sábado, 28 de novembro de 2009

A NOVA INFÂMIA DA "FOLHA"

A "Folha" já tentou envolver Dilma Rousseff com sequestro que não houve, publicando uma ficha falsa para a denegrir.

Como jornalista, aprendi que nada é impossível.

Então, depois de ler, estarrecido, o texto no qual o cientista político Cesar Benjamin acusava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de lhe haver relatado uma tentativa de estupro que teria cometido em 1980, resolvi esperar a evolução do caso antes de condenar inapelavelmente quem um dia já foi herói deste sofrido país.

Mas, a minha avaliação inicial foi das mais negativas. Dai haver afirmado claramente, em artigo escrito de batepronto, que o relato de Benjamin, da forma como foi apresentado, lhe valeria uma condenação como caluniador em qualquer tribunal.

Algo assim só seria aceitável com a corroboração da suposta vítima ou, pelo menos, das outras pessoas que ele afirmou estarem presentes na conversa.

A edição de hoje (sábado, 28) da Folha de S. Paulo nada trouxe que verdadeiramente respaldasse a versão de Benjamin -- o qual não se manifestou, sequer.

E as reações vieram em cascata:
  • o publicitário Paulo de Tarso da Cunha Santos, citado por Benjamin, afirmou que "o almoço a que se refere o artigo de fato ocorreu", que "o publicitário americano mencionado se chamava Erick Ekwall", e que não houve "qualquer menção sobre os temas tratados no artigo";
  • o cineasta Sílvio Tendler, com melhor memória (a conversa aconteceu há 15 anos), diz ser ele o outro publicitário cujo nome Benjamin esqueceu e sugere que outorguem ao cientista político o "troféu de loira [burra] do ano" por não haver entendido "uma brincadeira, como outras 300" que o Lula fazia todos os dias;
  • ex-companheiros de cela de Lula no Dops, José Maria de Almeida (PSTU), José Cicote (PT) e Rubens Teodoro negaram a tentativa de estupro, tendo Almeida acrescentado que não havia ninguém do Movimento pela Emancipação do Proletariado na cela e Cicote se lembrado vagamente de que um sindicalista de São José dos Campos seria apelidado de "MEP";
  • Armando Panichi Filho, um dois dois delegados do Dops escalados para vigiar Lula na prisão, disse nunca ter ouvido falar disso e não acreditar que tenha acontecido, mesmo porque, segundo ele, nem sequer havia "possibilidade de acontecer”;
  • o então diretor do Dops Romeu Tuma também desmentiu "qualquer agressão entre os presos";
  • o Frei Chico, um dos irmãos do presidente Lula, lembrou que a cela do Dops era coletiva e que nunca Lula ficou sozinho, pois estava preso com os outros diretores do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo (Rubão, Zé Cicote, Manoel Anísio e Djalma Bom);
  • Lula, de acordo com o chefe de gabinete da Presidência, Gilberto de Carvalho, teria ficado triste e abatido, afirmando que isso era "uma loucura";
  • o próprio Gilberto de Carvalho qualificou a acusação de "coisa de psicopata" e recriminou a Folha por tê-la publicado;
  • o ministro da Comunicação Social, Franklin Martins, afirmou que o artigo é "um lixo, um nojo, de quem escreveu e de quem publicou";
  • o ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, atribuiu "essa coisa nojenta" aos ressentimentos e mágoas de Benjamin, que algum tempo depois deixaria o PT, mas não por causa desse episódio;
  • o Frei Beto qualificou o artigo de "execrável" e disse que Lula, "ainda que não fosse presidente", mereceria respeito.
Ou seja, a tentativa de estupro não é confirmada por ninguém. Talvez tenha estado preso mesmo um sindicalista alcunhado de MEP. E Lula parece haver feito uma piada de mau gosto, como tantas outras que marcam sua trajetória de falastrão contumaz.

O certo é que não havia sustentação para a Folha publicar, p. ex., uma reportagem a este respeito. Não se acusa um presidente de tentativa de estupro com tão pouco.

Concedeu, entretanto, uma página inteira para Benjamin colocar essa bobagem em circulação, municiando a propaganda direitista.

Jornalisticamente, sua atuação é indefensável, desprezível, manipuladora.

Desceu aos esgotos, repetindo o episódio em que usou outro bobo útil de esquerda para tentar envolver a ministra Dilma Rousseff com um plano para sequestrar Delfim Netto que nunca saiu do papel.

Cesar Benjamin deveria ter aprendido a lição.

Agora, ou vem a público provar sua acusação, ou estará definitivamente morto para a política.

Quanto à Folha, já morreu para o jornalismo faz tempo.

16 comentários:

Mário disse...

