ignoram que já passei por situação semelhante à do pai do Sean.

A lerdeza da Justiça brasileira, infelizmente, impediu que eu recuperasse a guarda da minha filha, que me foi subtraída em condições quase idênticas.

Depois de um trâmite exasperantemente moroso, o julgamento ocorreu duas semanas após eu ter perdido um emprego que mantinha há uma eternidade.

Desempregado aos 53 anos, é claro que juiz nenhum me concederia a guarda. Tratei de salvar os dedos, já que perdera os anéis: negociei o melhor esquema de visitas para mim. E saí do tribunal em frangalhos.

Aos poucos, refletindo sobre tudo que ocorrera, cheguei à conclusão que era melhor encarar esse desfecho bizarro como o veredicto do destino.

Desisti de trazer minha filha para junto de mim, passando a esperar que, um dia, ela mesmo escolhesse ficar comigo.

Quando resolvi andar para a frente de novo, ao invés de passar dias e noites amargurado com a injustiça que sofrera, acabei consolidando uma nova relação, que se revelou duradoura.

Hoje estou casado e sou pai de outra menina, um anjinho de um ano e oito meses.

Enfim, colocamos filhos no mundo para que sejam felizes. É a felicidade deles que devemos priorizar, não a nossa. Há uma diferença.

Hoje percebo claramente que minha filha mais velha estaria muito melhor comigo, em todos os sentidos.

E noto também que, mesmo assim, ela não tem consciência disso e prefere a vida à qual já se habituou, ao lado da mãe e de uma meia-irmã mais nova.

Está chegando à idade de oito anos. E eu respeito sua opção errônea. Ainda que fosse facílimo para mim, não recorreria à Justiça de novo, tentando mudar essa situação.

O caso do Sean é um tanto parecido. Afastado do pai há cinco anos, tendo perdido a mãe há 1,5 ano, construiu uma nova rede de afetos, com os parentes maternos e a irmãzinha. E ela está prestes a ir pelos ares.

Sua vida sofreu uma reviravolta drástica quando foi separado do pai; outra, quando a mãe morreu; e vai sofrer uma terceira agora, porque o Gilmar Mendes colocou os interesses dos exportadores na frente dos dele.

Acabará entrando em parafuso; é candidato certo aos divãs dos psicanalistas.

Gilmar Mendes tem o toque de Sadim (Midas ao contrário): transforma ouro em... vocês sabem o quê.

10 comentários:

Anônimo disse...

concordo plenamente.
Sionto vergonha do que o Brasil fez.
Para a criança o pai biologico é um estranho.
Se queriam q eles voltassem a morar juntos, que fizessem uma transição mais cuidadosa... reconstruindo os laços primeiro.

Fiquei muito triste com isso.
Sinto muito pela criança.
hje estou com vergonha de ser brasileira

Ralf R só-a-consciência-no-ato-salva! disse...

Bom dia, recém conhecido e a cada linha lida mais respeitado & estimado companheiro de gloriosas lutas inglórias...

1) Belíssimo e fundamental seu depoimento sobre a sua própria história como pai!

2) A reação da TURBA a este caso(jamais pensei que usaria essa palavra horrorosa, aparentemente tão direitista!) está me fazendo lembrar DEMAIS a peça de Dürrenmatt "A visita da velha senhora", com certeza você conhece...

3) "Se os sofrimentos das crianças forem o que completa alguma soma de sofrimentos necessária para comprar a verdade, afirmo de antemão que a verdade inteira não vale esse preço." (Dostoiévski pela boca Ivan Karamázov)

Um forte & comovido abraço!

Anônimo disse...

Eu só acho que o pai do garoto não desistiu dele, como você fez com sua filha...

Denise disse...

Triste é opinar sob base de experiência particular. Tvz o pai tenhase utilizado de diversos recursos, mas o objetivo era rever o filho sequestrado. E o sequestro continuava baseado na imagem irrealista que faziam do pai. Isto se chama alienação parental e deve ser enfrentada como, desta vez acertadamente, a justiça o fez.

Anônimo disse...