Esperei ansiosamente pelo seu texto. Criterioso e sensato. Continua perspicaz aos meandros políticos deste país. Em lendo teu livro, percebo a grandiosidade e honestidade de sua pessoa. Abs.

Carlinhos Medeiros disse...

Caro Lungaretti: Postei seu brilhante artigo em meu blog, e surgiu um comentário um tanto quanto fascista a seu respeito, se quiser, pode respondê-lo: http://www.bodegacultural.com/2009/11/lungaretti-reacoes-em-cadeia-nova.html

Abraços socialistas...

Anônimo disse...

O senhor Benjamim já está morto para a política séria a horas, pois faz quinze anos que a única coisa que ele faz é caluniar, agredir, e isto, não é, nem nunca será fazer política. Essa questão só a psquiatria explica. O próprio Zé Maria do PSTU, que como ele mesmo falou, tem todos os motivos do mundo para falar mal do Lula, afirmou premptoriamente que isto nunca aconteceu lá na cadeia onde ele esteve preso com o Lula e diz que este pilantra do Benjamim "viajou na maionese". Em relação a este senhor vir a público e explicar o inexplicável, espere sentado Celso, pois todos que presenciaram a tal reunião com o publicitário estadunidense e os presos que estvam no Dops em 1980 com o Presidente Lula, já desmoralizaram esta fantasia de débio mental ressentido, parafraseando o grande cineasta socialista Silvio Tendeler, que qualificou com magestria este cidadão. Abraço. Em tempo: Cada dia mais fico mais intrigado, pode-se dizer chocado, a que ponto chega a inveja, o ressentimento, que o diga o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e este caluniador, que na realidade é um abobado, de nome Cézar.

Marcos Doniseti disse...

Celso, estranhei muito o seu primeiro artigo a respeito desta acusação sórdida feita por César Benjamim contra o Presidente Lula e publicada pela 'Folha' sem que a mesma fizesse qualquer tipo de checagem. Seu primeiro texto pegou muito leve com Benjamim.

Mas, este segundo texto mostra porque você é um jornalista e blogueiro digno e íntegro.

Agora, sim, você colocou as coisas no seu devido lugar e deu a Benjamim o tratamento que ele merecia.

Não foi à toa que o site do PC do B, o 'Vermelho', publicou o seu texto.

Até o Presidente do PSTU, José Maria de Almeida, que é um forte crítico de Lula, disse claramente que o episódio relatado por Benjamim nunca aconteceu.

Então, quero lhe parabenizar por este segundo artigo.

Alexander José de Freitas disse...

Já dizia Charles de Gaulle que este (Brasil) não é um país sério! Se toda está estória não fosse comédia seria trágica. Que o Lula não é um sujeito de boa índole, boa laia até o zelaya sabe, agora ser acusado falsamente de estuprador de companheiro de cela, aí já caminha para raia das loucuras! Agora, só nos resta perguntar ao Benjamim e a "Folha de São Paulo"; o estupro foi com charuto? Cubano? O que é isso companheiro!?

celsolungaretti disse...

Marcos,

por pior que esteja sendo o comportamento atual do Cesar Benjamin, como reconhecimento por sua participação na resistência à ditadura, eu não poderia deixar de dar-lhe um dia para fazer uma acusação de verdade ou retirar a que fez.

Como nem fundamentou seu texto nem dele recuou, pedindo desculpas pela leviandade da acusação, só me restou apresentar as conclusões a que eu chegara já no primeiro momento.

Mas, eu me sentiria muito mal se o condenasse incisiva e imediatamente, sem lhe dar uma chance para sair com mais dignidade do episódio.

Abs.

Celso Lungaretti disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Clique aqui disse...

O Eduardo Guimarães está convocando-nos para uma manifestação contra o Folhão

Marcos Doniseti disse...

Perfeito, Celso. Realmente, o César lutou bravamente contra a Ditadura mas, infelizmente, parece que ele passou para o outro lado. Talvez, em breve, o vejamos posando para fotos ao lado de FHC, Serra, Reinaldo Azevedo e cia.

Creio que ele foi 'estuprado', política e ideologicamente, pela Direita troglodita e reacionária.

Para ele, hoje, eu diria apenas: Descanse em paz, César Benjamim.

Anônimo disse...

Ora, Celso, parece-me que você lê as declarações de Silvio Tendler de modo ingenuamente tendencioso. POIS ELE CONFIRMOU QUE LULA DISSE MESMO AQUELAS COISAS. Que tenha sido piada não significa que tenha sido mentira. E admira-me que que Silvio Tendler ache graça em algo tão sórdido. A reação do César Benjamin, ferido no fundo da alma, parece-me bem mais apropriada. E João Batista dos Santos poderia ter colocado um ponto final na história dizendo: "Não, o Lula não tentou me estuprar na cadeia". Por que preferiu manter silêncio?

Conforme o tempo passa, fica cada vez mais claro que Lula e o PT são muito piores do que qualquer um jamais pudesse imaginar.

Anônimo disse...

Ora, Celso, então você acha que o fato de João Batista receber pensão não desqualifica o seu depoimento sobre o caso. E quanto ao fato de o Paulo de Tarso ter contratos no valor de 300 milhões com o governo? Será que tem alguma influência sobre o depoimento dele?

Anônimo disse...

Tudo bem que alguns comunistas tenham magoa de Lula que manteve algumas politicas de fhc. Mas jamais essa esquerda deveria se aliar a direita no que ela tem de mais sordido. E muitos estão se aliando, como Marina Silva e Heloisa Helena. Pior, se aliando-contra o Brasil e os interesses do povo brasileiro.

Lula fez pouco. Mas o pouco que ele fez foi muito para o povo. Mais do que qualquer um de vcs conseguiram fazer. E podem ter certeza que causou um estrago grande nas hostes da direita, que acusou o golpe e está fazendo tudo para destruir o pouco conquistado. E está diposta a fazer muito mais até 2010 até conseguir retornar ao poder.
E com a direita de volta ao poder, vcs podem dizer adeus a qualquer tipo de mudança, por menor que seja. E se ocorrer por culpa de ciumes e invejinhas, saibam que, nós, o povo brasileiro, não vamos perdoar NUNCA a vcs da extrema esquerda. Podem ter certeza disso.

Unknown disse...

É uma pena que vcs partam do princípio de que todo mundo saiba do que se trata isso.

Deveriam ter colocado a matéria no início, dizer que acusação e que declaração do lula foram essas. Fiquei boiando.

Marcos Doniseti disse...

Abaixo, faço algumas perguntas para os defensores de César Benjamim:

1) Quando César Benjamim irá PROVAR a acusação que fez contra o Presidente Lula?

2) Por que nenhuma das testemunhas que participaram da reunião, realizada em 1994, confirmou que Lula estava falando seriamente a respeito do 'menino do MEP'?

3) Por que nenhum dos inúmeros presos com os quais Lula dividiu cela no DOPS durante 31 dias confirmou a história de César Benjamim?

4) Como Lula conseguiria dividir cela no DOPS com tantas pessoas e nenhuma delas percebeu qualquer coisa de anormal no seu comportamento durante tanto tempo?

5) Se César Benjamim não apresentou uma única prova sequer do que disse e ninguém mais confirmou o seu relato. Assim, como as suas acusações podem ser levadas à sério? E não estou falando apenas dos que participaram da reunião, mas também das inúmeras pessoas que dividiram cela com Lula no DOPS durante 31 dias.

6) Não se esqueçam: o ônus da prova cabe a quem acusa e não a quem é acusado.

Portanto, cabe a César Benjamim provar o que disse e obter testemunhos confiáveis e sérios que corroborem as suas afirmações.

Do contrário, Benjamim cometeu crime.

celsolungaretti disse...

Ora, companheiro, bastaria você ter olhado o artigo anterior do blogue, "Sobre Sexo e Política"...

Anônimo disse...

Na qualidade de defensor de César Benjamin, respondo a Marcos D:

1)César Benjamin não acusou Lula de tentar estuprar o companheiro de cela. César Benjamin acusou Lula de ter lhe dito que tentou estuprar o companheiro de cela. E Silvio Tendler confirmou que Lula realmente disse isso. Portanto, Benjamin já não precisa provar mais nada.

2)O publicitário Paulo de Tarso pode ter-se feito de esquecido para não prejudicar seus negócios milionários com o governo. Silvio Tendler

3) Nem todos os detentos já se pronunciaram sobre o caso. Lula pode ter investido contra o "menino" enquanto os demais dormiam. E se não há testemunha do ato, há testemunho da presença da suposta vítima naquele recinto. Foi justamente pelo depoimento dos outros detentos que se localizou João Batista dos Santos, que, interpelado pela imprensa, não repeliu a acusação de Benjamin, recusando-se a se pronunciar sobre o tema.

4) Talvez ninguém tenha percebido porque a coisa aconteceu rápida e sorrateiramente. Talvez alguém tenha percebido e prefira calar. Seria o caso da própria vítima?

5) Silvio Tendler confirmou que Lula disse ter tentado estuprar o "menino". A observação de que isso deveria ser entendido como piada já pressupõe a confirmação da sentença e fica por conta do senso de humor de Tendler, bastante duvidoso, por sinal, visto que mais nenhum dos presentes diz ter achado engraçado, sendo que um deles se ofendeu seriamente.

6) ver item 1.

Related Posts with Thumbnails