Crianças pequenas "escolhem" ficar com o genitor que as sequestrar primeiro.
Crianças sofrem de Síndrome de Estocolmo, se apegam ao genitor que estiver mais próximo e cuja proteção for mais palpável.
Crianças são muito adaptáveis, e isso é bom como característica evolutiva, e seus afetos são bem práticos e imediatos.
Então, daqui a 6 meses o Sean poderá achar exatamente o contrário, por causa da estadia com o pai.
Preferirá o pai biológico ao avô materno, que decerto é tão bom da cabeça como a filha.
Daqui a 5 anos ele sequer vai ter noção de ter sido disputado.
As mulheres, como a mãe do Sean, frequentemente praticam essa crueldade chamada rapto.
As leis civilizadas de todos países proibem o rapto que Sean sofreu.
De um só golpe reduzem o pai biológico a um fornecedor de esperma descartável e impõem ao pai esse castigo sádico, numa exibição de força e vontade que lhes alimentará o ego por um tempo.
Será bom até que a vovó pare de dar aquela força, até que as contas do colégio, do dentista, do psicológo, a privação de vida social e os compromissos começem a mudar a sua visão: o ex era um cara incômodo, um descartável, um "miss-fit", agora passa a ser um bandido que a abandonou para criar seu filho/a sozinho.
Coisas da vida.
Fazem essas sacanagens com os filhos da gente, e quando a gente as conheceu isso não apareciam, naquela época eram amorosíssimas.
Coisas da vida, esse moinho.

Maia disse...

a criança tem um pai.

celsolungaretti disse...

Lamentável o comentário das 11h50.

Lutei com todos os recursos de que dispunha enquanto minha filha ainda era suficientemente criança para que a mudança de lar ocorresse sem traumas.

Depois, quando isso se tornou impossível em curto e médio prazos, coloquei sua felicidade em primeiro plano. Percebi que, depois de estar morando há vários anos com a mãe - qualquer mãe -, a mudança de guarda seria traumática para ela.

É preciso ser-se um bocado adulto para admitir isso. A maioria dos homens reage como quem foi despojado de um bem e o quer reaver. Misturam-se afeto, senso de propriedade e espírito de vingança (contra a ex-esposa).

Eu nunca me considerei proprietário de ninguém e de nada. Não somos donos de outros seres humanos, nem mesmo de nossos filhos.

O espírito de vingança eu tive, mas consegui transcender.

E o afeto foi o que sobrou. Suficiente para buscar a melhor solução para minha filha, não para mim.

infinitoamanajé disse...

Meu caro Lungaretti, paz e luz para todos nós. É mesmo impressionante como o Azenha é pródigo em atrair esses programados pela NWO com sua ignorada e ignorante ideologia nazifasista nas linhas e entre linhas de suas assíduas postagens. Penso que o “poder” subversivo da NWO é absoluto e avança sua agenda de dominação no Brasil cada vez mais acintosa e acelerando. Concordo com seus argumentos e os defendo em meu livro “COBALTO”. O resto é o que estamos presenciando , infelizmente. Quando puder faça-me uma visita. Um forte abraço, e um ano novo de muita saúde, pois vamos precisar.
Abaixo um trecho de minha postagem de ontem, dia do natal, sobre o assunto em questão.
“A NEW WORLD ORDER ESCRAVAGISTA EUROANGLOAMERICANA NAZI-SIONISTA COM SEUS BANQUEIROS E JURISTAS OPRESSORES POR DINHEIRO, E SÓ POR DINHEIRO, MANDAM E DESMANDAM NA SENZALA MUNDIAL...
E o coração sem proteção e confuso de MAIS UMA CRIANÇA com seu afeto partido que se foda? Ora, ele é apenas um número na tela dos computadores da N.W.O.
Fok them all! Fok them all! Fok them all !!!!!!

F.I.O.N.A. disse...

...E SE PERGUNTASSEM AO SEAN, COMO PERGUNTARAM AO MEU FILHO, TAMBÉM DE 9 ANOS, “E ENTÃO, VC PREFERE FICAR AQUI NO BRASIL COM TEUS AVÓS, TEU PADRASTRO, TEUS AMIGOS, TUA PRAIA GOSTOSA, OU PREFERE IR PARA OS STATES COM TEU PAI BIOLÓGICO?”... E ELE RESPONDESSE, COMO RESPONDEU MEU FILHO, O DÍA MAIS TRISTE DE TODA MINHA VIDA, QUE ELE PREFERE IR PARA OS STATES COM SEU PAI BIOLÓGICO....?

Lujosé disse...

A decisão de Gilmar Mendes foi pessoal, a tempos que está a pirraçar o governo (poder executivo)e aproveitou mais uma oportunidade para reduzir a popularidade de Lula. É mais um calhorda aburguesado a serviço do "gringo inrustido" e já largado pelas tabelas do poder, FHC.

Related Posts with Thumbnails